• NOTICIAS

      17/07/2013 | Pedreira do Chapadão

      Pedreira do Chapadão será revitalizada, anuncia Jonas Donizette

      Área será revitalizada para oferecer estrutura de esportes e lazer

      O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou na manhã desta terça-feira, 16 de julho, o início das obras de revitalização da Praça Ulisses Guimarães, mais conhecida pela população como Pedreira do Chapadão. O projeto prevê a recuperação do parque para utilização como espaço de lazer e de práticas esportivas. O último evento realizado na Pedreira foi em 2007 e, desde então, a área não recebia manutenção adequada.

      “Pretendemos revitalizar todas as áreas de lazer da cidade. Junto com saúde, educação e segurança, esse tipo de espaço público também é uma das importantes demandas da população. E a pedreira é um símbolo para Campinas”, disse Jonas.

      O prefeito aproveitou para pedir a colaboração dos usuários para manter os parques e praças públicos: “O que é público é de todos e todos temos que ajudar a conservar”.

      A área da Pedreira do Chapadão tem 130 mil metros quadrados - “quase um Bosque dos Jequitibás e meio” - segundo informou o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

      O projeto de revitalização engloba reparos no piso de paralelepípedo no palco de eventos, instalação de iluminação, reconstrução dos três lagos, com colocação de peixes, reparos nas pontes de madeira, nos bancos, pista de cooper e floreiras.

      Além da reforma, a praça receberá dois playgrounds, academia para 3ª idade, três quiosques de madeira coberto com telhas cerâmicas para piquenique, pista de skate e uma praça de alimentação. A cascata do projeto original do parque será refeita. Haverá também um bolsão de estacionamento para 80 veículos.

      Em uma das praças dentro da Pedreira, haverá a instalação de um circo-escola, no qual crianças poderão ter aulas de atividades circenses.

      A revitalização contemplará ainda melhorias no memorial em homenagem a Ulysses Guimarães, instalado no local em 16 de dezembro de 1994. a escultura é formada por de cerca de 2 mil chapas de aço recortadas e soldadas no paredão. tem 13m de altura e pesa 2,5t. A obra é assinada pelo artista campineiro Fábio Penteado.

      O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a obra de revitalização vai custar R$ 1,3 milhão, toda financiada com recursos próprios da Prefeitura e a previsão é que até o final deste ano esteja concluída. “Vamos entregar a nova Pedreira do Chapadão como um presente de Natal ao campineiros”, prevê Paulella.

      Anteriormente, a Pedreira do Chapadão servia de palco para eventos culturais e shows musicais. Mas a Prefeitura não pretende trazer novamente este tipo de atividade para o local. “A ideia é criar um espaço bonito e acolhedor para a população praticar esportes e conviver com a família e com amigos”, declarou o prefeito.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •