• NOTICIAS

      07/06/2015 | ABAL - Encontros Musicais

      Concerto lírico festeja noite dos enamorados


      Neste 12 de junho, dia dos Namorados, sexta-feira, a ABAL Campinas brinda o público com recital especial comemorativo no auditório da ACI (rua Barreto Leme, 1474, Centro, tel. 3234-2591), às 20 horas, e que contará com a participação do tenor do Rio de Janeiro, André Figueiredo, do soprano Mayra Terziann e o pianista Alexsander Magno dos Reis. O evento terá, ainda, a presença de poetas da Casa do Poeta de Campinas, convidados a pontilhar o programa com poemas sobre o Amor. A poeta Eunice Rodrigues de Pontes selecionou de sua autoria, "Amor"; Rosana Montero Cappi mostrará os versos de "Reflexos do Luar" e José Luiz Pires irá oferecer seu poema "Manancial de Paixão". Na chegada, as pessoas serão recepcionadas com a Poesia de Bandeja, na qual as estrofes poéticas manuscritas são entregues por seus autores. 

      Mayra Terziann escolheu para este recital o seguinte repertório: "L'ora o Tirsi", da Manon Lescaut, de G. Puccini; "Klange der Heimat", da opereta Die Fledermauss, de J. Strauss; "Come serenamente", da Lo schiavo, de Carlos Gomes; e a ária "Era più calmo... Salce, Salce... Ave Maria", da ópera Otello, de Verdi; o tenor André Figueiredo cantará "Dein ist mein ganzes Herz", da operet O Pais dos Sorrisos , de F. Lehar; a ária "Amor vida de mi vida", da zarzuela Maravilla, de F.M. Torroba; e "No Puede Ser" , da La Tabernera Del Puerto, de Torroba; a  ária "Niun mi tema" e o dueto "Gia Nella Notte Densa", da Otello, de G. Verdi, com a soprano Mayra Terziann.

      Tendo iniciado seus estudos de técnica vocal com Maria Helena Bezzi e o tenor Alfredo Colósimo, o tenor André Figueiredo estudou repertório com a Profa. Dília Tosta. Hoje é orientado pelo Tenor Eduardo Álvares. Participou de vários concertos e recitais como solista em várias apresentações pelo Brasil. Tem se apresentado em teatros do Rio de Janeiro, incluindo o Municipal de Niterói, Trianon, em Campos dos Goytacases, acompanhado pelas Orquestras Municipal de Campos e Mariuccia Yarcovina, além de várias apresentações no Projeto Música no Museu, Forte de Copacabana, na Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, no teatro da ACM, Sala Baden Powell, Centro Cultural da Justiça Federal e outros. Apresentou-se, acompanhado pelo Maestro Claudio Vettori, dos programas "Sala de Concerto" e "Musica e Músicos do Brasil", ambos da rádio MEC, conduzidos por Lauro Gomes. Em Ópera, interpretou Rodolfo na ópera La Bohème, de G. Puccini, D. Jose, na ópera Carmen, de G. Bizet; Luigi, na ópera Il Tabarro, de G. Puccini em montagens da Cia Lírica no Centro Cultural da Justiça Federal e Sala Baden Powell e "Festival do vale do café" e, em Vassouras, junto à Orquestra Juvenil de Vassouras.

      A soprano Mayra Terziann é bacharel em canto pela Unesp, na classe da prof.ª Martha Herr; aluna especial de Mestrado em Ópera da HfMDK Stuttgart, na Alemanha, tendo aulas de canto com a prof. Ulrike Sonntag. Participou de diversos cursos e masterclasses com professores como Neyde Thomas, Rio Novello, Carlo Colombara e Annick Massis. Como cantora, destaca-se seu trabalho como Marcellina e Barbarina em As Bodas de Fígaro, Olympia e Giulietta, em Os Contos de Hoffmann, Musetta em La Bohème e Frau Peachum, na Ópera dos Três Vinténs. Foi vencedora do concurso "Jovens Solistas – Eleazar de Carvalho" em 2008. Paralelamente às atividades de cantora, incentivada pela professora e diretora cênica Kathrin Prick, iniciou seus trabalhos de assistente de direção na Alemanha, no concerto GALA e na ópera Turn of the Screw, de B. Britten. Foi assistente dos diretores Mauro Wrona, Allex Aguillera, Alejandro Chacón e William Pereira. Atualmente, tem aulas de canto com o tenor Richard Bauer.

      O pianista Alexsander Magno dos Reis é Bacharel em Piano e Canto, Licenciado em Artes-Música pela UFRJ e Pós-Graduado em Música, Cursos de Aperfeiçoamento em "Children's Choir" e "HandBells Orchestra" pela University of Flórida/EUA e em interpretação pianística pela Boston University School of Music. Como coo-repetidor já atuou na Ópera do Meio Dia (UFRJ), Coral Sinfônico do Estado do Rio de Janeiro, e em muitos recitais de grandes nomes da Ópera em teatros como nas Salas Cecília Meireles e Guiomar Novaes; no Teatro Municipal do Rio e outros centros musicais. Atualmente, é Professor de Música do Instituto Educacional Jaime Kratz, Regente do Coral Jaime Kratz e da Orquestra de Sinos do Colégio (Campinas). Pianista e Concertista premiado em vários Concursos de Pianos Nacionais e Internacionais, integra a ABAL de Campinas-SP, o programa "Viva Ópera", do Rio de Janeiro e é primeiro pianista na Orquestra Filarmônica da Igreja do Nazareno Central de Campinas-SP.

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •