• NOTICIAS

      23/03/2012 | Dilma Rousseff com grandes empresários

      A presidente Dilma Rousseff reúne no Planalto 28 dos maiores empresários do país

      O encontro durou pouco mais de três horas e meia - começou às 10h40 e terminou por volta das 14h. Teve ainda a presença dos ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), além do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

      Reunião
      Ao lado de Pimentel e Coutinho, Mantega disse que, durante a reunião, empresários e governo trataram de “desafios” que o país enfrenta para continuar crescendo num cenário de crise econômica internacional e aumento da concorrência externa sofrida pelas empresas nacionais.

      De acordo com o ministro, os empresários apontaram o câmbio (valorização do real frente a dólar, que tira a competitividade dos produtos brasileiros), alta carga tributária e a infraestrutura deficiente como três dos grandes problemas a serem enfrentados para evitar o processo de desindustrialização do país, já anunciado pelo governo.

      Mantega disse que a presidente manteve aos empresários a promessa de aumentar os investimentos públicos no país neste ano, principalmente na área de infraestrutura, mas apontou que o crescimento da economia brasileira vai depender do investimento privado, principalmente em inovação teconológica que dê às empresas ganhos de competitividade.

      Ele relatou que, durante a reunião, percebeu que vários setores estão “animados” para fazer ou aumentar os investimentos no Brasil. O ministro disse que empresários citaram no encontro investimentos programados de R$ 5 bilhões a R$ 20 bilhões.

      Desoneração e empréstimos
      Sobre a carga tributária, considerada alta pelos empresários, Mantega afirmou que o governo vai adotar novas medidas de desoneração para reduzir o custo da mão-de-obra desde que não impliquem em prejuízo aos trabalhadores.

      “Temos que reduzir os custos [de produção] sem reduzir salários e sem prejudicar os trabalhadores”, disse o ministro. Segundo ele, a maneira de se fazer isso é desonerar a folha salarial para beneficiar, principalmente, as empresas exportadoras brasileiras.

      O ministro também defendeu a aprovação no Senado do projeto de resolução 72, que prevê a unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos importados nas operações interestaduais, e disse que os empresários também foram favoráveis à medida, que pretende acabar com incentivos dados por estados para a importação de produtos e serviços.

      "Do jeito que está, é muito prejudicial ao país. Estamos exportando empregos", disse Mantega, sobre os benefícios para importados.

      Segundo Mantega, a presidente e os empresários decidiram que reuniões como essa vão acontecer pelo menos mais três vezes neste ano.

      Empresários
      O presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau e a dona do Magazine Luiza, Luiza Trajano, deixaram a reunião dizendo que Dilma não anunciou medidas práticas de ajuda à indústria. “Saiu que a gente não sabe ainda as medidas que vão ser tomadas, nem quando”, disse Luiza.

      Gerdau - que também preside a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, vinculada à Presidência da República – disse que “não houve compromisso disso ou daquilo”, mas que o diálogo “está aberto”.

      O empresário Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), classificou a reunião com Dilma como “ótima”. Ele afirmou que a presidente abriu a reunião de uma “forma muito democrática e tranquila” e que todos os convidados tiveram a chance de falar.

      Antes de deixar o Palácio, Skaf defendeu a desoneração da indústria de transformação em entrevista a jornalistas.

      ‘Vamos esperar que haja desonerações. Não queremos proteção nenhuma,
      queremos isonomia. Queremos ter condições semelhantes aos nossos
      concorrentes lá fora”, afirmou.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •