• NOTICIAS

      16/04/2013 | ABAL - Encontros Musicais 19/04/13

      Antoine, Regina Márcia e Chiquinho Costa: uma combinação de talentos
       
      Ópera, operetas e canções com Regina Márcia e Antoine Kolokathis

      Na próxima sexta-feira, 19/4, às 20 horas, a ABAL Campinas apresenta recital com a soprano Regina Márcia Moura Tavares, o tenor Antoine Kolokathis e o pianista Chiquinho Costa, no auditório Carlos Tontoli, da Associação Campineira de Imprensa (rua Barreto Leme, 1479, Centro). O programa reúne um eclético repertório que combina canções italianas, árias de ópera e câmera, além de melodias extraídas de operetas e “hits” de compositores americanos. Os cantores consideram essa seleção como suas páginas de preferência, visto que cada melodia marcou uma época ou um estilo musical. A sequência vocal terá as seguintes peças: Tosti/Mazzola, Il pescatore canta; Agustin Lara, Granada; Leon Bard (da opereta "La Duchessa del Bal Tabarin"), Valsa da Frou-Frou; C. Debussy, Nuit D'Etoiles; Cardillo/Cordiferro: Core 'ngrato; Mozart (da ópera "As bodas de Fígaro"), Porgi amor; Puccini (da ópera "Tosca"), E lucevan le stelle; Verdi (da ópera "La Traviata"), Addio del passato; Crescenzo/Sica: Rondine al nido; Nepomuceno/Estrada, Trovas; Cole Porter, In the still of the night; Utrera/Menéndez, Aquellos ojos verdes; A. L. Webber (de "O Fantasma da Ópera"), All I ask of you e, de John Denver, Perhaps Love.

      Regina Márcia Moura Tavares é antropóloga, formada pela Universidade de São Paulo, especialista em Preservação do Patrimônio Cultural e Museologia, tendo exercido atividade acadêmica por mais de 30 anos em sua escola de origem e na PUC de Campinas. Nesta última, exerceu atividade docente, de pesquisa e administrativa, tendo dirigido o Instituto de Artes, Comunicações e Turismo, a Comissão do Vestibular, o Museu Universitário e o Centro de Cultura e Arte. Responsável pela estruturação desse centro, Regina Márcia criou as áreas de Teatro, Dança, Coral e Música Instrumental para usufruto de todos os alunos da Universidade. Fez curso de técnica vocal com Beatriz Dokkedall e curso de extensão com Niza de Castro Tank, tendo cantado no Madrigal DECASOM, dirigido por Niza. Atualmente, tem aulas com o professor carioca Inácio Di Nonno e prepara repertório com o co-repetidor José Francisco da Costa (Chiquinho). Vem se apresentando em saraus, recitais, casamentos e em outros eventos na cidade de Campinas, com um repertório que transita pelo erudito e popular - músicas da geração de seus pais, dela própria e de gerações mais jovens. É conselheira do CONDEPACC, membro da Academia Campinense de Letras, do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Campinas, do Conselho Internacional de Museus e dedica-se ao CANTO. Pertence ao Conselho Deliberativo da ABAL  Campinas.

      O tenor Antoine Kolokathis iniciou seus estudos de canto lírico com a professora Sandra Morani, em Campinas. Participou do Coral da PUC Campinas durante quatro anos, sob regência de Claudia Arcos, com o qual realizou inúmeras apresentações à capela e também em obras como O Messias de Handel e Carmina Burana, de Karl Orff. Posteriormente, teve como professores de técnica vocal Lenine Santos, Edilson Costa e Gledys Pierri. Durante sua formação, participou de master-classes com os professores Carmo Barbosa, Amim Feres, Bartira Moraes, Marcos Tadeu e Francisco Frias, assim como do curso de extensão da UNICAMP denominado ‘Opera Studio’, ministrado pelas professoras Niza Tank e Sara Lopes. Apresentou-se em inúmeros recitais de canto e piano no interior de São Paulo. Atuou como solista (Papageno) na ópera A Flauta Mágica, de Mozart, apresentada no Centro de Convivência, em Campinas, em 1990. Em 1992, participou como solista da apresentação do poema vocal-sinfônico “Colombo”, de Carlos Gomes, nas comemorações dos 500 Anos do Descobrimento da América, em Campinas e na cidade de Orlando (EUA), ao lado do barítono Rio Novello e solistas da ABAL Campinas. Foi aluno de canto da renomada professora e soprano brasileira Neyde Thomas, em Curitiba. Ensaia regularmente com o professor Chiquinho Costa.

      José Francisco da Costa é Bacharel em Piano e Doutor em Música pela Unicamp. Tem se especializado na área da Colaboração Pianística, especialmente no trabalho de acompanhamento de cantores líricos. Participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba e do 25º  ao 32º Festival de Música de Londrina, na classe de Opera Studio, tendo sido pianista assistente de Niza de Castro Tank, Neyde Thomas, Inácio de Nonno, Denise Sartori, Francisco Frias e Lenine Santos, entre outros. Apresentou-se, como pianista convidado, em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas-Unicamp. Fez sua estreia no circuito internacional apresentando-se em Osaka-Japão, acompanhando o tenor Kohdo Tanaka no recital comemorativo aos seus cinquenta anos de carreira. Cumpriu estágio no Departamento de Música da Unicamp, como parte do Programa de Estágio Docente (PED), sob orientação de Adriana Giarola Kayama.


      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •