• NOTICIAS

      24/05/2010 | Encontro de Carros Antigos do Galleria

      Encontro de carros antigos do Galleria Shopping faz homenagem ao Ford Maverick

      Evento será realizado no estacionamento do shopping, em Campinas, no próximo domingo, dia 30 de maio.

      O Maverick, modelo que marcou a década de 1970, será o homenageado no próximo Encontro de Carros Antigos do Galleria Shopping, que acontecerá no estacionamento do shopping, em Campinas, no domingo, dia 30 de maio, a partir das 9h.

      Segundo Junior Canela, presidente do Clube V8&Cia, organizador do encontro, esta edição é bastante aguardada, todos os anos, por existirem no país muitos colecionadores de Maverick. Para a ocasião, são esperados clubes de Mavericks da região de Campinas e também da cidade de São Paulo.

      Promovido todo último domingo do mês, no estacionamento do piso térreo do Galleria Shopping, o Encontro de Carros Antigos já virou uma tradição, atraindo cerca de 300 expositores a cada edição. O evento é uma excelente opção de passeio e também reúne venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo.

      Além de gerar entretenimento e cultura, o Encontro de Carros Antigos possui cunho social. Para participar, os proprietários de veículos devem levar 1 kg de alimento não-perecível, que será doado para entidades assistenciais de Campinas e região.

      Carro para americano
      Tendo como base os modelos Falcon, Fairlane e Mustang, em 1969 chegava ao mercado norte-americano o Ford Maverick, um carro pequeno para os padrões daquele país. Com melhor dirigibilidade e comportamento dinâmico que seus irmãos, o Maverick mantinha uma quase exigência para os americanos: motor dianteiro e tração traseira.

      O Ford Maverick era a versão familiar do esportivo Mustang.  O modelo chegou ao mercado com o motor Thriftpower Six, também usado no Falcon, com seis cilindros em linha, comando de válvulas no bloco, válvulas no cabeçote, mas com duas opções de cilindrada: um 2,8 litros, com potência de 82 cv e 3,3 litros com 91 cv. Um ano depois chegava um motor mais potente de 4,1 litros e 98 cv.

      O câmbio poderia ser manual ou automático de três marchas. Mas a grande sensação chegaria em 1971, com o histórico motor 302 V8, de 4,9 litros e 143 cavalos. O curioso é que freios a disco, ar condicionado e direção hidráulica eram opcionais.No Brasil, a Ford Motor Company precisava de algum modelo para fazer frente ao sucesso de vendas da General Motors, o Opala. Através de pesquisas, o modelo escolhido era o europeu Ford Taurus, mais moderno e bonito, mas que exigiria grandes investimentos para desenvolvimento e produção de um novo motor. Assim, a decisão recaiu em cima do Maverick norte-americano.

      No Salão do Automóvel de 1972, o carro era apresentado ao consumidor brasileiro e começou a ser vendido no meio do ano seguinte. O modelo inicial foi como motorização seis cilindros em linha, de 3 litros e 112 cavalos. Esse motor já era utilizado no Aero Wiilys.

      Alguns meses depois chegou o que causaria maior impacto: o modelo GT. No lançamento, chegou a ter mais de um ano de fila de espera. Com motor 302 V8, chegava para brigar com o Dodge Charger V8 de 5,2 litros e o Opala SS seis cilindros em linhas de 4,1 litros. Com um forte apelo esportivo e bem mais equipado, o Maverick GT atingia a velocidade máxima de 180 km/h e fazia de 0 a 100 km/k em 11 segundos.

      Para a época eram números muito bons e enfrentava seus concorrentes com méritos. Porém, tinha muitos problemas, como freios deficientes, superaquecimento do motor e alto consumo. O superaquecimento do motor foi resolvido com o tempo, o restante, nunca. O alto consumo foi também um dos motivos do fracasso do modelo de seis cilindros, que tinha um desempenho sofrível e consumo igual ao do modelo de oito cilindros.

      Com a crise de combustível, em 1975 surgia o modelo com quatro cilindros em linha. Sem nunca ter sido um sucesso de vendas, e demonstrando o erro ao não ter apostado no Taurus, em abril de 1979 a Ford descontinuou o Maverick, depois de terem sido produzidas 108.106 unidades. Porém, até hoje o carro tem verdadeiros e apaixonados admiradores e é um dos modelos mais desejados pelos colecionadores, o que torna seu preço bem elevado.  

      Serviço:

      Encontro de Carros Antigos
      Organização: Clube V8&Cia.
      Data: domingo, 30 de maio
      Local: Galleria Shopping - Rodovia D. Pedro I, km 131, Campinas - SP
      Horário: das 9h às 15h
      Entrada: gratuita





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •