• NOTICIAS

      01/07/2016 | MRV – TIJOLO ECOLÓGICO

      MRV PARTICIPA COM A PREFEITURA DE CAMPINAS DO DESENVOLVIMENTO DO TIJOLO ECOLÓGICO

      Protocolo envolve trabalho conjunto entre Sanasa, MRV Engenharia, Sinduscon-SP, UNASP e secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Verde e Meio Ambiente.

      No evento também foi anunciada a pavimentação, pela MRV Engenharia, do prolongamento da Avenida Camucin, que ligará os distritos de Ouro Verde e Campo Grande.
       

         A Prefeitura de Campinas realizou na manhã desta quinta (30 de junho), a cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções para o desenvolvimento do tijolo ecológico, a partir do resíduo de Estação de Tratamento de Água. O Protocolo estabelece o trabalho conjunto a ser desenvolvido pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), MRV Engenharia, Instituto Adventista de Ensino (UNASP), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas no Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e a do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

         O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, na cerimônia de assinatura, ressaltou a importância do projeto, que tem como meta transformar o resíduo (o lodo gerado na captação da água), em um produto viável – o tijolo ecológico, dentro dos conceitos de sustentabilidade. Jonas Donizette no seu discurso fez referência às parcerias, ressaltando especificamente a MRV Engenharia, “que participa do programa para o desenvolvimento do tijolo ecológico, patrocina o time de vôlei de Campinas e como contrapartida a um empreendimento, realizará a pavimentação de uma importante avenida que ligará os distritos do Ouro Verde e Campo Grande”.

         Na exposição do projeto para o desenvolvimento do tijolo ecológico, a Prefeitura de Campinas informou que a Sanasa envia 6.750 toneladas por ano de lodo retirado de Estação de Tratamento de Água (ETA) para o aterro sanitário, a um custo de R$ 1,2 milhão por ano.  O projeto visa transformar esse lodo em matéria-prima. O objetivo que é que esse tijolo ecológico chegue a conter até 80% desse lodo. A meta é que a produção dos tijolos se viabilize economicamente através da formação e capacitação de cooperativas na cidade de Campinas.

         A MRV Engenharia, conforme explicou seu representante na assinatura desse Protocolo, o diretor de Produção, Tulio Pereira Barbosa, oferecerá a possibilidade de utilização de alguns canteiros de obras específicos e adequados para a realização de ensaios in loco. A construtora também oferecerá a possibilidade de aquisição dos produtos obtidos, desde que eles cumpram as normas técnicas de utilização.

         Pavimentação da Av. Camucin – Nesse mesmo evento também foi anunciada a pavimentação de 1,2 km do prolongamento da avenida Camucin, que interligará os distritos do Ouro Verde e Campo Grande. Essa obra, afirmou o prefeito de Campinas, será realizada pela MRV Engenharia em contrapartida a um empreendimento. “Essa obra é uma das mais importantes, porque ligará dois distritos e vai proporcionar um desenvolvimento econômico ainda maior para toda essa região da cidade”, acrescentou.

        A assinatura do Protocolo de Intenções e o anúncio da pavimentação foram realizados pela Prefeitura de Campinas em uma tenda instalada próxima a Avenida Camucin, no Jardim Marajó.


      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •