• NOTICIAS

      16/08/2013 | Lenovo, Exército e CPqD em Campinas

      A Lenovo, empresa de Computadores poderá instalar um centro de pesquisas na Unicamp. Investimento de US$ 100 milhões no projeto de desenvolvimento de pesquisas e produção de produtos e sofware.

      O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rosilho disse: "Estamos nas tratativas finais. Se for batido o martelo, isso demonstra que demos um passo para que Campinas volte a ser um atrativo para o mercado mundial".

      O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou na manhã da quinta-feira, 15 de agosto, da inauguração do Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologias de Defesa do CPqD. O novo departamento da instituição vai contribuir para a evolução e criação de novas tecnologias voltadas para a defesa e a segurança no país.

      Na cerimônia, o prefeito destacou que a inauguração do núcleo confirma cada vez mais a vocação de Campinas para a inovação. "Nossa cidade, ao longo de sua história, é marcada pela busca de novas tecnologias que criem melhores condições de vida para a população. E podemos contar, no nosso município, com instituições reconhecidas mundialmente para desenvolver produtos e serviços, como o CPqD", falou Jonas.

      Para o prefeito Jonas Donizette, a parceria da instituição com o Exército vai trazer um grande potencial para as Forças Armadas brasileiras, contribuindo, assim, para a defesa do país. "Campinas está de braços abertos para o que pudermos colaborar com as Forças Armadas e, em especial na área de tecnologia", disse Jonas.

      O presidente do CPqD, Hélio Graciosa, disse que a inauguração do núcleo é o marco de uma nova era para a instituição, destacando os contratos assinados com Polícia Militar, Exército e Aeronáutica para a criação de novas tecnologias que vão trabalhar a favor da segurança no Brasil. “Isso tudo é mais um passo na história do CPqD, que vem produzindo ao longo dos anos tecnologia para a evolução do país”, concluiu Graciosa.

      Atuação

      O Núcleo de Defesa e Segurança vai trabalhar o com o Centro Tecnológico do Exército. A parceria prevê o desenvolvimento da tecnologia de Rádio Definido por Software (RDS), que faz parte de um projeto estratégico do Ministério da Defesa e que deverá atender, em três anos, todas as Forcas Armadas.

      O CPqD tem outros contratos assinados com instituições militares. Com a Polícia Militar, há um trabalho que envolve projetos e atividades para a modernização da corporação. Recentemente, a Aeronáutica também assinou com o CPqD para a prestação de serviços de engenharia voltados para a evolução do sistema de comunicações do espaço aéreo brasileiro.

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •