• NOTICIAS

      08/09/2015 | MRV Engenharia

      DIA NACIONAL  DA  ALFABETIZAÇÃO – 8 DE SETEMBRO

      MRV APRESENTA BALANÇO DE AÇÕES EDUCACIONAIS E PROFISSIONALIZANTES NOS SEUS CANTEIROS DE OBRAS

      Construtora conta atualmente com 111 escolas e cerca de dois mil alunos em seus canteiros de obras em todo País. Regional Campinas da MRV oferece diversos cursos – de alfabetização ao profissionalizante e  investe R$ 445 mil em ampliação de salas de aulas de escola pública em Mogi Guaçu.

      Depoimentos de colaboradores mostram que educação amplia oportunidades profissionais  na construtora  e abre novas perspectivas para a vida pessoal.

      A educação é uma ação transformadora, que possibilita às pessoas ampliarem suas oportunidades no trabalho e na vida. Em comemoração ao Dia Nacional da Alfabetização (8 de setembro), a MRV Engenharia, líder nacional no mercado de imóveis econômicos, apresenta um balanço de suas ações voltadas à alfabetização, elevação de  escolaridade e profissionalização de seus colaboradores.  A MRV conta atualmente com 111 escolas e cerca de dois mil alunos distribuídos em seus canteiros de obras, presentes em mais de 133 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. Os números mostram o tamanho do esforço educacional que a empresa desenvolve com os seus colaboradores em todo o Brasil.

      Na Regional Campinas da MRV Engenharia estão sendo desenvolvidas diversas ações educacionais, desde alfabetização, elevação de escolaridade e cursos profissionalizantes, voltados para colaboradores até ampliação de unidades escolares que atendem toda a população. Com investimentos de R$ 445 mil, a MRV na cidade de Mogi Guaçu, amplia a Escola Alice de Campos Silva, no Jardim Novo II, contemplando a comunidade local com mais cinco salas de aula (de 7,05 metros por 7,05 metros) e mais um corredor de ligação com o prédio já existente.

      Dentro as ações educacionais desenvolvidas pela Regional Campinas, no dia 19 de junho/2015 foi  iniciado o primeiro curso profissionalizante para capacitação em alvenaria estrutural – assentamento. Esse projeto pioneiro da construtora em todo o País teve a participação de 14 colaboradores da obra Parque Pérola do Oriente, na cidade de Piracicaba. Esse curso contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi).  A formatura desse grupo de 14 alunos ocorrerá ainda em setembro. Esse curso profissionalizante deve servir de modelo para outros que serão implantados pela MRV nas cidades onde atua.

      Em programas de alfabetização e elevação de escolaridade, a Regional Campinas conta com 10 alunos em Itu, 10 em Votorantim e outros 14 em Piracicaba – obra Parque Paradiso.

      Depoimentos – Para Ginaldo Souza Santos, 30 anos, que atua na obra Parque Pérola do Oriente e realizou o curso profissionalizante – pedreiro de alvenaria, as mudanças estão acontecendo até mais rápido do que esperava. “As pessoas não me viam como profissional, hoje sinto que todos me olham diferente. Estou fazendo reparo de caixa de passagem (luz elétrica e esgoto). Aprendi a alinhar e esquadrejar uma parede. Saí de uma função de ajudante para a de um profissional mais qualificado”, comemorou Ginaldo, que já começou a atuar em atividades que desenvolveu durante o seu curso.

      O coordenador de obras do Parque Paradiso, em Piracicaba, engenheiro civil Bruno Matiuzzi de Oliveira, informa que o curso de elevação de escolaridade na obra já está na terceira turma, que começou em agosto. “Muitos já sabem ler e escrever, mas não são considerados alfabetizados. Alguns ainda não identificam as letras. A maioria está em processo de alfabetização. A meta é elevar o grau de escolaridade para leitura e escrita. Eles almejam uma promoção e sabem que esse é o melhor caminho”, acrescentou o engenheiro.

      Novos Cursos – O Diretor de Produção da MRV Engenharia, Tulio Pereira Barbosa, autorizou o lançamento para a Regional Campinas de mais dois cursos de capacitação profissional, que serão lançados no início de outubro. O curso de capacitação para reboco interno e externo, que será realizado em Piracicaba, na obra Pérola da Oriente. Em Campinas, será realizado o curso de capacitação em alvenaria, na obra Parque das Constelações. Além das aulas técnicas, serão realizadas aulas práticas nas obras e também aulas sobre história da empresa e sua importância no mercado brasileiro, sobre direitos e deveres, sustentabilidade e responsabilidade social.

      Para participar desses programas, o colaborador deve saber ler e escrever. Essa condição é para motivar aqueles não alfabetizados, para que participem do programa de elevação de escolaridade. São dez vagas para cada módulo e os participantes devem residir no município onde será ministrado o curso. Esse programa conta com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (SintiCompi), através da empresa Consfor.

      A MRV Engenharia

      Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 250 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 133 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. No primeiro semestre de 2015 a companhia vendeu 18.361 unidades e lançou 13.570 imóveis.

      Foto:  Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •