• NOTICIAS

      12/02/2016 | Rede Campinas

      RESIDENTE DA REDE CAMPINAS APONTA PERSPECTIVAS PARA O SEGMENTO IMOBILIÁRIO REGIONAL EM 2016

      Para Rodrigo Coelho de Souza, mesmo atravessando um momento econômico delicado, o segundo semestre pode apresentar uma retomada para o segmento imobiliário. Ele analisa ainda os mercados de locações, corporativo e de imóveis prontos e na planta.

      O mercado imobiliário, como os demais segmentos econômicos sofre as influências da macroeconomia. O presidente da Rede Imobiliária Campinas, Rodrigo Coelho de Souza, afirmou que o ano de 2015, caracterizou-se por um cenário de incertezas políticas, recessão e descontrole inflacionário. “O setor imobiliário foi afetado também pela restrição ao crédito e pela alta dos juros, que impactaram diretamente as operações de financiamento imobiliário. Nossa visão é mais otimista para o ano de 2016, embora ainda estejamos atravessando um momento econômico delicado. Porém, as análises econômicas e o histórico do país de rápida recuperação das crises apontam para uma retomada da economia, ainda que paulatina. Por outro lado, o cenário político parece caminhar para uma estabilização, reduzindo assim as incertezas que permearam o ano passado. Acreditamos que já no segundo semestre teremos um reflexo positivo para o mercado imobiliário”, explicou Rodrigo.

      Mercado de Locações – O presidente da Rede Campinas, informa que tradicionalmente o primeiro trimestre para a cidade de Campinas é um período de grande procura por imóveis, principalmente em decorrência dos universitários recém-admitidos nas inúmeras universidades existentes na cidade. “Neste ano não será diferente. A primeira quinzena de janeiro já apontou para um crescimento nas locações em comparação ao mesmo período do ano passado, com um acréscimo na ordem de 5%”, acrescentou.

      Rodrigo Coelho de Souza avalia que no segmento corporativo, ocorra um acréscimo nas locações, principalmente a partir do segundo semestre deste ano, pelos mesmos motivos já explicados. “Dessa forma, as empresas deverão ressuscitar os projetos de expansão e haverá incentivos para abertura de novos negócios. O grande número de imóveis em oferta deve contribuir para o fechamento de mais negócios, uma vez que os preços estarão mais atrativos”.

      Mercado de Terceiros (Prontos) - Este ano será um ano de oportunidades para aqueles que desejam comprar imóveis, seja para moradia ou investimento, avalia o presidente da Rede Imobiliária Campinas. “Os vendedores estão mais flexíveis nas negociações e os compradores mais otimistas com relação à retomada da economia. A modalidade de permuta deverá continuar como uma tendência. Muitas decisões procrastinadas no ano passado tendem a se concretizar no ano corrente. Acreditamos em um incremento na ordem de 10% a 15% nas vendas neste ano, no comparativo ao ano anterior”, explicou.

      Mercado de Lançamentos (Imóveis na Planta) – “O binômio estoque elevado e carência de novos produtos deverá impulsionar o mercado de lançamentos em 2016. As grandes construtoras têm um estoque considerável e precisam impulsionar suas vendas. O reflexo disso será a flexibilização nas negociações e em alguns casos, descontos reais no preço dos imóveis, possibilitando aos consumidores a realização de bons negócios”, analisou o presidente da Rede Campinas. Rodrigo comentou ainda que muitas das incorporadoras adiaram os lançamentos previstos para 2015 em decorrência das incertezas políticas e econômicas que marcaram o ano. “Conforme o desenrolar de 2016 e com o arrefecimento da crise, é natural que as empresas retomem seus planos e lancem novos produtos, mesmo porque ainda há demanda reprimida em determinados segmentos. Nossa aposta é que o setor crescerá em torno de 15% a 20% em comparação ao ano anterior”, finalizou.

      Perfil – A Rede Imobiliária Campinas, que atua através do sistema de exclusividade compartilhada, conta com 23 empresas associadas, que geram cerca de 1.000 captações exclusivas, com a média de 60 negócios realizados por mês. Conjuntamente, as associadas têm cerca de 600 colaboradores. São aproximadamente 45 pontos de vendas. Cerca de 60% dos grandes negócios imobiliários de Campinas (vendas acima de R$ 2 milhões) são realizados pelas associadas da Rede Imobiliária Campinas. A Rede Campinas detém uma enorme parcela do mercado de alto padrão de venda, compra e locação de imóveis na cidade de Campinas.

      No sistema de exclusividade compartilhada, o cliente interessado na venda ou locação do seu imóvel faz um contrato de exclusividade com uma das imobiliárias associadas da Rede, que passa a ser responsável pela negociação comercial. Pelo sistema de exclusividade compartilhada, as informações do imóvel são enviadas para todas as outras associadas, que contam com a força conjunta dos colaboradores de todas as associadas, que irão trabalhar para a negociação daquele imóvel. O cliente faz um contrato de exclusividade de no mínimo 90 dias com essa imobiliária.

      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •