• NOTICIAS

      18/02/2013 | Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris

      Fachada - o cartão de visita de um belo projeto arquitetônico

       
      A fachada é o cartão de visita para as inúmeras surpresas que o interior de um belo projeto arquitetônico nos reserva. Atualmente, a tendência é a utilização de fachadas contemporâneas. Este é o estilo que usamos em nosso escritório, aliado ao nosso jeito de projetar, que valoriza as linhas curvas e as formas orgânicas. Também é comum, quando o cliente solicita, mesclarmos estilos, como o neoclássico, por exemplo. O importante é que a fachada apresente volumetrias diferentes, texturas e detalhes que a valorizem e enriqueçam o projeto.
       

      Podemos destacar dois tipos de fachadas diferentes; as que estão dentro de condomínios fechados e as que estão fora deles. As casas dentro de condomínio não necessitam de muros frontais e normalmente suas fachadas ficam expostas. Com isso, valorizamos o paisagismo, a luminotécnica e os acessos de carro e da porta principal.
       

      Nas casas localizadas fora dos condomínios, o muro como fator de proteção se faz necessário. Por isso, este elemento agrega valor e complementa a arquitetura da fachada. Os revestimentos para muros devem se harmonizar com os materiais usados no projeto principal. Eles podem receber frisos no reboco, molduras, painéis de textura ou acabamento diferenciado – como pedra, pastilhas e madeira - além da composição com gradil de fechamento.


      Os muros devem ser belos para complementar a arquitetura da casa, formando um conjunto harmônico, que seja o reflexo da necessidade e modo de vida do morador. Ele pode ser totalmente fechado do interior para o exterior ou parcialmente aberto com gradil. Tudo vai depender da escolha do morador e da região onde ele for edificado. Os portões são elementos decorativos dos muros e podem ter desenhos personalizados.
       

      Nossos projetos não privilegiam apenas a fachada frontal. Pensamos também nas áreas de fundo e nas laterais da casa, sempre cheias de detalhes. Nossas fachadas internas normalmente estão integradas com a área de lazer, o que confere beleza e harmonia especial à elas.


      O importante é que todos os lados da casa estejam em harmonia e “abraçando” tudo o que foi projetado para o imóvel, valorizando financeiramente a residência e deixando toda a área construída bela e aconchegante para o convívio.

       

      www.arquitetoaquiles.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •