• NOTICIAS

      11/07/2015 | Centro Empresarial Conceição 20 Anos

      Exposição fotográfica marca o aniversário de 20 anos do Centro Empresarial Conceição

      Mostra "Conceição de Coração", com produção e curadoria de Ricardo Lima, reunirá 44 imagens e estará aberta ao público a partir de 15 de julho

      Marcando seu aniversário de 20 anos, o Centro Empresarial Conceição, maior edifício comercial de Campinas, promove a exposição fotográfica "Conceição de Coração", com curadoria e produção de Ricardo Lima. Composta por 44 imagens, a mostra será aberta com um vernissage para convidados na terça-feira, 14 de julho, às 20h, e poderá ser conferida pelo público, gratuitamente, a partir de quarta-feira, 15, na sobreloja do empreendimento, localizado na Rua Conceição, 233, Centro.

      A exposição dará continuidade a uma série de ações culturais que vêm sendo realizadas desde maio em celebração ao aniversário, que será comemorado oficialmente na terça-feira, 14 de julho – mesma data em que a cidade de Campinas completa 241 anos de fundação.

      Além de contar por meio de imagens a história do empreendimento e de uma das ruas mais importantes do município, a exposição "Conceição de Coração" retrata Campinas vista do Centro Empresarial Conceição e o edifício avistado dos mais diversos pontos da cidade. Também mostra cenas do cotidiano do maior edifício comercial da cidade, pelo qual passam diariamente cerca de 3 mil pessoas por dia.

      Com 42,2 mil metros quadrados de área construída e um total de 35 andares, o Centro Empresarial Conceição abriga 448 salas, além das lojas situadas no shopping do pavimento térreo. Dispõe ainda de 500 vagas de estacionamento e de um centro de convenções com capacidade para 373 pessoas. Um dos mais sólidos centros empresariais da cidade, foi pioneiro ao trazer para Campinas no início dos anos 1990 o conceito de reunir em um só local operações de serviço, lojas e espaços para empresas dos mais diversos setores, tão em voga hoje nas principais cidades do país.

      "A exposição é uma homenagem do Centro Empresarial Conceição à cidade de Campinas e aos nossos condôminos em retribuição ao carinho que recebemos ao longo desses 20 anos. Queremos que essa mostra contribua para o acervo cultural campineiro, retratando sua imponência e beleza e despertando o olhar da população para a beleza do município", afirma o síndico do empreendimento, Waldemar de Oliveira Ramos Junior. Ele acrescenta que o incentivo à arte é uma característica do empreendimento desde o seu início, que foi marcado por um concurso cultural em homenagem ao famoso artista José Pancetti.

      A intenção é que as fotos fiquem em exposição de forma perene no edifício. Acompanhada de um projeto expositivo cuidadosamente elaborado, a mostra será composta de 36 fotos expostas em fine art e seis painéis "gigantes", sendo que o maior deles, de 15 m X 2,5 m, cuja imagem é uma panorâmica da cidade de Campinas, ocupará a fachada do prédio, prometendo se tornar uma atração na região central.

      Ricardo Lima conta que o processo de produção das imagens durou cerca de 30 dias, no qual foram clicadas mais de 5 mil fotos. "Utilizamos o topo de edifícios localizados no quatro pontos cardeais da cidade e nos valemos até de um drone para fazer as mais variadas fotos, tanto do centro empresarial como de Campinas e da Rua Conceição. Também mergulhamos no dia a dia do edifício, retratando seus personagens e peculiaridades", explica Ricardo Lima. Entre os diversos personagens, ele cita o senhor José Antonio Alves, funcionário da Manutenção do CEC, que atua no local desde a obra de construção e foi clicado por Lima no topo do prédio que ajudou a erguer.

      Os cliques foram feitos de pontos como o Balão do Castelo, Pedreira do Chapadão, rodovia Professor Zeferino Vaz (Tapetão) e avenida Francisco de Paula Souza. O resultado, acredita Lima, deverá surpreender os visitantes.

      Além das imagens produzidas especificamente para a mostra, serão expostas fotos antigas. "Graças a uma parceria com o Centro de Memória da Unicamp e com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do acervo do amigo Luiz Granzotto e também do saudoso fotógrafo V8, selecionamos imagens históricas da Rua Conceição e também da cidade como um todo que deverão emocionar e trazer ótimas recordações", acredita. Fora as instituições citadas, ele agradece ainda a parceria com os fotógrafos Marcos Peron e Tiago Navas, que utilizou um drone para a realização de algumas das imagens.

      Para incentivar a interatividade dos condôminos e vizinhos ao CEC, Ricardo Lima lançou uma campanha estimulando as pessoas a compartilharem imagens da Rua Conceição nas redes sociais utilizando a hashtag #conceicaodecoracao.  

      Jornalista formado pela PUC-Campinas, Ricardo Lima atua desde 1995 como repórter fotográfico, tendo integrado a equipe do jornal Folha de São Paulo, sucursal Campinas, e atuado em coberturas fotográficas para veículos diversos. Atua na diretoria da Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos do Estado de São Paulo) e é diretor de Cultura do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau. Lima ainda teve seu trabalho exposto em diversas mostras, como na III Jornada Fotográfica Latinoamericana de Havana, em Cuba, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e no Centro de Convivência Cultural de Campinas. É o idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia, que está na sua nona edição, além de ser membro fundador da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB).

      Apresentação musical e palestra

      Além da exposição de fotos "Conceição de Coração", o Centro Empresarial Conceição promoverá no dia 14 de julho mais duas apresentações do show "Sinal dos Tempos", com o duo Rafael Thomaz e Guilherme Lamas.

      O repertório traz uma homenagem ao centenário do compositor e multi-instrumentista Garoto (Aníbal Augusto Sardinha, 1915 – 1954), que teria completado 100 anos em 2014. Garoto foi um virtuose que dominava quase todos os instrumentos de cordas dedilhadas e foi conhecido por suas inovações harmônicas precedentes à bossa-nova, tornando-o grande influência para as gerações posteriores.

      Eles estarão na sobreloja do CEC em dois horários, das 12h30 às 14h (aberta a todos os visitantes) e das 20h30 às 22h (só para convidados).

      Durante a apresentação no horário do almoço, os visitantes poderão apreciar o tradicional Café Árabe, oferecido pelo projeto Campinas Café Festival. A bebida, preparada com a mesma receita desenvolvida há mil anos, com processo de torrefação e moagem diferenciados, será harmonizada com petit fours decafé, além de geleia rústica de banana com calda árabe de café. Para completar o clima, o serviço será comandado por mulheres caracterizadas com a tradicional vestimenta feminina árabe.

      Também na terça-feira, 14, à noite, o empreendimento promoverá em seu auditório uma palestra para convidados sob o comando de Mirza Pellicciotta, historiadora do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

      Mirza, que durante nove anos atuou como coordenadora do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas, fará uma reflexão sobre a formação da região central da cidade, na qual o Centro Empresarial Conceição está inserido, e sobre a importância da valorização do patrimônio histórico em linha com o desenvolvimento.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •