• NOTICIAS

      21/01/2013 | Aprendendo Arte com o Carnaval Brasil

      EVENTO:

      FESTIVAL INFANTIL DE VERÃO

      Aprendendo Arte com o Carnaval Brasil

      Onde? – Conservatório Carlos Gomes de Campinas

      Av. Hermas Braga, 841 – Nova Campinas – Campinas. SP.

      Quando? De 28 de janeiro a 7 de fevereiro –

      Horários: janeiro: das 14 às 17 horas. Fevereiro – manhã ou tarde

      Informações e inscrições – na sede do conservatório ou pelo site

      www.ccg.art.br

       

      Reunindo crianças de 5 a 13 anos de idade, O Conservatório vai inovar neste janeiro, colocando os alunos inscritos diante do Carnaval do Brasil, que é na verdade uma das riquezas folclóricas e turísticas de maior força dentro das tradições brasileiras... O Carnaval do Brasil é , na verdade, uma conquista cultural do nosso povo, recolhendo toda a diversidade de raças, de influências, de ritmos, de beleza, de construção melódica, fazendo , em todos os anos,  com que milhares de pessoas se deslumbrem com a sua alegria, com o seu colorido e com a imaginação criativa de artistas vindos de todas as classes sociais do país.

      Mas quem, na realidade, sabe o que significa o Carnaval brasileiro, com os seus desfiles monumentais que atraem para as ruas  do Rio de Janeiro, da Bahia, de Pernambuco e agora, até de São Paulo, turistas vindos do mundo inteiro? Analisando tão só o Carnaval do Rio, já nos defrontamos com uma série infindável de informações sobre a nossa cultura, a nossa música, a nossa história, que tomam de assalto, a avenida do Sambódromo, para nos dar a lição de um riquíssimo folclore que consegue deslumbrar os turistas vindos dos países mais civilizados . No entanto, esse Carnaval é na verdade, uma das maiores lições da criatividade e do poder de persistência e do talento de um país que exibe, durante 3 dias, nas avenidas o seu poder de organizar-se dentro da Alegria e das suas tradições para maravilhar os olhos de todos que têm o privilégio de assistir aos seus espetáculos...
       

      UMA ESCOLA POR TRÁS DA TRADIÇÃO

               Primeiro, é preciso que se aceite e se acredite que Carnaval, para o brasileiro, é coisa muito séria... Tanto , que foi organizado em escolas: escola de samba, de dança, de música, e de música trabalhada , como é o desenvolver da batucada dentro de uma bateria. Desde muito cedo , as crianças do Rio, freqüentam a Escola de Samba, que se desdobra em ensaios e se derrama em sonhos de beleza e fantasia, que permanecem por um ano inteiro. Só os artistas e os artífices dessa verdadeira “Ópera de rua” podem expressar o que significa esse sonho que persegue o brasileiro o ano inteiro, para desabrochar uma única vez na avenida, sob a forma de uma flor cultivada e trabalhada por dias e dias , por meses e meses, exibindo o seu espetáculo de música e poesia, construindo para si e para todos os foliões que exibem seus cantos e seus temas nas várias escolas, o que significa, na verdade, um povo capaz de encontrar a felicidade através da música, do movimento  e da Arte. O Carnaval do Rio é um verdadeiro presente de beleza que o carioca dá , dentro da sua concepção carnavalesca, para o povo do Brasil.

      PARA QUE AS CRIANÇAS ENTENDAM UM POUCO O CARNAVAL BRASIL

               O objetivo do conservatório Carlos Gomes foi, acima de tudo, dissecar esse espetáculo que deslumbra e envolve a multidão por horas e horas dentro do real significado de tudo que ele contém: o “Samba Enredo” , que dá o tema e a história que deverá nortear todo o desfile; a Comissão de Frente, condensando e apresentando as características de todo o desenrolar da Escola; a Bateria, que exprime o coração pulsante de todos que se unem para cantar o tema escolhido, no pulsar arrebatador dos mais variados instrumentos de ritmo. Seguem-se as várias alas:os passistas, a Porta-Bandeira, o Mestre Sala, os destaques, os Carros alegóricos, a maquiagem, as máscaras, os adereços, as alegorias levadas como bandeiras por todos os foliões.... E a alegria, ah, a alegria, o brilhos das fantasias, das coroas , dos enfeites, todos eles vendendo ao o Mundo a nossa grande ilusão, a de ser , talvez, o país mais rico do planeta, pelo menos na coragem de exibir essa alegria.

      NA OFICINA DE FÉRIAS, a criança vai descobri a Escola e a Essência do Carnaval: nas oficinas de música , vai saber que a Bateria é formada de sequencias rítmicas, sobrepostas, uma sobre as outras, para construir a Batucada, na sua grande variedade instrumental . Nas oficinas de dança, vai saber movimentar os pés e o corpo, deixando que os instrumentos rítmicos e a linha melódica do samba façam a magia de agitar a sua sensibilidade. Nas oficinas de Artes Plásticas, tudo será motivo para produzir beleza... Haverá tempo para se produzir os adereços que vão ornar cabeças e enriquecer as fantasias... Haverá tempo de se armar estandartes com o nome da escola e do tema e haverá tempo também de se produzir máscaras e maquiagens para o desfile final... Conseguiremos esse efeito? Não importa. O que interessa é mostrar como se organiza uma escola de Samba, que não se faz num momento só, numa pessoa só, mas em blocos, simbolizando toda a riqueza das raças que construíram um povo. O efeito não será tão importante como a pesquisa que se fará em torno do tema carnaval. Será fácil para a criança, despois dessa experiência,  descobrir as várias alas com que se desenrolará o desfile. Nessa façanha estarão reunidos os professores de dança, de música, de teatro, de Artes Plásticas, para construírem em três horas, durante oito dias, um mini-carnaval e um mini-desfile pelas dependências internas e externas do Conservatório.

      O SAMBA ENREDO – foi composto por professores de música do Conservatório e como não podia deixar de ser se inspiraram no grande compositor de Campinas e na escola que nasceu com o seu nome: CARLOS GOMES .

       

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •