• NOTICIAS

      15/10/2013 | Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

      Lagoa do Taquaral sediará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

      A Lagoa do Taquaral será palco da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T), que em Campinas, que é organizada pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, tendo pela primeira vez a Prefeitura como apoiadora. O evento ocorrerá entre os dias 21 e 27 de outubro e contará com atividades abertas ao público e todas gratuitas: shows, teatro e passeios pelo museu da eletricidade e visitas nas empresas e instituições de pesquisa apoiadoras da Semana, atividades relacionadas à astronomia e nanotecnologia, jogos, circo itinerante e programações científico culturais relacionadas aos temas 'Ciência, Saúde e Esporte'.

      O objetivo da Semana é mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de atrair a atenção para a importância da C&T na vida de cada cidadão e no desenvolvimento do País. A Lagoa do Taquaral foi escolhida porque é o local preferido pela população de Campinas para a prática de esportes e lazer na cidade e também pelo fácil acesso.

      A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 em Campinas acontece no dia 20 de outubro, às 19 horas, com o show do jazzista brasileiro Sandro Albert. O encerramento, no dia 27, contará com apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas, patrocinada pela Sanasa.

      Jazz e circo

      Parte das programações acontecerá nos standes montados na Lagoa e outra compreenderá visitas nas empresas e instituições de pesquisa apoiadoras do evento: CPqD, destaque para Museu Exploratório de Ciências Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), CPFL, Rhodia, ao CNPEM que congrega laboratórios de novos materiais e bioetanol e o maior acelerador de partículas do hemisfério Sul. O CTI Renato Archer conduzirá uma exposição de conteúdos específicos em tecnologias da informação (TIs), como em microeletrônica, robótica, software, tecnologias 3D e virtualização.

      A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo apoia o evento, como também a Secretaria de Educação que articula com as escolas municipais o transporte gratuito de alunos de toda a cidade para participar da Semana.

      A Secretaria de Cultura participa com a programação de shows. A Secretaria de Saúde e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida também estarão no evento com a palestras sobre temas de saúde, simulação de atendimento do SAMU e informações e demonstrações sobre tecnologias assistivas para crianças e Teatro de Bonecos – Turma do Bairro e atividades laborais (Lian Gong, Xiang Gong).

      A Secretaria de Esporte e Lazer promoverá jogos de mesa (dama, xadrez,dominó), circuito esportivo (salto, flexibilidade, força, equilíbrio e resistência), oficina de vôlei, areia, apresentação de ginástica rítmica, hip hop e grafite, oficina capoeira, ritmo e malabares com pandeiro, cama elástica, tobogã gigante, piscina de bolinha, grupo de escoteiros e aulas abertas de ginástica.


      Sobre a SNCT

      A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) e conta com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa.

      Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). Em Campinas, a Semana é organizada pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No último dia 18 de julho, o Diário Oficial do Município de Campinas publicou a Lei 14655, instituindo a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia no Município.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •