• NOTICIAS

      03/09/2016 | Pacientes do Boldrini visitam a Expoflora

      Cerca de 20 crianças e adolescentes do Centro Infantil Boldrini visitaram nesta sexta-feira (2) a 35ª Expoflora, em Holambra (SP). Acompanhados de familiares e voluntários da instituição, passearam entre flores e plantas e se encantaram com a diversidade e a beleza da exposição. O passeio, organizado desde 2006 pelas voluntárias da Brinquedoteca do hospital, com algumas mães da cidade de Holambra, é sempre aguardado com ansiedade pelos pacientes.

      Um deles, o mineirinho Oziel de Oliveira Costa Junior, de 16 anos, que pela primeira vez visitou o espaço e ficou surpreso com a quantidade de flores e plantas novas e a beleza dos ambientes harmoniosos. Algumas flores ele pode rever, já que reside na zona rural onde possui espaço para plantar. "Minha mãe e eu somos apaixonados por flores. No sítio temos rosas, alguns tipos de orquídeas, dama-da-noite, copo-de-leite, variedade de graxas, comigo-ninguém-pode, berduega e muitas outras.

      No sítio, em Goiabeira (MG), a família de Oziel mantém pequena plantação para o sustento. "No início desse ano os exames de sangue mostraram alterações significativas e me encaminharam para o Boldrini, onde faço tratamento. Nesse momento, estar próximo de algo que gosto e estou acostumado a ver no sítio, com certeza, alivia um pouco a saudade e ajuda a descontrair. O que mais chamou a atenção foram as orquídeas, que eu gosto desde pequeno. Mas foi muito bom conhecer novas plantas e também as cores diferentes de algumas delas, como do antúrio, que antes eu não tinha visto". 

      Elelcy Andrade, mãe de Rennan Andrade de Souza Ramello, de 11 anos, acompanhava o filho, que aproveitou cada momento. Segundo ela, o  passeio foi maravilhoso. Rennan gostou das flores, do parque e das amizades que fez. Curado em 2015 no Boldrini de um problema no apêndice, Rennan se divertiu o tempo todo.

      A jovem moradora de Limeira, Gabriela Ramos Vilares, 17 anos, também visitava a feira pela primeira vez. Encantada com a novidade de ver muitas flores, disse ser "um momento que não podia deixar de aproveitar, depois de permanecer um longo tempo sem poder fazer muita coisa, por causa do tratamento. Gostei das rosas, das orquídeas, dos girassóis e dos brinquedos".

      Para Nina Mazzon, coordenadora da Brinquedoteca do Boldrini, que acompanhou o grupo do hospital, "é uma oportunidade proporcionar a esses pacientes momentos especiais com seus familiares e amigos de tratamento, fora da rotina do hospital, com muita diversão e entretenimento. A ideia é que eles possam vivenciar momentos de alegria, de contemplação da natureza e de convivência. Uma experiência que deixará belas recordações".

      Como para a campineira Letícia dos Santos Almeida, de 17 anos, que visitava a exposição de flores pela segunda vez. Quando tinha 8 anos, foi com os pais. Os ambientes decorados com orquídeas guardados na memória, agora se mostravam com uma beleza surpreendente. "Gostei de das decorações, das flores, do parquinho, de tudo. O passeio serviu para sair um pouco da rotina de hospital e relembrar como o lugar é bonito", diz a jovem.                     

      Centro Infantil Boldrini − maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 38 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças.  www.boldrini.org.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •