• NOTICIAS

      19/10/2015 | CAIPIRÍADA

      ESTA SEMANA TEM CAIPIRÍADA NO CCLA

      Integrando as comemorações dos 114 anos do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), fundado em 31 de outubro de 1901, e com a colaboração da Faculdade de Ciências Sociais, da PUC-Campinas, a CAIPIRÍADA© – Semana de Cultura Caipira - será realizada a partir de amanhã, dia 20 até sábado, dia 24 (consulte os horários no programa completo que segue anexado), no auditório do CCLA, (rua Bernardino de Campos, 989, Centro), com exibições de documentários, palestras de pesquisadores, espetáculos de violeiros, poetas e artistas do cancioneiro popular, sendo franqueada a entrada a todo o público interessado.

      Segundo os organizadores, Glauco Barsalin, da FCS/PUC-Campinas, Luiz Carlos Ribeiro Borges, do CCLA e Orlando Rodrigues Ferreira, do CCLA, a CAIPIRÍADA tem por objetivos "resgatar o conhecimento e tradições da cultura caipira e popular e, na sua abrangência acadêmica e cultural, valorizar a cultura de raízes do Brasil, em seus múltiplos aspectos".

      A CAIPIRÍADA ocorre uma semana antes do "Halloween" (31/10-01/11), festividade esta assimilada pelas novas gerações de brasileiros e que vem obtendo destacada divulgação nos meios de comunicação.

      Na opinião dos organizadores, "ainda se faz presente no Brasil com muita força o universo de representações míticas, por exemplo, o Saci-Pererê, a Cuca, Curupira, Mãe d'água e tantos outros personagens, tão bem explorados por autores como Monteiro Lobato, Ziraldo, Maurício de Souza, a dupla Palavra Cantada e outros", citando programas que trabalham essas estórias, especialmente "Cocoricó", "Senhor Brasil" (TV Cultura), "Sítio do Pica-Pau Amarelo", "Globo Rural", "Caminhos da Roça", "Terra da Gente" (TV Globo e EPTV-Campinas), entre outros. A CAIPIRÍADA, na sua abrangência acadêmica e cultural, valoriza a cultura das raízes do Brasil, em especial, a caipira nos seus múltiplos aspectos. Como destaque, a cultura caipira e a figura do próprio caipira encontram-se, desde 2008, salvaguardadas no "Livro de Registros dos Saberes", depositário que reúne o patrimônio imaterial do município, organizado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), a fim de preservar os usos, costumes, fazeres e saberes dos campineiros, conforme a Lei 14.701, de 14 e outubro de 2013 (D.O.M., 15/10/13, p. 1).
       

      PROGRAMAÇÃO COMPLETA
       

      20/10, TERÇA-FEIRA

      18 horas – Exibição do documentário "Infinitos acordes", da Trakitana Filmes, produzido e dirigido por Adriano Rosa, Josiane Giacomini e Filipi do Canto.

      19 horas – "Mazzaropi e a comicidade caipira no picadeiro", por Tiago Gonçalves, jornalista cultural e mestrando em Artes da Cena, do Instituto de Artes da UNICAMP.

       

      21/10, QUARTA-FEIRA

      19h30 – "Astronomia e Ciência na cultura caipira e popular", por Orlando Rodrigues Ferreira, astrônomo, mestre em Ensino de Ciências e doutorando em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul; associado do CCLA.

      20h45 – Debate sobre a Cultura Caipira.

       

      22/10, QUINTA-FEIRA

      14h00 – Visita dos alunos da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas, monitorada pelas bibliotecárias do CCLA

      15h00 – Apresentação do violeiro João Felipe Gomes Carvalho, acadêmico da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas

      15h30 – Comunicações sobre pesquisas acadêmicas:

      1) Mariana Calipo, socióloga pela PUC-Campinas

      2) Fernando Monteiro Camargo, antropólogo pela PUC-Campinas e mestrando em Ciências Sociais da UNIFESP.

      Mediadores: Glauco Barsalini (FCS/PUC-Campinas) e Luiz Carlos Ribeiro Borges (CCLA).

       

      23/10, SEXTA-FEIRA

      14 horas – Exibição do documentário "Contando histórias – Caipiras de fato", de Adriano Rosa, jornalista e repórter fotográfico

      15h00 – "O universo caipira na Literatura", por Luiz Carlos Ribeiro Borges, primeiro-secretário e diretor do Departamento de Literatura da CCLA

      16h00 – "Aspectos da cultura caipira como patrimônio", por Glauco Barsalini, diretor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas.

       

      24/10, SÁBADO

      11h00 – "Música, Violas e Cantorias", com os violeiros João Arruda, Tião Mineiro e a cantora Amanda Gonsales de Araújo, mestranda em Artes pela UNICAMP.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •