• NOTICIAS

      05/10/2015 | Clara López Toledo Corrêa

      FIM DA LEI DO BEM.

      RETROCESSO PARA O PAÍS.
       

      *Clara López Toledo Corrêa

       
      Há 10 anos foi criada a Lei do Bem, assim apelidada por conceder incentivos fiscais às pessoas jurídicas privadas que realizassem pesquisas e desenvolvimento de inovação tecnológica para o País, juntamente com as universidades. Assim seria rompido um monopólio do saber destinado a poucos. Ampliaríamos, portanto, as possibilidades de aplicação de procedimentos facilitadores para o desenvolvimento de mercados diversos e fomentaríamos a educação.  Com isso teríamos o alcance da tecnologia para o benefício de toda a sociedade brasileira. Dessa forma, erradicaríamos o chamado mercado cinza (mercado de produtos ilegais), que desde a criação desta lei teve uma queda significativa (de 73% a 14,6%, de 2004 a 2014) e passaríamos atrair investidores de peso para o País.


      Entretanto, essa lei pouco conhecida, devido a sua complexidade técnica, fiscal e tributária, também, parece que cairá no esquecimento.  Com ela uma série de artigos da lei será extinta, dentre eles os artigos que dispunham sobre o incentivo à inclusão digital em pleno século 21! Todos esses incentivos deixarão de existir em um mês mais que significativo para o mercado e seus consumidores: dezembro. Isso significa que os empresários (de diversos escalões) arcarão com impostos mais altos e como consequência, o consumidor, mais que desgastado por arcar com contas altíssimas, também.

      O motivo para esse corte, bem como tantos outros, é a inquestionável crise mundial e nacional. É fato que o governo necessita arrecadar para cumprir com todas as suas obrigações. Por esse motivo vem procurando aumentar algumas taxas para controlar a inflação e o dólar. Entretanto, cortar a tecnologia e os benefícios que ela traz para a população é retroceder. Tais medidas apenas esmagam o consumidor, a população e a economia e não controlam de fato a inflação. É fato que isso não é a solução.
       

      * Clara López Toledo Corrêa é advogada da Toledo Corrêa Marcas e Patentes. E-mail – claratoledo@toledocorrea.com.br


      Foto:  Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •