• NOTICIAS

      30/04/2010 | PAI-Serviço recebe mais 5 vans

      O prefeito Hélio de Oliveira Santos, o secretário municipal de Transportes, Sérgio Torrecillas, e representantes das empresas de ônibus da cidade, apresentaram nesta sexta, dia 30 de abril, a nova frota de vans que vai integrar o PAI-Serviço, serviço de transporte porta a porta, e porta a ponto, voltado às pessoas com deficiência física severa (que utilizam cadeira de rodas ou andador).

      De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), agora, o PAI contará com 25 vans. Antes, a frota era de 20 veículos. Os investimentos na aquisição dos cinco novos veículos (vans) foram da ordem de aproximadamente R$ 430 mil.

      O PAI-Serviço, que realizou cerca de 62 mil viagens no ano de 2009, terá agora capacidade para ampliar em 20% os deslocamentos, promovendo mais 6,8 mil viagens/mês.

      “A entrega destes veículos é um elemento simbólico e estratégico porque, assim como as estações de transferência cidadãs, a rampa acessível do Paço Municipal e a nova Rodoviária, as vans do PAI-Serviço representam a busca da igualdade de oportunidade para os que mais precisam”, disse o prefeito.

       
      Expansão

      Vale lembrar que em 2006 o serviço dobrou sua frota de 10 para 20 veículos. Esta, portanto, é a segunda grande ampliação da frota nos últimos anos. O PAI-Serviço conta, ainda, com dois ônibus acessíveis exclusivos.

      Junto com a ampliação da frota de vans, a cidade registra crescimento da frota de ônibus adaptados no Sistema InterCamp – o que permite a integração das vans com o transporte coletivo, no serviço porta a ponto.  Em 2005, Campinas tinha 22 ônibus acessíveis, atualmente, 262 ônibus adaptados já circulam nas ruas.

      O número de usuários do PAI-Serviço também vem crescendo ano a ano. Em 2006, eram 362 cadastrados, em 2007 eles já somavam 426. No ano seguinte, quase dobrou, registrando 805 usuários e, em 2009, já contabilizava 1.067 cadastrados. Neste ano, o PAI soma 1.154 usuários cadastrados.

      À medida que crescem os beneficiados, as viagens também se multiplicam. De 2006 para 2009, as viagens aumentaram mais de 283%.

      A nova frota tem capacidade para transportar dois cadeirantes e mais dois usuários com andadores, em cada viagem.

      “Essa entrega simboliza novas mudanças positivas no sistema de transporte coletivo de Campinas, garantindo a ampliação de um serviço importante para os cidadãos que precisam ser incluídos em nossa sociedade”, disse o secretário de Transportes.

       
      Reformulações

      Além da ampliação da frota e de seu atendimento, o PAI-Serviço também passou por reformulações importantes, desde a sua implantação, em 2006. O horário de atendimento, que ia até as 20h durante a semana, foi  estendido para as 23h30 de segunda a sexta; e, aos sábados, domingos e feriados, das 7h30 às 18h.

      Outra mudança significativa foi a passagem do atendimento e agendamento do serviço para o Disque CIMCamp (3772-1517), que funciona 24 horas/dia.

      Para utilizar o PAI, o interessado deve se cadastrar na EMDEC e apresentar deficiência física severa (utilizar cadeira de rodas ou andadores). O uso das vans pode ser feito para lazer, educação, tratamento médico ou por outras motivações do beneficiado. Informações para se cadastrar e agendar viagens nas vans do PAI-Serviço pelo telefone (19) 3772-1517.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •