• NOTICIAS

      02/02/2014 | Centro Infantil Boldrini

      Boldrini lança o Primeiro Programa de Educação em Oncologia Pediátrica

      O Centro Infantil Boldrini − maior hospital especializado em câncer pediátrico da América Latina −, assumiu em 2013 a liderança da agência Latino-Americana da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP). Para marcar o Dia Mundial de Luta contra o Câncer, de forma pioneira, o Boldrini lança o primeiro Programa de Educação em Oncologia Pediátrica para estudantes da graduação das áreas da medicina e biologia. E inaugura o escritório nacional da SIOP - América Latina no dia 4 de fevereiro às 16h, na Rua Doutor Gabriel Porto, 720, Barão Geraldo, Campinas. O hemato-oncologista pediátrico doutor Fernando Negro, de Buenos Aires, assumirá o cargo de tesoureiro desta regional.

      “Compartilhando da visão dos países desenvolvidos, de que nenhuma criança deve morrer de câncer, a missão estratégica para o continente latino-americano será centralizada no ensino da oncologia pediátrica para os alunos de graduação das áreas de saúde, como também, o ensino do diagnóstico precoce dessa doença”, afirma Silvia Brandalise, presidente do Boldrini e presidente eleita da SIOP - Continente Latino-Americano.

      Segundo a doutora Silvia, o Programa de Educação em Oncologia Pediátrica (PEOp) no Boldrini oferece oportunidade única para estudantes de graduação, que se preparam para suas carreiras nas ciências biomédicas, medicina, enfermagem, farmácia, psicologia ou saúde pública para ganhar experiência em pesquisa em oncologia. O programa proporciona a experiência de treinamento em laboratório ou pesquisa clínica.

      “Os estudantes que participam do PEOp recebem treinamento em um meio acadêmico especial, criado pela interação dos pesquisadores vinculados às áreas básicas, médicos voltados para a pesquisa, e alunos de pós-doutorado. Dependendo do seu interesse, os alunos concentram suas atividades em áreas específicas. São  acompanhados por um mentor, que compartilha dos seus interesses em pesquisa vislumbrando futuros projetos”, explica.

      Esse modelo pioneiro no Brasil, desenvolvido em hospital especializado, se inspira no programa similar realizado no maior centro de oncologia pediátrica dos Estados Unidos, o St. Jude Children's Research Hospital (Memphis, Tennessee).

      O primeiro PEOp para estudantes da graduação das áreas da medicina e biologia teve início em 6 de janeiro, com 25 alunos em tempo integral no Centro Boldrini, com término previsto para o final de fevereiro deste ano. Os alunos são estimulados a se capacitar nas ‘ferramentas’ utilizadas para o diagnóstico de câncer, como anatomia patológica, genética, biologia molecular, imagem, imunologia, citologia, e outras, com contato indireto nas atividades clínicas através das reuniões programadas de discussão de casos selecionados.

      “O programa prioriza estratégias que levam ao desenvolvimento integral do estudante em suas capacidades cognitivas, afetivas e psicomotoras, com vistas à aprendizagem significativa e contínua articulada ao seu projeto de vida e de formação. Entende-se que a atividade de pesquisa possibilita o desenvolvimento de atitude investigativa em relação à realidade que, por sua vez, contribui para a formação do sujeito crítico, reflexivo e criativo. Propicia, também, o desenvolvimento da autonomia para a busca e construção do conhecimento, bem como a produção científica que fundamenta e qualifica a prática profissional para o alcance do perfil profissional pretendido”, avalia a doutora Silvia.

      O projeto pedagógico se baseia na premissa da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como também na visão do estudante como sujeito do processo de formação inicial, com participação ativa no currículo. Enfatiza a autonomia do aluno nas escolhas das buscas e
      utilização dos novos conhecimentos, para desenvolvimento da prática profissional. Essa experiência inovadora do Centro Boldrini deverá ser um celeiro para futuras pesquisas relacionadas ao câncer da criança.

      Boldrini - O Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico localizado em Campinas (SP), é referência latino-americana e há 36 anos trata crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini atende cerca de 7 mil pacientes, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer − comparáveis ao Primeiro Mundo −, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •