• NOTICIAS

      17/07/2012 | McDonald’s leva Chef Mirim nos Jogos Olímpicos

      Gabriel Bellintani de Indaiatuba é o grande vencedor

      O indaiatubano Gabriel Bellintani, 8 anos, é o vencedor do concurso cultural “Champions of Food”, do McDonald’s, e irá viajar para Londres, acompanhado por sua mãe, para curtir os Jogos Olímpicos. O pequeno Chef venceu a competição com o prato Torta de Legumes, uma receita antiga da família que foi adaptada especialmente para o concurso para ficar mais saudável.

       

      A farinha normal cedeu espaço à integral e a receita ganhou adição de aveia, entre outros ingredientes. A aptidão pela cozinha vem de berço. A mãe, Juliana Bellintani, aprendeu a cozinhar com a mãe e resolveu passar a experiência para o filho. Deu certo. Gabriel adora ajudá-la na cozinha e já cogita seguir carreira gastronômica. Mas no momento, o garoto só quer saber de embarcar nesta viagem. “Este é o melhor momento da minha vida. Não vejo a hora de conhecer alguns atletas. Vai ser incrível”, diz Gabriel.

       

      A Chef de cozinha e consultora nutricional do McDonald’s Brasil, Maria Luiza Ctenas, foi a responsável pela escolha do prato juntamente com outros jurados do Sistema McDonald’s. Tarefa nada fácil. “Boa parte das receitas eram encantadoras, com legumes, frutas e vegetais folhosos. Deu para perceber o cuidado que os participantes tiveram tanto na apresentação, quanto no modo de preparo, o que tornou a competição bastante acirrada”, conta.

       

      Receita saudável e momento família

      A receita do pequeno Chef Gabriel apresentou alimentos do grupo dos cereais (farinha de trigo, farinha de trigo integral, aveia e milho), do grupo dos legumes e hortaliças (cenoura, espinafre, broto de alfafa, tomate e cebola). E mais: azeite de oliva e óleo de canola, que são duas fontes de gorduras com maior proporção de monoinsaturadas consideradas as melhores para a alimentação do dia a dia. O perfil nutricional ficou com 180 calorias; 21g de carboidratos; 6g de proteínas; 8g de gorduras totais (1g de saturada, 4,5g de monoinsaturada e 2g de poli-insaturada); 45 mg de colesterol; 4 g de fibras; 2 mg de ferro; e 60 mg de cálcio.

       

       “Acredito que uma das melhores maneiras de fazer educação nutricional é com exemplos. Concursos como este, que estimulam pais e filhos ir para a cozinha planejar e executar receitas ajuda a despertar o interesse da criança para uma alimentação mais saudável. Sem falar no momento família que é muito importante também para a formação social e cultural da criança”, explica a nutricionista.

       

      Em Londres, a competição continua

       A dupla vencedora do concurso no Brasil  disputará o prêmio de melhor prato do mundo. Na grande final, os ganhadores de cada país executarão suas receitas diante de uma comissão julgadora formada por atletas olímpicos, especialistas em nutrição, pais que atuam como conselheiros do McDonald's para o desenvolvimento de novos produtos e crianças que estarão em Londres como vencedoras do concurso cultural ‘Viver o Espírito Olímpico’.

       

      A Chef de cozinha, Maria Luiza Ctenas, já está acompanhando e dando todo suporte a Gabriel. “Apesar de jovem, Gabriel já mostra intimidade com os ingredientes e é aberto a provar sabores e curioso, o que é muito bacana no mundo da nutrição. Ele tem grandes chances”, comenta.

       

      Na viagem, com duração de quatro dias, o vencedor brasileiro e seu responsável terão também uma diversificada programação turística e esportiva, com direito a assistir a duas competições olímpicas. Quem ganhar a final em Londres receberá como prêmio uma viagem a Chicago, nos Estados Unidos, para conhecer a sede do McDonald's e participar de uma experiência gastronômica com o Chef Dan Coudreaut, responsável pelas inovações da rede.  O pai ou responsável terá ainda a oportunidade de integrar o McDonald's Parent Table, colaborando para o desenvolvimento de futuros produtos a serem incluídos no McLanche Feliz. 

       

      Champions of Food

      O desafio culinário envolveu pais e crianças de três países, incluindo o Brasil. Os participantes criaram receitas culinárias inovadoras, usando ingredientes como frutas, verduras e legumes. Os vencedores de cada país - uma criança acompanhada de um dos pais ou do responsável legal - ganharam uma viagem a Londres, durante os Jogos Olímpicos de 2012, para assistir a competições esportivas, conhecer a capital da Inglaterra e participar da final do concurso.  Puderam disputar o desafio crianças de 7 a 12 anos, com um dos pais ou representante legal. Os interessados registraram no site www.championsoffood.com a receita em uma das quatro categorias: entrada, prato principal, sobremesa, lanche ou bebida.

       

      Sobre a Arcos Dorados

      A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. Diretamente ou por meio de franquias, a Companhia opera mais de 1.840 restaurantes da marca McDonald’s na região, com mais de 90.000 funcionários atendendo cerca de 4,3 milhões de clientes todos os dias. Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO).  Para saber mais sobre a Companhia visite nosso site www.arcosdorados.com





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •