• NOTICIAS

      17/10/2012 | CCLA abre Concurso de Canto Lírico 18/10

      CCLA abre Concurso de Canto Lírico no auditório do Conservatório Carlos Gomes

      Na próxima quinta-feira, às 20 horas, no auditório do Conservatório Carlos Gomes (rua Hermas Braga, 841, bairro Nova Campinas), o tenor japonês KOHDO TANAKA realiza o concerto de abertura do V Concurso Estímulo para Cantores Líricos, do Centro de Ciências, Letras e Artes. O certame irá escolher a Melhor Voz Masculina, a Melhor Voz Feminina e o Melhor Intérprete de Carlos Gomes e integra a programação das comemorações a Antonio Carlos Gomes. Serão atribuídos prêmios de 4 mil reais a cada vencedor, prêmios esses patrocinados pela Secretaria Municipal de Cultura.

       

      O concurso segue as normas contidas em Edital publicado no Diário Oficial do Município, que estabeleceu 45 dias como prazo das inscrições. Isto levou o certame a se realizar agora em outubro, e não no Mês de Carlos Gomes, em setembro, como habitualmente vinha acontecendo. A prova semifinal será realizada dia 19, sexta-feira, às 20 horas, no Conservatório Carlos Gomes, onde também se dará a prova final e a proclamação dos vencedores no sábado, dia 20, às 20 horas. Compõem o corpo de jurados este ano, além do maestro Eduardo Östergreen e o tenor Antonio Stopiglia, o soprano Niza de Castro Tank. A ABAL Campinas responde pelo apoio técnico à CCLA, tendo auxiliado na elaboração do regulamento, ficha técnica de avaliação, divulgação e demais detalhes necessários à organização. O coordenador geral do concurso é do eng.o Marino Ziggiatti, presidente do CCLA, cujo empenho permite à cidade realizar mais este certame, projetando Campinas, terra de Carlos Gomes, como núcleo de atividades líricas. A entrega dos prêmios acontecerá, com o recital dos vencedores, no dia 31 de outubro, aniversário de fundação do CCLA.

      São os seguintes os candidatos e candidatas selecionados, com seu respectivo registro vocal: Érika Andrade Pereira – soprano lírico ligeiro; Jamile Evaristo Santos –soprano lírico coloratura; José Luiz Águedo-Silva – barítono; Lílian Giovanini Perin – soprano; Maicon Cassânego – tenor; Marcello Augusto Gutierres Mesquita – tenor; Mayra Felício Terzian – soprano; Nádia Zanotello – soprano; Rafael Luiz da Silveira Ribeiro – tenor;  e Roseane Soares de Santana – soprano.

       

      O concurso nacional de canto lírico, idealizado pelo Centro de Ciências, Letras e Artes,  se propõe a revelar valores para a cena lírica do País. Este ano, os concorrentes estão vindos de S. Paulo (capital), Itatiba, Ribeirão Preto, Indaiatuba, e ainda, de Brasília, DF, e de Porto Alegre, RS.

       

      O tenor Kohdo Tanaka encarrega-se do concerto de abertura do certame, dia 18, quinta-feira, às 20 horas. Kohdo Tanaka reuniu alguns dos principais “hits” líricos de todos os tempos, incluindo também canções de Villa-Lobos, Guastavino e Antonio Carlos Gomes, para esta sua apresentação. O experiente tenor cantará as seguintes árias: Celeste Aida, da Opera “Aida”, de Giuseppe Verdi; Che gelida manina, da Opera “La Bohème” e Nessun dorma!, da “Turandot”, ambas de Giacomo Puccini; Forma sublime, etérea, da “Salvator Rosa” e Quando nascesti tu, da “Lo Schiavo”, ambas de  Antonio Carlos Gomes, e ainda, La rosa y el sauce, de Carlos Guastavino; Melodia sentimental, de Heitor Villa-Lobos; Suspiro d’alma, Ave Maria e Quem sabe?!, de Carlos Gomes.

      Desde 1968, quando se apresentou na União Soviética e Europa Oriental, Kohdo Tanaka já visitou 510 cidades nos cinco continentes e se apresentou em mais de 1850 palcos nacionais e internacionais. O tenor será acompanhado por Chiquinho Costa.

       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •