• NOTICIAS

      26/08/2014 | ABAL - Encontros Musicais dia 29/08

      Soprano e tenor juntam vozes em recital lírico

      Regina Márcia Moura Tavares, João Gabriel Bertolini e Chiquinho Costa

      Na próxima sexta-feira, dia 29/08, às 20 horas, no auditório da Associação Campineira de Imprensa, (rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234.2591), a ABAL Campinas apresenta o recital com a soprano Regina Márcia Moura Tavares e o tenor João Gabriel Bertolini, acompanhados ao piano por Chiquinho Costa. No repertório cantado pela soprano Regina Márcia figuram obras do compositor Heitor Villa-Lobos, como Viola Quebrada, Modinha e Canção do Amor; de Babi de Oliveira, Recomendação; de Lamartine Babo e Francisco Mattoso, Eu Sonhei que Tu Estavas Tão linda; de Gaetano Donizetti, La Correspondance Amourese; de F. Poulenc, Les Chemins de l’ amour; de Jules Massenet, Elegie; de Giacomo Puccini, Vissi d’ Arte, ária da ópera Tosca; e o dueto de La Traviata, de Verdi, Parigi o cara. O tenor João Gabriel Bertolini escolheu de Murillo Santos, Canção de Amor; de Ernesto de Curtis, Non ti scordar di me; de Giuseppe Verdi, In solitária stanza e de Donaudy, O del mio amato ben.
       

      A soprano Regina Márcia Moura Tavares é antropóloga formada pela Universidade de São Paulo, especialista em Preservação do Patrimônio Cultural e Museologia, tendo exercido atividade acadêmica por mais de 30 anos em sua escola de origem e na PUC de Campinas. Nesta última, desempenhou atividades docentes, de pesquisa e administrativa, tendo dirigido o Instituto de Artes, Comunicações e Turismo. Estiveram sob sua responsabilidade a Comissão do Vestibular, o Museu Universitário e o Centro de Cultura e Arte, o qual estruturou na década de 1980 com as áreas de Teatro, Dança, Coral e Música Instrumental. Tal feito numa universidade, ousado para a época, foi possível pelos seus conhecimentos na área artística, com formação em Piano. Aposentada desde 1998, além dos compromissos familiares, mantém suas atividades intelectuais e dedica-se ao Canto, sua grande paixão. Durante oito anos cursou técnica vocal com Beatriz Dokkedall e, em 2006, frequentou o curso de extensão com a soprano Niza de Castro Tank. Cantou no Madrigal DECASOM, dirigido por Niza Tank, durante quatro anos. Buscando aperfeiçoar sua técnica vocal teve aulas com o professor carioca Inácio Di Nonno e prepara, semanalmente, repertório com o Prof. Dr. José Francisco da Costa (Chiquinho Costa), o qual a ajuda no aperfeiçoamento da técnica vocal. Canta em saraus, recitais, casamentos e em outros eventos na cidade de Campinas e região. É membro da ABAL Campinas, da Academia Campinense de Letras, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, bem como exerce a função de Conselheira do Condepacc. Recentemente, registrou diversas canções eruditas e populares em um CD denominado “Um canto...um sonho...”

      O tenor e advogado João Gabriel Bertolini iniciou ainda menino sua formação musical, graduando-se em Piano e Acordeon. É organista oficial de Matriz de N. Sra. das Dores, localizada no bairro Cambuí, em Campinas, onde também rege o coral litúrgico. Estuda técnica vocal com a Professora Niza de Castro Tank e, também, recebeu orientação do tenor Lenine Santos. Integrante da diretoria da ABAL Campinas em seu segundo mandato, respondeu de 2010 a 2012 pela direção artística da entidade. Seu repertório sacro é vasto, trabalhando agora o operístico e a música de câmara. Apresenta-se em recitais de música sacra, italiana e em casamentos em diversas localidades.    

      José Francisco (Chiquinho) da Costa,  é bacharel em Piano e Doutor em Música pela UNICAMP. Tem se especializado na área de colaboração pianística, principalmente no acompanhamento de cantores líricos. Participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba (2002 a 2005 e 2007) e dos 25º a 29º Festival de Música de Londrina (2005 a 2009), na classe de Ópera Studio, tendo sido pianista assistente dos professores Niza de Castro Tank, Inácio de Nonno, Denise Sartori, Francisco Frias, Lenine Santos, André Vidal e Marília Vargas. Trabalhou com a professora Dra. Adriana Kayama durante estágio no Mestrado, acompanhando alunos do curso de canto da universidade. Apresentou-se, como pianista convidado, em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas-Unicamp. Em 2010 fez sua estreia internacional apresentando-se em Osaka, Japão, acompanhando o renomado tenor japonês Kohdo Tanaka, no recital dos seus 50 anos de carreira artística. Estagiou no Departamento de Música da UNICAMP como parte do Programa de Estágio Docente (PED), sob orientação da profa. Adriana Giarolla Kayama. Concluiu seu doutorado em Música em 2011, tendo como orientadores os profs. Drs. Ricardo Goldemberg (UNICAMP) e Ricardo Ballestero (USP). É o diretor artístico da ABAL Campinas.


      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •