• NOTICIAS

      30/03/2015 | Partipação das mulheres nas obras MRV

      CRESCEU 250% A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NOS CANTEIROS DE OBRAS DA MRV ENGENHARIA

      Na Regional Campinas,  251 mulheres atuam nos escritórios  e plantões de vendas e 131 nos canteiros de obras da construtora.

      As mulheres já representam 15,6% do total de colaboradores da Regional Campinas.

      Três engenheiras falam sobre as suas trajetórias profissionais  na construtora.


      Nos últimos seis anos, aumentou em 250% a participação das mulheres no quadro de funcionários da MRV Engenharia, líder no país na construção de imóveis econômicos e a maior parceira do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

       Enquanto em 2009, trabalhavam 1.285 mulheres na empresa, o número saltou para 4.494 em 2015. Deste  total de mulheres que atuam hoje na MRV, cerca de metade delas (2.063) trabalham nos canteiros, executando atividades na própria obra como servente, ajudante de obra e pedreiro até no setor administrativo, em funções como auxiliar de engenharia e engenheira júnior.  O restante delas está distribuído pelos escritórios da empresa, presente em 19 Estados do País.

      Na Regional Campinas da MRV atuam um total de 2.435 colaboradores, entre homens e mulheres.  Desse número total, são 131 mulheres atuando nos canteiros de obras da construtora e 251 mulheres nos escritórios e plantões de vendas.

       Entre os motivos deste incremento, destacam-se a expansão das atividades da empresa a partir de 2007, com a abertura de capital; a escassez da mão-de-obra neste período que abriu oportunidades para mulheres ingressarem no setor de construção. O Diretor de Produção da MRV Engenharia, Tulio Pereira Barbosa, afirmou que a empresa entende e acredita no potencial da força feminina em todas as áreas. “Na produção não poderia ser diferente. As mulheres, de maneira geral, são reconhecidas por serem detalhistas e tomarem cuidado com tudo e todos que estão no seu entorno, características estas importantes, para as mais diversas tarefas desempenhadas na construção civil”, acrescentou.

       A engenheira civil, Karine Torrecilhas Lira, 24 anos, desde 2009 na MRV, atualmente é a responsável pela obra do Parque Serrano, em Sorocaba (condomínio de 192 unidades). “Iniciei ainda como estudante, atuando no escritório da obra. Quando entrei, eram poucas mulheres”, lembra Karine.  Atualmente ela coordena diversas equipes. Tudo nessa obra, desde a fundação, está sobre a responsabilidade dela.

      Desde 2010 na MRV, a engenheira civil, Ariadne Camila Stocco Monte, 32 anos, recorda-se que chegou à empresa quando “a construção civil deu uma guinada positiva” e a presença feminina aumentou nos canteiros de obras. “A grande diferença é que a mulher é mais detalhista e o homem percebe a importância disso”,  comenta a engenheira, que atua na obra do Parque  Constelações, no bairro Aparecidinha, em Campinas. Nessa obra, que está em fase de loteamento, serão três condomínios, sendo que um deles será de sua responsabilidade.

      Feliz com a gravidez de três meses e meio, a engenheira civil, Ana Paola Pereira Martini, 25 anos, entrou em 2008 na MRV, como estagiária de controle. Com formação em técnica de Enfermagem, ela resolveu também cursar Engenharia. “Na época, ainda estudante, fui chamada ao mesmo tempo para trabalhar em um hospital e na MRV. Optei pela construtora, onde fui desempenhando várias atividades”, explica.  Em 2010, começou a acompanhar obras, desde a fundação. “Não havia, na época, mulher que tocasse obra”, conta Ana Paola. Desde 2013, efetivamente como Engenheiro Júnior, ela está na obra Los Alpes, em Limeira (condomínio de 368 apartamentos). Ana Paola afirma que a gravidez não atrapalha em nada as suas atividades na obra.

       Atualmente, dos 25.980 funcionários na MRV Engenharia, 17,2% deste total corresponde ao universo feminino.

      A MRV Engenharia

      Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 230 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em 130 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. Em 2014, a MRV vendeu 41.325 unidades e lançou 29.386 imóveis, além de ter entregue 42.505 chaves.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •