• NOTICIAS

      02/11/2012 | Carlito Maia-Do Sagrado ao Profano

      Grupo Téspis homenageia Carlos Maia em peça de teatro
      Carlito foi um dos mais emblemáticos nomes da cultura de Campinas: espetáculo faz pré-estreia


      Uma revista musical foi o gênero escolhido pelo diretor do Grupo de Teatro Téspis, Edgar Rizzo, para contar a história de uma das figuras mais emblemáticas da história de Campinas: o ator, diretor, rádio-ator, artista plástico e médico Carlos Maia. 'Carlito MaiaDo Sagrado ao Profano' é uma peça inédita que reconstitui dramaturgicamente a vida e obra desse personagem controverso que marcou o universo campineiro entre as décadas de 1930 e 1960. “A montagem é formada por quadros com evocações da vida dele. Me baseei em um texto jornalístico, uma entrevista com ele publicada no jornal Diário do Povo, em que ele falava sobre fatos importantes de sua vida”, conta Rizzo.


      Com trilha que mescla músicas originais (quatro compostas para o espetáculo por Rafael Smeke) com marchinhas carnavalescas de domínio público, o espetáculo, segundo o diretor tem “mentiras e verdades”. “Temos algumas licenças poéticas misturadas com histórias reais, como de quando a luz elétrica chegou à cidade, inaugurada pelo pai de Carlito, o então prefeito Orosimbo Maia”, diz Rizzo. “Ele era criança e ficou maravilhado olhando a luz.”


      No plano poético, entra a mãe de Carlito, Odila. “Não encontramos material nenhum sobre ela, então criei uma mulher submissa mas que tem seus momentos de desabafo. Na entrevista, ele diz que herdou da mãe a veia artística, então criei essa mulher a partir dessa informação”, explica o diretor.


      Serviço


      Pré-estreia da peça teatral 'Carlito Maia - Do Sagrado ao Profano'
       

      Nesta sexta (2), sábado (3) e domingo (4), às 20h


      No Ponto de Cultura Sia Santa (Rua Sebastião Paulino dos Santos, 32 - Parque Santa Bárbara) - Campinas. Telefone: (19) 3281-3174


      Ingressos: R$ 7,00 e R$ 3,50 (meia)



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •