• NOTICIAS

      03/07/2013 | ABAL - Encontros Musicais 05/07/2013

      Tenor e Baixo se apresentam em recital da ABAL

      A ABAL Campinas oferece na próxima sexta-feira, 05/07, às 20 horas, no auditório da Associação Campineira de Imprensa (ACI), o tenor Roberto Tortorelli e o baixo Rafael Leoni. No evento artístico, que tem ainda a participação ao piano de Chiquinho Costa, o repertório oferece interpretações de Tortorelli em peças como La Golondrina, Santa Lucia Luntana,  I Milioni d’ Arlecchino, Ave Maria (Intermezzo da Cavalleria Rusticana), Violetas Imperiais, Pequeña Flor, Amapola, Ella e Cielito Lindo. O baixo Rafael Leoni fará quatro canções de Waldemar Henrique (No jardim de Oeira, A Vela passou, Acalanto e Violeiro da Estrada), as árias de ópera O Isis und Osiris, da Flauta mágica, de Mozart, Non più andrai, de As Bodas de Fígaro, de Mozart, o lied Prometheus, de Schubert.  

       

      O tenor Roberto Tortorelli descobriu sua vocação de cantor lírico ainda menino, na pequena Viradouro, SP, onde nasceu. Roberto morava na proximidade da igreja principal do povoado. Nos finais de tarde, na hora do Ângelus, ou às 6 horas da tarde, o padre da paróquia costumava reverenciar o cair da noite com Ave Marias interpretadas pelos grandes tenores Beniamino Gigli, Tito Schipa ou Giuseppe Di Stefano. Roberto Tortorelli lembra-se que ouvia o Panis Angelicus, de Cesar Franck, e se enchia de emoção. Também o Agnus Dei, de Bizet. Não demorou para que procurasse imitar principalmente o tenor Gigli, de quem admirava a voz timbrada, afinada e vibrante. A pianista Nélia Azambuja da Cunha, que gostava muito de música lírica, ouviu o pequeno Roberto e sentenciou que sua voz era própria de um cantor de ópera. Incentivado, Roberto Tortorelli educou sua voz em Campinas, com a saudosa Profa. Tiana Amarante. Convidado pela profa. Olga Rizzardo Normanha apresentou-se em inúmeros recitais em Campinas, cidades do interior e até em outros Estados. Eram seus inesquecíveis companheiros de concertos os saudosos baixo Alberto Medaljon, o tenor Henrique Rocha, Marcellino José do Carmo, Aluísio Edgar Buratto, Milton Vida da Silva, entre outros. Foi como cantor em casamentos, vibrante nas Ave Marias e Panis Angelicus, que Roberto Tortorelli se tornou mais conhecido. Perdeu a conta das cerimônias religiosas que abrilhantou com sua voz personalíssima, de timbre cristalino e nobre, com extrema facilidade nos superagudos. Roberto Tortorelli canta todos os estilos musicais com a mesma facilidade, da seresta à MPB, da música internacional às canções dos musicais hollywoodianos.

       

      Rafael Leoni, baixo, é natural de Campinas e iniciou sua carreira musical através do coral MECCA aos sete anos. Ingressou na UNICAMP onde desenvolveu seu apreço pelo repertório de canções brasileiras e lieder. Participou também de montagens de ópera como “A flauta mágica” de Mozart, em 2008, com a direção da professora Katryn Hartgroove (EUA) e “Dido e Eneas”, em 2011, com direção de Luís Otávio dos Santos, pela universidade e, em 2010, “Gianni Schicchi”, apresentado no Festival das Montanhas, com orientação de Regina Helena Mesquita. Atualmente recebe orientação da professora Doutora Niza de Castro Tank e participa da montagem da ópera “A Moreninha”, de Ernest Mahle.

       

      José Francisco da Costa, ou Chiquinho Costa, como é mais conhecido, é bacharel em Piano e Doutor em Música pela UNICAMP. Especializado na área de acompanhamento de cantores líricos, participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba (2002 a 2005, e em 2007), e do 25º ao 32º Festival de Música de Londrina, PR, na classe de Ópera Studio. Foi pianista assistente dos professores Niza de Castro Tank, Neyde Thomas, Inácio de Nonno, Denise Sartori, Francisco Frias e Lenine Santos, entre outros. Pianista convidado em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas, UNICAMP. Em 2010 fez sua estreia internacional apresentando-se em Osaka, Japão, acompanhando o renomado tenor japonês Kohdo Tanaka, no recital dos seus 50 anos de carreira artística. Estagiou no Departamento de Música da UNICAMP como parte do Programa de Estágio Docente (PDE), sob orientação da professora Adriana Giarolla Kayama.

       

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •