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      31/08/2015 | Grupo Primavera adota software

      Grupo Primavera adota software para alfabetização de crianças

      ONG firmou uma parceria com a Unidade Beneficente Estrela da Manhã para utilizar a ferramenta lúdica aos atendidos de 7 a 9 anos de idade

      A ONG Grupo Primavera, de Campinas (SP), firmou uma parceria com os idealizadores do projeto Luz do Saber – Alfabetização com Inclusão Digital, que foi desenvolvido em 2007 pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, a Casa Brasil da Presidência da República e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará. O objetivo é oferecer uma nova opção lúdica de alfabetização para as crianças de 7 a 9 anos de idade atendidas pela instituição.

      No último dia 25, Carlos Vitório Gorreri e Marco Antonio Silveira, responsáveis pela implantação do projeto em Campinas, estiveram na ONG para presenciar o uso da ferramenta e oficializar a parceria. Na instituição, o software começou a ser usado por 101 delas, durante as atividades de Letramento ministradas pelas educadoras. Além disso, os educandos terão acesso livre à plataforma em suas residências.

      “Queremos potencializar a escrita e motivar a leitura de forma lúdica e também incentivar o contato com o mundo virtual por meio de programas que acrescentem conteúdos de aprendizado às crianças. Esse software é muito dinâmico e traz exercícios com conteúdos diversos, alguns em forma de jogos e gibis, sem repetir o modelo que a criança costuma ver na escola pública, onde nossos atendidos estudam. Assim, alimentamos a vontade deles de utilizar o eletrônico, mas sem perder o foco da alfabetização. Conhecemos essa plataforma por meio de um voluntário da ONG e decidimos adotá-lo porque precisamos acompanhar as novas tecnologias”, diz Márcia Letícia,  pedagoga do Grupo Primavera.

      Segundo ela, recentemente educadoras da ONG receberam a capacitação dos responsáveis pelo projeto Luz do Saber para que pudessem aprender sobre o uso correto dessa plataforma, que será usada uma vez por semana, por uma hora, em sala. “Não tivemos nenhum custo com a novidade, pois é de uso livre, qualquer pessoa ou entidade pode usar. Essa novidade vem a ampliar as parcerias da ONG com outras instituições. Entre elas, com a Fundação Leman, que beneficia os nossos atendidos nas aulas de Matemática desde 2013.”

      Carlos Vitório Gorreri e Marco Antonio Silveira garantem que é possível estender o projeto a outras instituições de Campinas interessadas em alfabetização infantil. “Como a ferramenta é livre, podemos capacitar os educadores para que o usem junto a seus educandos e passamos a monitorar o uso para acompanhar os resultados”, explicam.

       

      Sobre o Grupo Primavera

      Fundado em 1981, o Grupo Primavera cresce a cada ano e atingiu a marca de quase 9 mil meninas e jovens atendidas nos mais de 30 anos de transformação social no Jardim São Marcos, bairro da periferia de Campinas (SP) reconhecido pela violência.

      Hoje, a ONG atende a aproximadamente 500 crianças e jovens, que têm suas vidas transformadas por meio de programas e projetos inovadores de educação e convívio social, cultura, bem-estar e profissionalismo. Em sua sede, desenvolve programas de educação complementar para meninas e adolescentes de 6 a 18 anos de idade, com o objetivo de minimizar os riscos sociais aos quais estão expostas, promovendo uma formação baseada em valores como disciplina e empreendedorismo, capacitando-as para que se sejam agentes de mudança no meio em que vivem – seja incentivando-as a prosseguir nos estudos ou garantindo a inserção profissional delas no mercado de trabalho.

      Além das meninas primavera, também atende jovens meninos por meio de seus programas de educação complementar, caso do Pacto, programa especial da ONG que prepara jovens para os exames de admissão em colégios técnicos de Campinas e região.

       

      Sobre o Luz do Saber

      O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de crianças, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.

      Atualmente, disponibiliza cinco módulos, entre eles o “Começar”, que é composto por 10 atividades que estimulam os usuários por meio de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolve as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.





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