• NOTICIAS

      25/10/2012 | Elaine Carvalho na Casa Cor Campinas

      Estilo de vida de modelo inspira ambiente da Casa Cor Campinas
           
      Para criar o conceito do Loft da Modelo, ambiente da Casa Cor Campinas 2012, a arquiteta Elaine Carvalho se inspirou na homenageada da Casa Cor deste ano, a übermodel Gisele Bündchen. O espaço é um dos destaques da mostra de arquitetura e decoração, que ocorre de 30 de outubro a 2 de dezembro, no antigo prédio da Cúria Metropolitana de Campinas, à Rua Irmã Serafina, 88, Bosque, em Campinas, Interior de São Paulo.

      Com 61 metros quadrados, o Loft localizado no primeiro pavimento da edificação atende às necessidades de pessoas que levam uma vida agitada, com muito trabalho e viagens, mas que, quando estão em casa, querem um ambiente aconchegante. O espaço proporciona conforto e muita praticidade, com cômodos integrados e móveis modernos, misturando simplicidade e sofisticação. O design brasileiro predomina numa clara referência ao fato de a modelo ser uma das maiores divulgadoras do Brasil no exterior.

      “O ambiente possui espaço de estar – ornamentado por um quadro de Luiz Baravelli –, uma cozinha intimista com armários e bancada Ornare, dormitório com uma das paredes decorada com um tríptico da artista Claudia Melli, e um banheiro que acomoda uma bela banheira da Interbagno. Todos os ambientes são integrados e o emprego de madeira cria uma atmosfera acolhedora. Os tons de cinza predominam e são complementados por mobiliário moderno. Um toque de couro caramelo traz uma pincelada de cor ao espaço”, descreve a autora do projeto.

      Segundo Elaine, os destaques do Loft são as duas grandes estantes, executadas pela Marcenaria União, com nichos que fazem as laterais do ambiente de estar e acomodam objetos, livros e lembranças de viagens, além de quadros das artistas Ana Amélia Genioli e Vane Barini Uma poltrona com design de Jorge Zalszupin e revestida de tecido estampado, assinado pela estilista Adriana Barra (para Etel Interiores), completa o look recheado de informações de moda.

      Para compor o projeto a arquiteta buscou referências no estilo de vida de uma top model comprometida com as causas social e ambiental, incorporando ao espaço referências a aldeias do Alto Xingu, fotos do Amazonas e elementos sustentáveis, de acordo também com a proposta da marca Casa Cor.


      Loft da Modelo: referências no estilo de vida de uma top model comprometida com as causas social e ambiental
       
      Materiais


      Elaine explica que o piso de limestone (Marmoraria Pedra Nobre) cinza se estende por todo o ambiente, proporcionando harmonia e deixando o espaço muito leve para receber a decoração. “A iluminação (Interluz) é toda pontual e valoriza os pontos que queremos destacar”, diz ela. As peças da grife Diesel foram destaque este ano no Salão do Móvel de Milão e estão presentes na decoração do espaço.

      O mobiliário (Artzzi) é de estilo contemporâneo, em linhas retas, com toque de objetos vintage. As cores predominantes são cinza claro e branco, complementadas com tons de caramelo, laranja e grafite.

      O custo total do projeto foi de R$ 200 mil. Aproximadamente 60 profissionais trabalharam na execução do espaço.

      Tecnologia
      Outro ponto forte do Loft da Modelo é o apelo tecnológico. “Temos automação de toda a iluminação, do som ambiente e da TV, que está escondida em um móvel e, com sistema de automação desenvolvido pela Estúdio Home, aparece na sala somente quando faz-se necessária”, explica a arquiteta. A iluminação é toda em led, que economiza energia elétrica e gera menos calor. O uso da tecnologia atende também a um dos temas deste ano da Casa Cor.

      Mostra
      Elaine destaca, ainda, a importância das mostras de arquitetura e decoração. Para ela, são importantes “vitrines” para o trabalho dos profissionais. “Acho que principalmente para os profissionais que trabalham nas áreas de interiores e decoração as mostras são uma forma muito positiva de mostrar o trabalho, como se fossem vitrines mesmo. A cada ano você monta um projeto e as pessoas vão conhecendo a versatilidade do profissional”, afirma.

      Perfil
      Nascida em Araraquara, Elaine Carvalho é formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e atua nos mais diversificados segmentos de arquitetura de interiores e design.

      Sua experiência inclui participações em eventos de expressão na área, como o Campinas Decor e as primeiras três edições da Casa Cor Campinas.

      Em 2011 foi a vencedora do prêmio de melhor ambiente da Casa Cor Campinas com o projeto Sala de Convívio e, no início deste ano, lançou um livro com a seleção de alguns de seus trabalhos, que já chegam a 600.

      A arquiteta Elaine Carvalho
       
      Serviço:
      Casa Cor Campinas 2012
      Período: 30 de Outubro a 02 de Dezembro
      Local: Rua Irmã Serafina, 88 - Bosque - Campinas - SP
      Horário: Terça a Sexta: das 16h às 21h; Sábado: das 12h às 21h; Domingo e Feriado: das 12h às 19h
      Ingresso: R$ 30,00
      Informações: www.casacorcampinas.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •