• NOTICIAS

      01/03/2010 | ABAL homenageia Maestro Urban

      ABAL Campinas homenageia Maestro Urban no reinício da Temporada dos “Encontros”

      A ABAL Campinas (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos) abre a temporada 2010 dos Encontros Musicais neste dia 5/3, sexta-feira, às 20 horas, na Sala Carlos Gomes do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes (Praça Imprensa Fluminense, S/N, Cambui, tel. tel. 3232-4168), com um recital que homenageia ao maestro Osvaldo Antonio Urban, regente do Coral Pio XI, uma das mais antigas e respeitadas corporações musicais de Campinas com 62 anos de atividade, quase todo esse tempo regido pelo maestro Urban, atualmente com 90 anos de idade e que segue firme empunhando sua batuta. O reinício da série de recitais apresenta um programa com a presença dos sopranos Marina Gabetta, Regina Marcia Tavares e Thamy Quintanilha; mezzosoprano Vera Pessagno Bréscia e tenores Vicente Montero e Christian Dayner, com acompanhamento da pianista Ana Carolina Sacco, e na segunda parte, o Coral Pio XI. Será lembrado pelos cantores líricos o Dia Internacional da Mulher, que se comemora no dia 8 de março próximo.

       Maestro Osvaldo Antonio Urban

       

      O Maestro Osvaldo Antonio Urban nasceu em 26 de outubro de 1919, em Leme, SP. De família de músicos, iniciou seus estudos no Seminário Diocesano de Campinas, onde foi aluno do Maestro Salvador Bove, com quem aprendeu os fundamentos de música, Piano e Órgão. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central de São Paulo, onde teve como professor de música e canto Coral o renomado Maestro Fúrio Franceschini. Lecionou Psicologia e Historia da Educação Musical, no Conservatório de Canto Orfeônico “Maestro Julião”, onde se formou como Professor de Educação Musical. Foi professor catedrático de Psicologia e Filosofia da Educação no Instituto de Educação Carlos Gomes. Ocupou o cargo de diretor da Faculdade de Música da Universidade Católica de Campinas, sendo depois, Diretor do Instituto de Artes e Comunicação da Universidade Católica de Campinas. Convidado a ocupar o cargo de Maestro do Coral PIO XI em 1948, ocupa o cargo até hoje. Licenciou-se em Pedagogia e Ciências Jurídicas e Sociais na PUC Campinas.

      O Coral Pio XI, além de sua ininterrupta atividade em Campinas, em missas em várias igrejas locais e da região, também realizou centenas de apresentações em cidades do interior paulista e em canais de TV. Realizou três concertos em Curitiba, participou com destaque dos encontros internacionais de Corais em Porto Alegre e Blumenau, e em concertos nos Teatros Municipais do Rio e Municipal de São Paulo, nos “Concertos Matinais”. Apresentou dois recitais na Penitenciária do Estado e durante dez anos seguidos figurou no encontro de Natal de Corais. Tem presença em todas as Semanas de Carlos Gomes, desde a primeira que se realizou criada por lei estadual.

      Entre os prêmios recebidos como Maestro do PioXI estão: Troféus Carlos Gomes, Prata da Casa, Diploma de Grande Consagração Artística.

      O Coral Pio XI cumprirá o seguinte repertório: O Coral Pio XI -  M. e L. -  Maestro Urban; A Descoberta do Paraiso – Vangelis; Hino ao Novo Mundo, Carlos Gomes, La Vergine degli Angeli, G. Verdi, Terra Tremuit  -  Carlo Carturan, Ave Maria, de Vicente Paiva e Jayme Redondo; Tota Pulchra, de G.Rossini; Uirapuru  -Folclore Brasileiro; Sukyaki  -  Hachidai Nakamura e El Rokuski; Minha Terra tem Palmeiras, de Laubenstein; e Tributo a Adoniran -  Suite – arranjo Maestro Urban, em homenagem aos 100 anos de Adoniram Barbosa.



      ABAL CAMPINAS


      Dia 5 de março de 2010

      Hora: 20 horas

      Local: Sala Carlos Gomes do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes

                    (Praça Imprensa Fluminense, S/N, Cambui, tel. tel. 3232-4168)


      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •