• NOTICIAS

      28/02/2012 | Amigos do Bosque dos Jequitibás

      O prefeito Pedro Serafim recebeu na tarde desta segunda-feira, 27 de fevereiro, membros da Associação Amigos do Bosque dos Jequitibás para aprofundar e discutir a viabilidade de se colocar em prática as questões sobre a revitalização do Bosque, abordadas em projeto da arquiteta paisagista, Christiane Roncato. O secretário de Serviços Públicos, Valdir Terrazan, e o diretor do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Edson Roberto Navarrete, participaram da reunião no Gabinete do Prefeito.

      Serafim afirmou que a Associação pode trabalhar junto ao Poder Público para “pensar em soluções que agradem à população”. Mas, ressaltou o prefeito, “para as ações serem mais ativas e concretas é necessária a formalização da associação”. Para esta parceria ser firmada há a necessidade de ser apresentada e votada pela Câmara de Vereadores. Com a regulamentação da associação será possível viabilizar a parceria para, não apenas melhorar o local, mas revitalizá-lo e até torná-lo um Bosque Horto Florestal privilegiando, assim, sua vocação natural.


      Parceria

      Para o prefeito, “o Bosque é um equipamento nobre da cidade, possui vegetação da Mata Atlântica e não pode ser visto como um privilégio de poucos, mas da cidade inteira e aí vem a Associação para fazermos parcerias integradas e encontrar soluções auto sustentáveis”.

      O secretário Valdir Terrazan já tinha recebido autorização do prefeito para promover a manutenção e revitalização do Bosque dos Jequitibás, do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), da Praça Arautos da Paz e da Pedreira do Chapadão, mas o problema dos buracos nas ruas e avenidas da cidade fez com que a prioridade fosse a operação tapa-buracos.

      O prefeito chegou a se desculpar com a entidade por não ter podido priorizar o Bosque desde o inicio da atual gestão, dizendo que a questão dos buracos era visivelmente prioritária. Agora, com essa questão sendo equacionada “já estamos no Bosque promovendo a manutenção da mata e a revitalização da lagoa. Acredito que a situação de abandono da Pedreira do Chapadão é pior”, completou Serafim. A Pedreira do Chapadão já está na programação da secretaria de Serviços Públicos, de acordo com Terrazan.


      Revitalização

      O diretor do DPJ, Edson Roberto Navarrete, foi, durante a reunião, “nomeado” pelo prefeito para ser o elo entre a associação e a Prefeitura. A autora do projeto de revitalização, a arquiteta paisagista, Christiane Roncato, saiu satisfeita da reunião e afirmou que gostou da receptividade do prefeito Pedro Serafim, do secretário Valdir Terrazan e do diretor do DPJ.

      Ela disse ainda que o Bosque “é um lugar bucólico, lúdico e que entra na 'contramão' da vida moderna e o prefeito entendeu que a intenção da associação é somar e não dividir. Estamos formando uma equipe que quer ajudar”, concluiu Christiane.

      O diretor editorial da Rede Anhanguera de Comunicação(RAC), Nelson Homem de Mello, sugeriu a implantação de uma iluminação especial no entorno do Bosque, dando como exemplo a iluminação cenográfica que foi colocada do lado de fora do prédio do Jóquei Clube de Campinas. O prefeito gostou da sugestão e solicitou a Terrazan que entre em contato om a CPFL para ver se é possível realizar tal projeto.

      Associação ou Fundação

      Como ainda não há regulamentação da entidade, o prefeito solicitou ao advogado da Associação, Guilherme Magalhães Teixeira, para que verifique qual será a melhor forma para a organização dos frequentadores do Bosque se constituir legalmente, ser sustentável financeiramente e firmar parceria com a prefeitura de Campinas. No dia 10 de março, haverá eleições para preencher os quadros da associação que atualmente são provisórios. O prefeito garantiu que, assim que for formalizada, ele autorizará o uso de uma área dentro do Bosque para que seja ali construída a sede da Associação.

      O Bosque

      O Bosque dos Jequitibás está sendo revitalizado desde a manhã desta segunda-feira, 27 de fevereiro, com a retirada de sete árvores que estavam secas, com cerca de 30 metros de altura cada uma. De acordo, com o secretário de Serviços Públicos, ficou decidido - e a decisão teve respaldo da Associação - que o Bosque ficará fechado todas as segundas-feiras de março e abril para que os serviços de corte de árvores possam ser realizados sem colocar em risco os frequentadores. Até agora o Bosque abria às segundas-feiras até 10h.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •