• NOTICIAS

      09/04/2012 | Eleições amanhã em Campinas

      Câmara monta esquema especial para eleição indireta


      Pela primeira vez em sua história, a Câmara Municipal elege na próxima terça-feira (10/04) o novo prefeito de Campinas. A partir das 10 horas, os 33 vereadores vão escolher o chefe do Executivo para o restante do mandato iniciado em 2009. As eleições suplementares indiretas foram marcadas na cidade em razão da chamada “dupla vacância” - prefeito e o vice deixaram o cargo.

      O prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) teve o mandato cassado em agosto do ano passado e o vice, Demétrio Vilagra (PT), sofreu impeachment em dezembro do mesmo ano.

      Para abrigar a sessão especial de eleição, a Câmara preparou um esquema especial de segurança. Serão deslocados grupos de Guardas Municipais para patrulhamento interno e externo e auxílio de Policiais Militares. A entrada no Plenário será controlada. Haverá distribuição de senhas e será proibida a entrada de pessoas portando faixas, cartazes, apitos e qualquer material contundente. Também não será permitida a entrada de pessoas com alimentos, copos ou garrafas de água ou outro tipo de bebida. As bolsas serão revistas e haverá detector de metais nas entradas. Deficientes, idosos e grávidas receberão atendimento preferencial.

      Como haverá número limitado de vagas no plenário, a presidência da Câmara decidiu instalar um telão na entrada principal, na avenida Engenheiro Roberto Mange. Ali, será instalado um painel de alta definição, que vai permitir às pessoas enxergarem mesmo durante o dia. A avenida será fechada parcialmente ao trânsito.

      A sessão será transmitida pela TV Câmara, Canal 4 da Net, e o sinal será disponibilizado na íntegra para as emissoras comerciais. O mesmo sinal será aberto para as emissoras de rádio e para os sites e portais de internet. A imprensa interessada na cobertura da sessão, terá de fazer credenciamento.

      COMO SERÁ A SESSÃO - A sessão de eleição será aberta com quórum mínimo de 11 vereadores, mas a votação só terá início com mínimo de 17 vereadores presentes. Após a abertura da sessão, os candidatos terão até 30 minutos, pela ordem de inscrição, para uso da tribuna e defesa da candidatura. O voto dos vereadores será aberto e pronunciado da tribuna

      Se houver apenas duas chapas, vence aquela que obtiver maioria simples. Se houver três ou mais chapas, o vencedor só será conhecido se obtiver maioria absoluta (neste caso, 17 votos) do votos. Se isso não ocorrer, os dois mais votados seguem para um segundo turno de votação. A partir daí, o vencedor será aquele que obtiver maioria simples. Em caso de empate, será declarado eleito o mais idoso, como prevê a legislação eleitoral. Um eventual segundo turno de votação será realizado no mesmo dia.

      O eleito toma posse dois dias depois, na quinta-feira (12/04) e ficará à frente do Executivo até 31 de dezembro de 2012.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •