• NOTICIAS

      22/10/2014 | AGEMCAMP

      Campinas, 21 de Outubro de 2014

      Conselho discute programa estadual de moradia para idosos

      Em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, realizada nesta terça-feira (21/10), em Campinas, os Prefeitos se entusiasmaram com a possibilidade de implantação nos municípios da RMC do programa Vila Dignidade – que visa a construção de um conjunto de moradias especiais destinadas às pessoas da terceira idade, com 60 anos ou mais, e que não contam com apoio financeiro e afetivo da família.
      Promovido pela Secretaria de Estado da Habitação - CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) - em parceria com os municípios, o projeto visa garantir que os idosos sejam capazes de manter sua independência em moradia apropriada às condições de seu ciclo de vida, minimizando e prevenindo o asilamento. O conjunto habitacional comporta o máximo de 28 moradias, que conta com área de lazer, centro de convivência e suporte social, de responsabilidade do sistema de Assistência Social da Prefeitura. Na Região, os municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Engenheiro Coelho e Paulínia solicitaram a implantação do programa.
      A apresentação do programa foi feita pela gestora do programa na CDHU, Maria Claudia Brandão, da Secretaria Estadual da Habitação. Segundo Maria Claudia, São Paulo é o Estado com o maior número de idosos - 5,4 milhões. “A população idosa compõe um dos grupos prioritários no atendimento assistencial, em razão das fragilidades próprias do ciclo de vida, conjugados à situação de pobreza e exclusão social”, afirma a gestora do programa.

      Sustentabilidade Hídrica na RMC

      A sustentabilidade hídrica da Região também foi pautada na reunião por meio do projeto que vem sendo realizado pela administração de Nova Odessa, que visa novas práticas de recuperação de nascentes e desassoreamento das represas no município. De acordo com o Prefeito, Benjamin Bill Vieira, foi criado um Fundo de Recursos por meio de projeto de Lei para indenizar os proprietários de sítios onde exista nascentes. Também foi realizado, em parceria com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), curso com atividades práticas de sustentabilidade hídrica, que resultou no aumento da vazão de duas nascentes e capacitou colaboradores da Prefeitura e da Coden (Companhia de Desenvolvimento) para ampliar a vazão das demais nascentes da cidade.
      Segundo o Prefeito, o desassoreamento das nascentes e recuperação da mata ciliar diminui a deficiência de água nos municípios. “O trabalho de desassoreamento das represas, associado às novas práticas de recuperação de nascentes são medidas essenciais para que as cidades enfrentem períodos de estiagem”. De acordo com a Diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana, “o projeto é um exemplo de responsabilidade no que se trata de recuperação de nascentes, principalmente para promover a autossuficiência em água neste período de escassez de água, e pode ser estendido para os demais municípios da Região”.


      www.agemcamp.sp.gov.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •