• NOTICIAS

      14/05/2015 | Rede Imobiliária Campinas - Bancos Privados

      BANCOS PRIVADOS: OPORTUNIDADE PARA AUMENTAR CARTEIRA IMOBILIÁRIA
                                                                                    
       *Rodrigo Coelho de Souza
       

      As mudanças anunciadas pela Caixa Econômica Federal para concessão de crédito imobiliário, que começaram a vigorar no último dia 4 de maio, são uma grande e inequívoca oportunidade para que os bancos privados possam aumentar suas carteiras neste segmento.

      Conforme as novas regras, os financiamentos com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) terão uma redução do limite do valor total financiado de 80% para 50% do valor do imóvel no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). A mudança atinge apenas os imóveis usados financiados com recursos da poupança. Não foram afetados pela mudança, os imóveis do programa Minha Casa Minha Vida e os financiamentos com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

      É importante frisar que a Caixa detém 70% de todos os financiamentos de imóveis no País, razão pela qual os concorrentes, caso mantenham a oferta de crédito, financiando até 80% do valor dos imóveis, poderão ganhar uma fatia expressiva deste percentual. Pelas notícias iniciais, os bancos privados já vislumbraram esta perspectiva e pretendem inalterar as exigências para concessão de crédito.

      Haverá reflexos também na aquisição de imóveis na planta, que se tornarão mais atrativos ao consumidor, uma vez que não foram atingidos pela medida restritiva. Ou seja, as incorporadoras têm a oportunidade de diminuir seus estoques e alavancar suas vendas.

      Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário (Abecip), os imóveis usados representaram a maior parte dos financiamentos feitos no país em 2014. Foram 202 mil imóveis usados financiados, contra 142 mil imóveis novos. As alterações anunciadas pela Caixa podem equilibrar estes números, caso realmente haja uma migração para o mercado de imóveis novos.

      É extremamente salutar que as demais instituições financeiras realmente mantenham o percentual de até 80% do valor do imóvel, para o financiamento imobiliário, caso contrário, o mercado imobiliário, que já sofre com a recessão econômica poderá se retrair.

      Esperamos que as medidas econômicas do governo surtam efeito, para que possamos retomar o rumo do crescimento e o incentivo à aquisição da casa própria.

      *Rodrigo Coelho de Souza é presidente da Rede Imobiliária Campinas. E-mail: executivo@redeimobiliariacampinas.com.br.

      Foto : Roncon&Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •