• NOTICIAS

      28/05/2010 | FILC 2010 começa dia 29

      FILC 2010 começa dia 29 com ampla programação para todas as idades

      Entre os dias 29 de maio e 6 de junho, Campinas se tornará a capital da leitura, com a realização do 2º Festival Internacional da Leitura de Campinas (FILC). A disseminação do hábito da leitura é o principal objetivo do evento, que vem com uma programação gratuita cultural e artística que promete agradar pessoas de todas as idades não só da cidade, mas de toda Região de Campinas.

      Em sua segunda edição, o FILC está mais amplo e acontece em três locais: na Estação Guanabara; Largo do Rosário e SESC-Campinas, e são esperados mais de 50 mil visitantes durante os nove dias do evento, que já confirmou a presença de autores internacionais como o francês Jean-Claude Kaufmann e o chileno Manuel Peña Muñoz. Autores nacionais consagrados também participarão do FILC, como Thiago de Mello e Rubem Alves, além de novos nomes da literatura nacional, como Fabricio Carpinejar e Fabrício Corsallete.

      Palestras e debates com os autores estão programados, além de apresentações musicais, mostras de curtas-metragem, sessões de caricatura e de mangá.

      As aulas de culinária, que no ano passado fizeram sucesso na Tenda Gastronômica, também serão um dos pontos de parada dos visitantes. As crianças também têm seu espaço garantido no FILC com atrações como contação de histórias e peças de teatro, que estão marcadas para todos os dias.

      O festival é uma realização conjunta da Prefeitura de Campinas e Unicamp, correalização do Sesc-Campinas, com produção cultural da Articular. O evento tem patrocínio da Nutron, Cosan, Magazine Luiza, CCR AutoBan, Banco do Brasil e Petrobrás.

      Homenageada

      Como no primeiro ano, o FILC sempre homenageia um autor brasileiro - no ano passado, o homenageado foi Monteiro Lobato. Em 2010, a escritora Hilda Hilst é a grande homenageada. Reconhecida pela crítica brasileira como uma das principais autoras e importante voz da língua portuguesa do século XX, Hilda Hilst é considerada uma das poucas artistas que conseguiu imprimir qualidade a vários gêneros literários, como poesia, teatro e ficção.

      A autora nasceu em Jaú, em 21 de abril de 1930, e mudou-se para a fazenda da mãe, em Campinas, em 1966 e permaneceu aqui até sua morte em 4 de fevereiro de 2004. O acervo pessoal da autora está no Centro de Documentação Cultural ‘Alexandre Eulálio’, do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e é aberto a visitações. O Instituto Hilda Hilst- Centro de Estudos Casa do Sol- faz a divulgação de suas obras e também está aberto ao público (Rua João Caetano Monteiro, sem número, quadra B, Parque Shangrilá- acesso pelo km 121 da rodovia Adhemar de Barros).

      Na entrada da Estação Guanabara haverá exposição com painéis sobre a autora, além de uma mesa literária com os escritores Cláudio Willer e Gutemberg Medeiros, que debaterão com o público a vida e obra de Hilda Hilst.
       

      Show de abertura

      A abertura oficial do evento acontece no dia 29, às 20h na Estação Guanabara com um show do cantor Luiz Melodia que se apresentará junto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Mas o FILC já estará aberto ao público mais cedo no sábado, a partir das 9h no Largo do Rosário; às 10h na Estação Guanabara e às 11h no Sesc-Campinas.
       

      Programação


      A programação completa do FILC já está disponível no site www.filc.com.br ou no banner disponível na página oficial da Prefeitura: www.campinas.sp.gov.br


      Atrações que acontecerão na Estação Guanabara, Largo do Rosário e SESC-Campinas:
       

      Mesas Literárias, bate papo, palestras e workshops – Os autores terão espaço exclusivo para conversar com o público e mostrar o seu trabalho.

      Estandes de editoras – Comercialização de livros por editoras e distribuidoras de todo o Brasil.

      Contação de história e teatro – Durante todo o festival, crianças de até 12 anos terão programação específica, com monitores garantindo a segurança, bem-estar e diversão da garotada.
       
      Praça de Alimentação – Ambiente para descanso e refeições.

      Apresentações musicais diárias.


      Apenas na Estação Guanabara:

      Tenda Gastronômica – Grande sucesso no 1° FILC, o espaço ganhará cara nova para receber os chefs. Cozinha francesa, italiana, típica brasileira e confeitaria fazem parte do cardápio apresentado ao público.
       

      Mostras de curtas-metragem

      Doação de livros – O público poderá fazer a doação de livros usados na Estação Guanabara. A arrecadação será encaminhada para bibliotecas municipais.
       

      Mais informações e entrevistas pelo telefone (19) 9696-0100- Renata Sunega.
      Departamento de Comunicação
      Prefeitura Municipal de Campinas



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •