• NOTICIAS

      23/01/2014 | Centro Infantil Boldrini comemora 36 anos

      36 ANOS DE BOLDRINI

      Instituição oferece resultados de tratamento superiores à média nacional

      No dia 25 de janeiro, o Centro Infantil Boldrini comemora 36 anos de atendimento a crianças e adolescentes com câncer ou doenças do sangue. O hospital filantrópico, localizado em Campinas (SP), oferece medicina de qualidade, tratamento humanizado e resultados de tratamento superiores à média nacional. Nesse período, o Boldrini atendeu cerca de 30 mil pacientes, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

      No Boldrini os resultados de tratamento com 70% de taxa de cura são bem superiores à média nacional, de 47% conforme dados publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Nossos resultados são comparáveis a bons centros europeus. Todavia, cerca de 10% inferiores aos grandes centros americanos como Dana-Farber, St Jude e os europeus (Grupo BFM). É possível fazer uma medicina de qualidade, em um hospital filantrópico no Brasil”, comenta a doutora Silvia Brandalise, presidente do Boldrini e presidente do continente latino-americano da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP).

      Maior hospital da América Latina no atendimento a portadores de doenças oncohematológicas, o Boldrini está instalado em um terreno de 100 mil metros quadrados e possui 30 mil metros quadrados de área construída. Atualmente, estão em tratamento no Boldrini cerca de 7 mil pacientes, vindos de várias cidades brasileiras e alguns de países da América Latina.

      “O Boldrini oferece a todos os pacientes, infraestrutura diagnóstica de ponta: genética, patologia, biologia molecular e modernos equipamentos de imagem. Essa premissa do bom diagnóstico é um dos pilares do hospital. A linha mestra para alcançar esse objetivo é buscar sistematizar, da melhor forma, o diagnóstico, o tratamento inserido em protocolos prospectivos, além da qualidade da terapia de suporte incluindo o psicossocial”, explica a doutora Silvia.

      Pioneiro em 1978, o Boldrini introduziu no Brasil a sistemática do uso de protocolos oncológicos de tratamento especializado para pacientes infantojuvenis, em uma época em que não havia chances de cura para o paciente com câncer. Desde então, o Boldrini tem investido em ensino, pesquisa e tecnologias para melhorar o diagnóstico e o tratamento.

      Segundo a doutora Silvia, o novo investimento será “na área da espectrometria de massas, em parceria com o Laboratório ThoMSon da Unicamp, que permitirá não só determinar as concentrações sanguíneas dos quimioterápicos, mas também encontrar biomarcadores de células cancerosas. Vislumbra-se com essa técnica, incluir nova tecnologia para a diferenciação entre a célula benigna e a maligna, em cirurgias, além dos métodos hoje disponíveis. Investimento significativo se traduzirá na criação do Centro de Engenharia Molecular e Celular, voltado especificamente para pesquisas moleculares, imunológicas e busca de novos princípios ativos contra o câncer”.

      Com o foco em estimular jovens pesquisadores, o Centro Boldrini iniciou atividades com grupo de alunos de graduação de medicina e biologia, criando um ambiente propício para o desenvolvimento científico voltado para a oncologia pediátrica.

      Em consonância com a Agência Internacional de Combate ao Câncer (IARC/OMS), o Centro Boldrini criará um Fórum Permanente sobre Meio Ambiente e Câncer da criança.

      As inúmeras conquistas ao longo destes 36 anos contaram com importante participação do voluntariado. Atualmente, cerca de 450 voluntários atuam em diversas áreas do hospital, como na diretoria executiva, no atendimento recreativo junto ao paciente, na confecção e conserto de roupas para o hospital, etc. “Os voluntários realizam importante trabalho de atenção e acolhimento aos pacientes e familiares, fazendo tudo aquilo que os profissionais de saúde não fazem: contar estórias, brincar com jogos lúdicos, auxiliar a pintar e desenhar, cantar, etc. Além de cuidar, quando é o caso, das famílias que perdem o seu filho, dando apoio nesse momento muito triste”, afirma a doutora Silvia.
       

      DIRETORIA EXECUTIVA BOLDRINI

      Presidente − Dra. Silvia Regina Brandalise − Médica pediátrica formada pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), natural de São Paulo. Há 44 anos iniciou suas atividades na Unicamp, onde desempenhou várias funções, sendo as mais relevantes as de chefe de enfermaria de pediatria, chefe do laboratório de coagulação fibrinólise, responsável pelo serviço de hematologia/oncologia pediátrica, fundadora do Centro Integrado de Pesquisas Onco-Hematológicas da Infância (CIPOI), em 1988, que coordenou até 2013. Fundadora em 1978 do Boldrini, que preside de forma voluntária até hoje. Integra grupo internacional de trabalho na OMS, onde discute políticas públicas de saúde. Membro integrante do International Childhood Cancer Consortium (I4CCC). Eleita presidente para a América Latina da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP) e da Sociedade Americana de Hematologia e Oncologia Pediátrica (ASPHO).

      1º Vice-Presidente − Paulo Roberto Zimmermann − Natural de Araras, vive em Campinas desde a infância, formado em Administração de Empresas pela PUCCAMP e em Gestão do Terceiro Setor, pela Anhembi Morumbi. Empresário, proprietário da Hipermeios, atua como consultor e assessor na realização de eventos. Atuou na área comercial de veículos de comunicação, como diretor no SBT, DCI e gerente no Diário de S. Paulo e na RAC. Desde 2009, atua como voluntário no Boldrini.
       
      2º Vice-Presidente − José Alberto Vieira Saltini – Natural de São Paulo, há 16 anos reside em Campinas. Formado em Tecnologia da Informação, há 12 anos participa da diretoria executiva do Boldrini. Desenvolveu carreira na área de negócios em multinacional de alimentos. Empresário, franqueado McDonald’s Campinas, faz parte dos conselhos da Fundação Síndrome de Down e da Casa Ronald Campinas.

      1º Tesoureiro − Celso Colombini Júnior − Nascido em Campinas, formado em Administração de Empresas pela PUCCAMP, atua na área de comércio exterior exercendo a profissão de despachante aduaneiro autônomo junto a Inspetoria de Receita Federal. Com 36 anos de experiência no ramo, desenvolve suas atividades com objetivo de ser um agente facilitador para o contribuinte que atua nesse seguimento.
       
      2º Tesoureiro - Joaquim Rangel Frota Fonseca – Formado em administração de empresas pela Universidade de Sorocaba – Uniso. Fez pós-graduação na Suíça em comércio exterior e finanças internacionais. Empresário, franqueado McDonald’s Campinas, participa da diretoria do Boldrini há 10 anos.

      1º Secretário − Luiz Eduardo Serafim − Nascido em Campinas, formado em administração de empresas pela EAESP-FGV e publicidade pela USP. Atua como Head de Marketing Corporativo e de Serviços ao Consumidor na 3M do Brasil. Ensina Marketing e Gestão da Inovação em programas de MBA da ESAMC e Fundace. É membro da diretoria do Boldrini desde 2010, ocupando atualmente a função de secretário.
                               

      2º Secretário − Eliete Francabandiera Zogbi − Formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Administração de Marketing, com mais de 20 anos de atuação em agências de publicidade, terceiro setor e associações setoriais. Docente por mais de 15 anos em instituições de ensino superior, como FAAP e FACAMP. Atualmente é diretora de Atendimento da FSB Publicidade. Voluntária no Boldrini desde 2008.

      Alexandre Calvo − Formado em Engenharia Eletrônica e pós-graduado em Administração de Empresa pela Unicamp, atua na área de tecnologia há mais de 25 anos. Trabalhou na IBM, HP e Flextronics. Há sete anos trabalha na Dell Computadores, onde atuou nas áreas de Operação e Serviços. Recentemente, assumiu a gerência de marketing da divisão de Periféricos. É diretor voluntário no Boldrini desde 2008.

      Magda Peli − Publicitária formada pela PUC Campinas, natural de Dois Córregos. Participa desde 2012 do conselho diretivo. Sócia-diretora da M51, agência responsável pelas campanhas publicitárias da instituição.


       

      NÚMEROS BOLDRINI 2013

      Internações – 4.052

      Consultas Ambulatoriais

      Hospital – 63.076Reabilitação – 4.750

      Radioterapia – 4.709

      Total – 72.535
       

      Procedimentos

      Cirurgias – 759

      Ambulatoriais – 5.089

      Sessões de Quimioterapia – 28.538

      Procedimentos Banco de Sangue – 9.645

      Exames Laboratório Análises Clínicas – 203.485

      Exames Laboratório Análises Patológicas – 2.769

      Exames de Imagem – 17.698

      Sessões Fisioterapia Hospital – 8.758

      Sessões Fisioterapia Reabilitação – 29.545

      Transplantes – 11

      Aplicações Radioterapia – 26.954

      Mapeamento Retina Instituto Pediatria – 1.041

       

      Casos Novos Hospital – 779 (sendo 528 via SUS)

      Casos Novos Radioterapia – 845 (sendo 610 via SUS)

      Total – 1.624 (1.138 via SUS)

      Pacientes em acompanhamento – 6.906
       

      Funcionários - 772

      Voluntários - 450

       

      Centro Infantil Boldrini – www.boldrini.org.br  - (19) 3787-5000



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •