• NOTICIAS

      30/05/2015 | Portal Mais Leve

      Agência de publicidade de Campinas incentiva funcionários a praticarem atividades físicas
       

      Programa Portal Mais Leve, que já tem adesão de 60% dos trabalhadores,
      busca estimular hábitos saudáveis, saúde, qualidade de vida e melhorar a produtividade

      “Não tenho tempo; não tenho dinheiro para praticar atividades físicas”, expressões muito usuais entre as pessoas não são mais desculpas para trabalhadores sair da empresa e mexer o corpo, deixando o sedentarismo de lado. Pelo menos para os 70 funcionários da agência Portal Publicidade, com sede em Campinas, interior de São Paulo. A empresa lançou recentemente o Programa Portal Mais Leve, com o objetivo de estimular hábitos saudáveis, promover saúde e qualidade de vida para toda a equipe. Com menos de um mês, a iniciativa já tem a adesão de 60% dos funcionários e a meta é que todos se entreguem às atividades físicas nos próximos meses.


      O Programa Portal Mais Leve tem uma concepção diferente da ginástica laboral, onde os funcionários das empresas geralmente tiram alguns minutos do dia para realizar uma atividade em grupo. A proposta do Portal Mais Leve  é que eles saiam do ambiente de trabalho para realizar exercícios como caminhada, corrida, natação ou outra atividade física. Com o auxílio das profissionais, a coach Rosana Merino e da atleta Vanessa Gianinni, da RM Consultoria Esportiva, cada funcionário tem seu objetivo pessoal traçado assim que adere à campanha. A coach organiza uma planilha de treinamento individual, indicando atividades para manter uma rotina diária de exercícios e aos que quiserem participar de provas esportivas.

      Além dos treinos individuais, esta ação também prevê treinos coletivos, com atividades ao longo da semana e finais de semana, com acompanhamento técnico da profissional.

      Segundo Rose Nogueira, diretora de Recursos Humanos da Portal Publicidade, a implantação do Programa vinha sendo discutida há mais de um ano internamente e em conversas com os funcionários, a grande maioria da chamada Geração Y, mais preocupada com a saúde, qualidade de vida e estética. “Na pesquisa anual de clima, avaliamos o nível de satisfação com programas de qualidade de vida. Temos hoje, além da consultoria esportiva, convênio médico, bolsas em academia e distribuição de frutas todas as quintas-feiras”, diz.


      Além dos benefícios para a própria saúde e qualidade de vida dos funcionários, a prática de atividades físicas diárias também traz benefícios para a empresa. Entre eles, Rose destaca a satisfação das pessoas com o seu local de trabalho, integração da equipe, maior concentração nas atividades, aumento de produtividade no dia a dia e queda nos índices de sedentarismo que, por sua vez, gera economia de gastos com doenças.


      Camilla Camargo, Gestora de Núcleo de Atendimento da agência é uma das funcionárias que aderiram ao Programa e faz parte da comissão encarregada de estimular os colegas. “A idéia do Portal Mais Leve surgiu da vontade de proporcionar mais qualidade de vida e disposição para meus colegas de trabalho já que, por experiência própria, tive muitos problemas de saúde por conta do sedentarismo e jornadas excessivas de trabalho em empregos anteriores”, conta. “Tenho sentido grandes diferenças na minha rotina, acabei iniciando em um esporte que jamais imaginaria ser possível fazer, o Triathlon. A cada dia um novo aprendizado e um novo desafio pessoal. E com isso grande disposição e ânimo para enfrentar nossa corrida rotina diária”, explica Camilla.


      Outro que aderiu à iniciativa foi Rogério Caporossi, Coordenador de Eventos da Portal. Ele conta que já praticava atividades físicas, mas andava desanimado e sem estímulo. “Para os exercícios de corrida, aumentei a frequência, mas foi a natação que trouxe mais estímulo. Sempre tive vontade de nadar, mas faltava a motivação. Com o suporte do Programa, re-aprendi a nadar. O próximo passo é o ciclismo, mas tudo tem seu tempo”, revela. Ele diz que as mudanças em sua rotina e vida, mesmo com pouco tempo, são gritantes. “Me sinto mais disposto, "esperto" e motivado. Além de estreitar o relacionamento com demais pessoas da equipe”.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •