• NOTICIAS

      11/03/2010 | Arthur Achilles - Cultura inicia a manutenção

      Começou a troca dos refletores do palco do Centro de Convivência de Campinas

      Enquanto a nova maquiagem — em outras palavras: a reforma geral — não acontece, o Teatro Luís Otávio Burnier recebe retoques mínimos na antiga. Os últimos deles aconteceram entre 17 e 24 de fevereiro, quando a sala foi fechada para uma inspeção técnica. Soma-se a isso a chegada na semana passada de 72 dos 80 refletores retirados em 16 de fevereiro para a recuperação. Na tarde de anteontem, a reportagem do Caderno C voltou ao teatro interno do Centro de Convivência a fim de averiguar as melhorias.

      Enquanto os técnicos auxiliavam a montagem do cenário do espetáculo Meu Caro Amigo (em cartaz, ontem), uma breve visita foi feita no teatro. De cara, percebe-se que o palco recebeu uma nova pintura. Carlos Roberto de Moraes, substituto do chefe de setor do espaço que está em férias, listou outros serviços executados durante a inspeção técnica, que contou com a participação de todos os funcionários do espaço: “as cordas da maquinaria que estavam desgastadas foram trocadas, e todas as varas de iluminação foram baixadas para uma manutenção, em que parafusos e garras foram verificados”, destaca o funcionário.

      Por outro viés, bastou inclinar a cabeça e correr os olhos pelo urdimento do teatro para reencontrar as antigas varas improvisadas (na verdade, de cenário adaptadas em de iluminação) e as gambiarras de fios, que abrigam os refletores exclusivos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Aliás, foi de uma dessas varas que um refletor despencou na cabeça do ator Victor de Bastos, em 30 de janeiro, durante a encenação do espetáculo Odeio Teatro. Mesmo após a inspeção técnica, as quatro varas continuam intactas no mesmo lugar.

      De acordo com Jonas José de Araújo, iluminador responsável pelo Centro de Convivência, as varas foram mantidas, mas todos os refletores que elas comportam (ao todo quatro por vara) receberam cabos de segurança. Artifício que não exista antes. “São cabos de aço, de aproximadamente 50 centímetros, que garantem uma fixação maior do refletor à vara. Caso o equipamento escape, ele mantém o refletor pendurado”, explica o iluminador. Ainda foi feito o pedido de outros 90 cabos, que serão destinados aos demais refletores. “É uma norma antiga. Todos os teatros precisam ter essa estrutura de cabos.”

      Dos 72 refletores recuperados pela JBS Prest-Service Teatros, que desembarcaram no teatro em 5 de março, 42 já foram instalados nas varas de iluminação. O uso, ressalta Araújo, será de acordo com a necessidade de cada companhia. “A partir do mapa de iluminação, solicitaremos os equipamentos. Ao contrário, eles ficarão guardados. A medida ajuda a conservá-los.” Outra solução de segurança, já que os refletores recuperados são bem antigos, foi a confecção exclusiva pela JBS de uma tela de proteção em arame, instalada dentro dos equipamentos. O iluminador ressalta a funcionalidade do acessório: “Caso a lente fragmente, quem está embaixo não corre risco algum.”

      Manutenção

      Para Arthur Achilles, secretário municipal de Cultura de Campinas, o trabalho não deve terminar. A secretaria já prevê a contração de uma empresa para assumir a manutenção dos equipamentos.

      “Estamos recebendo propostas e sugestões de empresas do ramo para tomarmos base de quanto ficará o serviço e qual o seu período de realização”, explica o secretário. Ao fato de descartar a contração de uma equipe especializada de São Paulo para a inspeção técnica e da presença de um engenheiro da Secretaria de Infra-Estrutura, como havia sido prometido anteriormente, o secretário afirma que a urgência falou mais alto.

      “Não daria tempo de correr atrás disso até a data estipulada. Além disso, nossos técnicos dariam conta desta avaliação.”

      SAIBA MAIS

      Histórico da iluminação do Convivência em 2010

      12/1: O espetáculo Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras, do Barracão Teatro, é cancelado por falta de uma iluminação básica no Teatro Luís Otávio Burnier. Na época, a sala funcionava com apenas 17 refletores.

      16/1: 80 refletores em más condições de uso, guardados no almoxarifado do teatro, são retirados pela JBS Prest-Service Teatros para a recuperação. O orçamento do trabalho foi de R$ 19.895,00.

      30/1: Um refletor, instalado numa vara de cenário improvisada como de iluminação, despenca e cai sobre a cabeça do ator Victor Bastos, de 30 anos, do Grupo Téspis. O acidente ocorreu durante a sessão da peça Odeio Teatro e o ator levou 8 pontos na cabeça.

      De 17/2 a 24/2: O Teatro Luís Otávio Burnier é fechado para uma inspeção técnica a fim de levantar os problemas atuais da sala.

      5/3: Dos 80 refletores retirados para a recuperação, 72 foram entregues. Os 8 restantes continuam em manutenção, à espera da confecção de peças exclusivas.

       

      Publicada em 11/3/2010

      Correio Popular

      Caderno C

      Tiago Gonçalves
      DA AGÊNCIA ANHANGUERA
      tiago.goncalves@rac.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •