• NOTICIAS

      05/04/2016 | Fórmula & Cia. - Manipulação e Drogaria

      PERSONALIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS

      Com a média de 5,4 mil produtos manipulados por mês, entre medicamentos e cosméticos, a Fórmula & Cia investe em qualidade e infraestrutura.

      Na sua campanha de descarte responsável, voltada aos clientes, a Fórmula chegou a 3 mil quilos de remédios vencidos coletados.

      O diretor-proprietário Marcos Ebert  prevê em 2016, em razão da conjuntura econômica, manter o mesmo faturamento de 2015 - em torno de R$ 3,5 milhões.

      A Fórmula & Cia. - Farmácias com Manipulação, de Campinas, chega a média de 5,4 mil produtos manipulados por mês, entre medicamentos e cosméticos. O seu diretor-proprietário, Marcos Ebert, prevê em 2016, em razão da conjuntura econômica atual, manter o mesmo faturamento de 2015, em torno de R$ 3,5 milhões. A empresa conta com sete laboratórios nas  suas duas unidades,  que produzem cápsulas, soluções orais e  fórmulas dermatológicas e cosméticos. A Fórmula conta com 78 colaboradores e oito profissionais farmacêuticos.

      Marcos  Ebert avalia que aliado aos investimentos realizados pela Fórmula nos seus sete laboratórios e na qualidade no atendimento, a ampliação das possibilidades oferecidas na manipulação de medicamentos, bem como a internacionalização do segmento, têm contribuído para que a empresa amplie a sua atuação. “A manipulação de medicamentos em dosagens personalizadas tem crescido em todo o mundo e isso também tem se refletido no Brasil, onde as farmácias de manipulação, com a utilização de equipamentos mais modernos, aumentam a sua presença”, explica o diretor da Fórmula. Ele cita também a legislação específica e a fiscalização mais rigorosa  sobre a atuação das farmácias de manipulação como também responsáveis pelo aumento da confiabilidade e da qualidade dos serviços oferecidos à população.

      LABORATÓRIOS  - Marcos Ebert ressalta que os investimentos contínuos da Fórmula & Cia, nos seus sete laboratórios garantem a qualidade dos medicamentos manipulados. “Nos nossos laboratórios a renovação de ar ocorre a cada três segundos. Quando a porta se abre, há diferença de pressão de uma área para outra, evitando que haja contaminação entre os laboratórios. Os profissionais que atuam nos laboratórios, usam paramen-tação  adequada - aventais, tocas, luvas, máscaras, entre outros, que são descartados toda vez que eles saem do laboratório. Tudo de acordo com nosso Programa de Gerenciamento de Resíduos”, explica o diretor.


      MEDICAMENTOS PERSONALIZADOS -  Ao mesmo tempo que a população conhece cada vez mais sobre a  possibilidade dos medicamentos personalizados, através das informações dos profissionais médicos, as novidades no segmento de manipulação não param. O diretor da Fórmula &Cia. afirma que a individualização do medicamento através do comprimido orodispersível, que se dissolve rapidamente na saliva, sem a ingestão de água, é uma dessas novas possibilidades, antes apenas acessível na indústria  farmacêutica e que agora também está acessível para a manipulação.

      Ele ressalta que a indicação para essa apresentação do medicamento em forma de comprimido orodispersível sempre será feita pelo médico do paciente, em consonância com o farmacêutico responsável pela manipulação. As vantagens do orodispersível são muitas: fácil administração em pacientes com dificuldades de deglutição (geriátricos, pediátricos, psiquiátricos, acamados, desabilitados ou hospitalizados), absorção pré-gástrica (bucal, faríngea e esofagiana), com desintegração rápida na boca,  em torno de 10 a 60 segundos, melhora a palatabilidade e produz uma sensação bucal agradável, sendo ainda uma forma farmacêutica inovadora e de excelente aceitação pelo paciente, aumentando a adesão ao tratamento.

      Outras formas de apresentação de medicamentos manipulados, como os em forma de gomas flavorizadas - laranja, morango ou chocolate, ajudam a diminuir o sabor amargo de alguns medicamentos, proporcionando assim uma adesão mais fácil, principalmente por parte do público infantil.

      A modulação hormonal, nova corrente de tratamento, também tem ampliado as possibilidades de personalização, oferecida pelas farmácias de manipulação, afirma a diretora técnica da Fórmula, a farmacêutica, Marcia Piva Cano.
       

      DESCARTE RESPONSÁVEL - Desde 2007, a Fórmula & Cia. teve a iniciativa pioneira, no sentido de conscientizar a população para a destinação correta dos remédios vencidos, colaborando com a preservação do meio ambiente.  A  campanha, batizada de Remédio Vencido Não Vai Para o Lixo,   sobre esse tema ambiental é tão importante, que  a Fórmula  chega  a marca de 3 mil quilos de remédios vencidos coletados. A campanha foi tão bem sucedida, que diversas Câmaras Municipais já têm legislação específica e outras empresas do segmento também já  estão adotando o descarte correto.  Ebert  acrescenta que o descarte final dos remédios vencidos, depositados pelas pessoas nos postos de coleta da Fórmula & Cia, é custeado integralmente pela empresa.
       

      CERTIFICADA - A Fórmula & Cia. também  é certificada pelo programa de excelência do SINAMM (Sistema Nacional de Aperfeiçoamento  e Monitoramento Magistral)  da  Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag).  Nas suas instalações, a Fórmula & Cia. ostenta a chancela (adesivo de porta e divulgação médica), comprovando aos clientes e à classe médica, que a empresa  participa  ativamente  no programa e tem seus principais indicadores de qualidade monitorados pela Anfarmag.

       

      A Fórmula & Cia. tem sistema de atendimento através do 0800-111747.

      Foto:  Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •