• NOTICIAS

      24/08/2016 | Palestra e livro sobre Tarsila do Amaral

      Galleria Shopping recebe palestra e lançamento de livro sobre a principal obra de Tarsila do Amaral

                   Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da pintora e curadora da exposição “Universo de Tarsila” estará na Livraria da Vila na quinta-feira, 25, às 19h, comandando bate-papo e autografando “Abaporu, uma Obra de Amor”;

          Exposição interativa sobre a artista pode ser visitada até 4 de setembro

      Complementando a homenagem aos 130 anos de nascimento de Tarsila do Amaral, a maior pintora brasileira de todos os tempos, o Galleria Shopping sediará nesta quinta-feira, 25 de agosto, um bate-papo seguido de sessão de autógrafos com Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista e autora do livro “Abaporu, uma Obra de Amor”. A autora, que também é curadora da exposição “Universo de Tarsila”, em cartaz no primeiro piso do Galleria, estará na Livraria da Vila a partir das 19h, em palestra gratuita aberta ao público.

      Tarsilinha defende uma nova tese sobre a criação do Abaporu, ícone da arte plástica brasileira, que hoje pertence ao acervo do MALBA, Museu de Arte Latino-Americana  de Buenos Aires. Em suas 96 páginas, ricamente ilustradas por fotos de época e reproduções de obras da pintora, “Abaporu, uma Obra de Amor” revela bastidores da criação do quadro. Segundo a autora, o quadro, criado para presentear o então marido da pintora, o escritor  modernista Oswald de Andrade,  é um autorretrato, que representa a própria Tarsila, refletida no espelho de seu atelier.

      Para participar da palestra, os interessados deverão fazer inscrição no dia do evento, no auditório da Livraria da Vila, localizada no primeiro piso do shopping, a partir das 18h30. Os lugares serão preenchidos por ordem de chegada, até o término dos mesmos. Após o bate-papo, Tarsilinha estará disponível para autógrafos e fotos.
       

      Sobre a exposição

      Interativa, a exposição “Universo de Tarsila” pode ser visitada gratuitamente até 4 de setembro no primeiro piso do Galleria Shopping e conta com obras originais, réplicas de obras e objetos especialmente cedidos pela família da artista.

      Desenhada especialmente para levar os visitantes a conhecer a pintora modernista de maneira pessoal e inédita, a exposição proporciona uma viagem pelo tempo e pelo espaço na qual podem ser visitados cenários que retratam os aposentos da artista e o local onde Tarsila buscava inspiração para a criação de seus quadros. 

      A exposição possui dez estações cenográficas, cinco delas sensoriais, as quais possibilitam a interação lúdica do público com as instalações. “Universo de Tarsila” traz ainda uma parede sensorial inclusiva, com duas réplicas de obras em pranchas táteis, textos em braile e vídeo em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

      A atmosfera de São Paulo em 1928 se transfere para o shopping, em cenário que reproduz com peças originais, obras de arte, objetos pessoais e móveis, a atmosfera intimista do universo de Tarsila do Amaral. No cavalete, um estudo do Abaporu, ainda inacabado, criado para presentear seu marido, Oswald de Andrade, e que se transformou na mais importante obra de arte do país, símbolo do modernismo brasileiro e do movimento antropofágico.

      Na área chamada de Intimista estão alguns dos objetos de uso pessoal da pintora, com destaque especial para seus binóculos de ópera, réplicas de suas joias, incluindo o anel de brilhante estilo francês e os enormes brincos eternizados em suas pinturas. No ar, é possível sentir ainda o aroma do seu perfume favorito, Moment Supreme, de Jean Patou. Todas as peças e objetos pessoais fazem parte do acervo da família de Tarsila e foram cedidos especialmente para a exposição.

      No setor Interativo, reproduções cenográficas de algumas de suas obras mais conhecidas permitem que os visitantes da exposição entrem e participem dos quadros.  Aqui, o público poderá repetir a pose de Abaporu; mergulhar nas centenas de formas ovoides cor-de-rosa do quadro A Floresta, ou ainda sentir a suavidade das pétalas coloridas do Manacá. As fotografias serão não só permitidas, como bem-vindas em todas as estações.


      Sobre Tarsila do Amaral -  Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, São Paulo, no dia 1o de setembro de 1886. Filha e neta de grandes fazendeiros de café, foi criada na fazenda São Bernardo em meio à natureza e aos animais de que tanto gostava. Entretanto, apesar de morar no interior de São Paulo, Tarsila cresceu acostumada com o que de melhor havia no Brasil e na Europa, centro cultural do mundo àquela época. Anos mais tarde, quando, já adulta, decidiu dedicar-se à pintura, expressou em sua arte tudo o que vivenciara em sua infância e juventude. “Quero ser a pintora da minha terra”, disse Tarsila certa vez ao definir sua ambição nas artes. E conseguiu. Hoje, não apenas Tarsila do Amaral, a Caipirinha de Capivari, é a pintora mais importante de nosso país, como sua obra-prima, o quadro Abaporu, é a tela brasileira de maior valor no mundo.
       

      Serviço:

      Exposição “Universo de Tarsila”

      Quando: de 18 de agosto a 4 de setembro

      Onde: primeiro piso do Galleria Shopping (Rod. D. Pedro I, km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas, SP)

      Horários: de domingo a sexta das 14h às 20h e aos sábados, das 10h às 22h.

      Entrada gratuita

      Para visitas monitoradas de escolas e grupos, contatar o Galleria Shopping (19 – 3766-5300)
       

      Palestra e lançamento do livro “Abaporu, uma Obra de Amor”, com Tarsilinha do Amaral

      Quando: quinta-feira, 25 de agosto

      Onde: Livraria da Vila, no primeiro piso do Galleria Shopping (Rod. D. Pedro I, km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas, SP)

      Horário: 19h

      Entrada gratuita


      www.galleria.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •