• NOTICIAS

      22/06/2015 | ABAL - Encontros Musicais

      Concerto de Voz e Violino na ABAL-C

      Sexta-feira, 26/06, às 20 horas, no auditório Carlos Tontoli, da ACI, (rua Barreto Leme, 1479, Centro, Tel. 3234-2591), a série Encontros Musicais, da ABAL Campinas, realiza um concerto com a soprano Érika Andrade, o violinista Diógenes Cândido e o pianista Chiquinho Costa. Será apresentado repertório onde figuram os compositores, canções de câmera e árias como (G. Faurè) Au bord de l'eau, (M. Ravel) Kaddisch (das Duas melodias hebraicas), e Sainte (letra de Mallarmé), (Ernani Braga) Abôio; (Lorenzo Fernandez e C. Meirelles), Berceuse da Onda; (C. Debussy e Paul Verlaine): Clair de Lune (primeira versão); (H. Villa-Lobos e D. Vasconcellos): Canção do Amor e Melodia Sentimental; (C. Debussy e P. Borget): La Romance d'Ariel; (W.A. Mozart): Durch Zärtlichkeit (da ópera O Rapto do Serralho), além de obras para violino e piano.

      Érika Andrade, soprano, participou de sua primeira ópera, I Pagliacci, dirigida por Iacov Hillel, na Casa de Cultura Judaica. Em 2007 formou-se atriz pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas. No ano seguinte ingressou no curso de bacharel em canto lírico na Unicamp. Como solista participou das óperas: El hijo fingido; Bastien und Bastienne; Dido e Eneas, Gianni Schicchi; Limited, Utopia, as últimas montadas pelo Núcleo Universitário de Ópera. Como concertista: Catulli Carmina, Carmina Burana, The Messiah, entre outros. Foi acompanhada por diversas orquestras, entre elas, a Sinfônica de Campinas, Sinfônica de Limeira, Sinfônica de Americana, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Sinfônica Jovem de Campinas. Teve seu projeto “Canto em Cena” contemplado pela Bolsa Aluno-Artista pela Universidade de Campinas, onde desenvolveu uma opereta reunindo a música com as artes plásticas e cênicas. Em 2012, foi finalista do V Concurso Estímulo para Cantores Líricos. Atuou como cantora profissional do Coro Sinfônico do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, apresentando-se como solista das Vésperas Solenes, de W.A.Mozart com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí sob regência de João Maurício Galindo em dezembro de 2013. Em 2014 foi finalista do concurso “Prelúdio”, produzido pelo Maestro Júlio Medaglia, na TV Cultura de São Paulo.


      O jovem violinista Diógenes Cândido graduou-se em Música, Instrumento, na UNICAMP. Tem se apresentado em cameratas e grupos instrumentais em eventos e, recentemente, participou do espetáculo Viva L’Itália, produzido pela Brevíssima Produções, com a qual também se apresenta regularmente em casamentos e solenidades.
       

      José Francisco da Costa (Chiquinho Costa) é Bacharel em Piano, Mestre e Doutor em Música pela UNICAMP. Tem se especializado na área da colaboração pianística, especialmente no acompanhamento de cantores líricos. Participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba (2002 a 2005 e 2007) e do 25o ao 31º Festival de Música de Londrina (2005-11). Em classes de Opera Studio foi pianista assistente dos profs. Niza de Castro Tank, Neyde Thomas, Inácio de Nonno, Denise Sartori, Francisco Frias e Lenine Santos, entre outros. Apresentou-se, como pianista convidado, em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas-Unicamp. Tem participação no DVD “Acordes de uma vida”, produzido pela EPTV Campinas, sobre a vida e a obra do compositor Antônio Carlos Gomes. Em 2010, fez sua estreia no circuito internacional apresentando-se em Osaka, Japão, acompanhando o tenor japonês Kohdo Tanaka, no recital comemorativo aos seus cinquenta anos de carreira. Cumpriu estágio ao longo dos últimos anos no Departamento de Música da Unicamp, como parte do Programa de Estágio Docente (PED), sob orientação da Profa. Dra. Adriana Giarola Kayama. É o atual diretor artístico da ABAL Campinas.

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •