• NOTICIAS

      19/10/2015 | Dra. Suzikelli Souza endocrinologista

      Suzikelli Souza

      DIFERENÇAS ENTRE MASSAS MAGRA E GORDA E COMO A MUSCULAÇÃO AJUDA NA VIDA SAUDÁVEL

      A médica endocrinologista, Suzikelli Souza, explica os tipos de massa que compõem o nosso organismo e como elas podem ser medidas através do exame de bioimpedância.

      Ela explica ainda porque a musculação é fundamental para o aumento da massa magra e inclusive é recomendada no tratamento da osteoporose.


      O que significam a massa magra e a massa gorda no nosso organismo?

      Suzikelli Souza – Nosso corpo é composto por água, massa magra e massa gorda. São esses componentes que nos dão um peso quando subimos na balança, mas cada um deles indica um aspecto diferente. Um atleta, por exemplo, poderá verificar que teve um ganho de peso ao subir na balança, mas isso não significa que engordou. Ele pode ter tido um ganho de massa muscular. Esse ganho vai ajudar na queima calórica. A chamada massa magra tem uma atividade metabólica mais acelerada que a do tecido gorduroso, por isso quanto mais se aumenta a massa muscular, mais acelerado torna-se o metabolismo. Com isso melhoram também o sono, eliminam a gordura corporal e controlam o colesterol, entre outros benefícios.

      Como se avalia o paciente em relação a essa composição corporal?

      Suzikelli Souza – Precisamos avaliar a origem do peso de cada pessoa. O aumento do percentual de massa muscular no organismo resultará em maior quantidade de proteína, que é o próprio músculo. Ao contrário, o aumento da massa gorda, provoca a lentidão no metabolismo. O aumento dessa gordura, em um período de dois a três anos, resultará no envelhecimento do organismo. O músculo é rico em mitocôndrias, que fornecem a energia para o nosso corpo. A gordura, ao contrário, não tem mitocôndrias.

      A musculação então é essencial para uma longevidade saudável?

      Suzikelli Souza – Manter o músculo saudável, através da atividade física regular, sem dúvida é essencial. Observe que pessoas na faixa dos 60, 65 anos, começam a andar se segurando em alguma coisa. Essa dificuldade ao caminhar acontece porque elas estão perdendo a musculatura da coxa. É preciso manter esse músculo da coxa ereto para que se possa caminhar com segurança. A atividade muscular regular ajuda a reverter esse quadro, mesmo nas pessoas idosas.

      A musculação é tão importante, que atualmente a recomendamos até para o tratamento da osteoporose. Melhorar a qualidade muscular é melhorar a vascularização, a oxigenação do osso. Já estamos verificando, que as academias estão se adaptando com aparelhos específicos para atender as necessidades dos idosos, em relação à prática da musculação.

      Como sabemos a quantidade que temos de massa magra e massa gorda?

      Suzikelli Souza – Precisamos fazer uma avaliação mais ampla. A massa tem nome e sobrenome. Massa de músculo ou massa de gordura? Uma pessoa que pesa 70 quilos pode ter 20% de percentual de gordura e uma de 55 quilos pode ter um percentual de 35% de gordura.  Aquela antiga regra que dizia que uma pessoa com 1,70 m de altura, deveria pesar 60 quilos, não vale mais. Podemos avaliar a composição corporal – massas magra e gorda, com um exame realizado através do aparelho bioimpedância.

      O Aparelho – O exame de bioimpedância é um método moderno e considerado pela comunidade científica como de alta precisão na avaliação da composição corporal. Ele possibilita medir os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Isso é possível através de dois pares de eletrodos adesivos que são colocados na mão e no pé direito do examinado, que permitem que uma corrente elétrica de baixíssima intensidade e imperceptível passe pelo corpo. O exame é totalmente indolor e necessita de mínimo preparo prévio. Não é indicado para gestantes e portadores de marca-passo.

      Esse exame permite mensurarmos as massas magra, de gordura e óssea e também a quantidade de água intracelular no organismo. Um aumento dessa água indica algum inchaço, ou seja, uma situação de anormalidade no organismo, que deve ter a sua origem pesquisada pelo médico.

      foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •