• NOTICIAS

      23/05/2010 | Solistas de Paulínia

       O concerto, o primeiro da 'Série Solistas de Paulínia' da Temporada 2010 do projeto Concertos Paulínia 2010, acontece no Theatro Municipal de Paulínia no domingo, 30 de Maio, às 18 horas. Os Solistas de Paulínia terão como músicos convidados a pianista croata-francesa Sanja Bizjak, o contrabaixista Adriano Costa Chaves, o violoncelista André Micheletti e o violinista Adrian Petrutiu. O programa é inteiramente dedicado à música de câmara de Schubert.



      O austríaco Franz Schubert (Liechtental, 31 de janeiro de 1797; Viena, 19 de novembro de 1828) é um dos maiores nomes da Música na passagem do estilo clássico para o romântico; a ele, Franz Liszt se referia como "o mais poeta dos músicos".
              Schubert se destacou especialmente em quatro gêneros: canções (escreveu mais de 600 lieder!), música para piano, música de câmara e sinfonias.
              Mestre consumado da música de câmara, Schubert escreveu dezenas de obras-primas. Em algumas delas, a influência dos lieder – sempre presente no compositor – se faz notar pelo uso de temas de suas canções.
              Um caso célebre é o do Quinteto para Piano e Cordas em Lá Maior D.667, A Truta, baseado no lied “Die Forelle” (à época popularíssima canção que conta a pesca da truta), cujo tema surge no quarto movimento em uma série de variações. Mas as semelhanças terminam aí: uma das mais célebres e conhecidas obras da literatura camerística de todos os tempos, o quinteto A Truta é uma obra muito leve e jovial.
              A maior criação camerística de Schubert é sem dúvida o sublime e emocionante Quinteto de Cordas em Dó Maior, D.956. Instrumentado de maneira singular – dois violinos, dois violoncelos e uma viola, o que dá à obra ares orquestrais –, o quinteto já foi chamado de "o diploma da música romântica". De fato, de sabor fortemente nostálgico e melancólico, esta obra monumental é um grande devaneio poético. O movimento lento é, seguramente, uma das mais belas músicas compostas em todos tempos.
      A cidade de Paulínia oferece ao longo de todo o ano uma programação de música clássica de nível verdadeiramente superlativo. O projeto, que está em seu segundo ano, desdobra-se em 2010 de Maio a Dezembro com duas séries de concertos abertos ao público, realizadas no moderno Theatro Municipal de Paulínia – uma “Série Internacional”, que teve início em 7 de Maio com a Sinfonieta Estocolmo, e uma série gratuita, sempre com os Solistas de Paulínia, grupo residente do Theatro Municipal,  e músicos convidados.

             A pianista Sanja Bisjak

              A série gratuita, chamada “Série Solistas de Paulínia”, terá doze concertos ao longo do ano. O primeiro deles acontece no domingo 30 de Maio, às 18 horas, em apresentação que traz ao brasil a jovem pianista Sanja Bizjak (croata nascida em Belgrado, mas radicada em Paris desde os 12 anos, e hoje cidadã francesa), um dos grandes talentos de sua geração.
              Além de Sanja Bisjak, os Solistas de Paulínia, grupo “em residência” do Theatro Municipal de Paulínia, recebem ainda três outros músicos convidados:

           Adrian Petrutiu, romeno, no violino, há dez anos integrante efetivo da OSESP

           André Micheletti, violoncelo, professor do instrumento na UNICAMP e coordenador pedagógico do trabalho de iniciação e formação musical e artística para crianças e jovens da comunidade paulinense que começa em breve como parte do projeto Concertos Paulínia 2010

           Adriano Costa Chaves, contrabaixo, jovem brasileiro que em 2005 foi descoberto por Zubin Mehta no projeto musical do Instituto Baccarelli, na favela Heliópolis, em São Paulo, e foi por ele convidado a estudar na escola da Orquestra Filarmônica de Israel em Tel Aviv; Adriano esteve na escola por três anos e integrou a orquestra em dezenas de concertos, inclusive nos da turnê sul-americana realizada em 2009 e que teve três concertos em Paulínia

              Esse time excepcional reúne-se para celebrar a música de câmara de Franz Schubert, com a apresentação de duas das obras-primas de sua produção:

           "Quinteto para piano e cordas em lá maior, Op. 114, D667", obra de 1819, conhecida como "A Truta"

           "Quinteto para cordas em dó maior, Op. 163, D.956", obra de 1827.

              Veja, no quadro, informações sobre o compositor e as duas obras do programa.


      S E R V I Ç O

      Concertos Paulínia 2010
      'Série Solistas de Paulínia'

      Domingo, 30 de Maio, 18 horas

      Sanja Bizjak - piano (Sérvia/França)
      Adrian Petrutiu - violino
      André Micheletti - violoncelo
      Adriano Costa Chaves - contrabaixo


      Solistas de Paulínia - cordas
      Pablo de León - violino
      Horácio Schaefer - viola
      Roberto Ring - violoncelo

        Programa

      Franz Schubert (1797-1828)
      Quinteto para piano e cordas em lá maior, Op.114, D.667 ("A Truta")
      Allegro Vivace | Andante | Scherzo | Andantino| Allegro giusto
       
      Quinteto para cordas em dó maior, Op. 163, D.956
      Allegro ma non troppo | Adagio | Scherzo | Allegretto

          Theatro Municipal de Paulínia
          Av. Prefeito José Lozano de Araújo 1551, Paulínia, tel. (19) 3933-2140


          ENTRADA FRANCA

          Nº de lugares: 1.367

          Duração: 60 minutos

          Indicação etária: não recomendado para menores de 10 anos

          Mais informações: concertospaulinia.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •