• NOTICIAS

      07/10/2016 | Hospitalhaços participa de inauguração

      Centro Médico de Campinas, juntamente com a ONG Hospitalhaços, inaugura a nova brinquedoteca do hospital  

      Considerado atualmente uma referência em tratamentos de saúde e exemplo de cooperação comunitária, o Centro Médico de Campinas, com 43 anos de fundação, juntamente com a ONG Hospitalhaços, inaugura a nova brinquedoteca do hospital, na próxima segunda-feira (dia 10), às 10h00, durante cerimônia com a presença dos principais chefes de departamento e convidados da Hospitalhaços.

      Segundo o Diretor Executivo do Centro Médico, Antonio Amaro Moreira, a ONG há mais de um ano é parceira do hospital, através da visita de palhaços todas as segundas-feiras junto à pediatria. “Eles visitam tanto a internação, como o Hospital Dia e Pronto Atendimento, e agora essa parceria vem se fortalecendo com a implantação da nova brinquedoteca”, explica o diretor.

      Para oferecer à criança hospitalizada, um ambiente mais acolhedor, no qual ela possa expressar suas fantasias, brincar e desenvolver-se de acordo com sua faixa etária, a nova brinquedoteca localizada no mesmo local da antiga, na Ala Pediátrica, apresenta quase 25 m2 de área interna e 40 m2 de área externa e oferecerá às crianças brinquedos classificados e catalogados por faixa etária, tanto educativos como aqueles que estimulam a fantasia, a imaginação e o livre brincar. A nova brinquedoteca também conta com uma assistente de humanização, com formação em pedagogia e o espaço irá desenvolver diversas atividades lúdicas: contação de histórias, música, atividades manuais, pintura e desenho. Para as crianças internadas haverá a possibilidade de empréstimo de brinquedo, com devida higienização.

      Segundo Antonio Moreira, a parceria com a Hospitalhaços contribui de forma significativa pela experiência da ONG em muitas brinquedotecas, tanto na implantação, como na manutenção. “Além da experiência, a parceria se deu com a aquisição de todos os brinquedos pela ONG e o auxílio para adequações físicas necessárias. Ainda teremos a manutenção contínua dos brinquedos pela Hospitalhaços e as oficinas pontuais a serem programadas”, ressalta o diretor.

      Para Mario Paes, coordenador geral da ONG Hospitalhaços, o projeto visa proporcionar à criança, um espaço adequado para exercer o direito fundamental de brincar, amenizando seu sofrimento durante a hospitalização, garantindo equilíbrio emocional e intelectual.

      “Essa é a sexta brinquedoteca implantada pela nossa ONG, a primeira foi no Hospital Estadual de Sumaré em 2002; as demais unidades foram inauguradas no Hospital das Clínicas da Unicamp em 2004, Hospital da Restauração de Recife em 2005, Hospital e Maternidade Celso Pierro na PUC-Campinas em 2010, Hospital Mário Covas no início de 2016 e agora no Hospital Centro Médico de Campinas”, comemora a coordenadora das brinquedotecas da ONG Hospitalhaços, Lucila Bertolini.

       

      Sobre a Hospitalhaços

      A Hospitalhaços é uma Organização Não Governamental que utiliza a figura do palhaço para levar sorrisos ao ambiente hospitalar. O desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da saúde.

      Fundada em 1999 por Walkiria Camelo, atualmente atende 23 hospitais, mantém e administra seis brinquedotecas, conta com 600 voluntários e destes, 480 são palhaços humanitários que, em 2015, atingiram 405 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.


      Sobre o Centro Médico

      Com a maior UTI privada na região, o Hospital Centro Médico de Campinas tornou-se um grande complexo hospitalar nos últimos anos, com quase 49 mil m2 de terreno e mais de 22 mil m2 de área construída. Há 43 anos, oferece diversas especialidades: clínica geral, ortopedia, cirurgia, neurologia, cardiologia, pediatria, hemodinâmica, nefrologia, oncologia, entre outras; e realiza em média por mês: 1.200 cirurgias, 13.500 atendimentos no Pronto Atendimento, 1.200 internações, com 89% de ocupação.

      O Hospital oferece 233 leitos operacionais, sendo: 40 leitos de cuidados intensivos adulto, 8 leitos intensivos pediátrico, a recém inaugurada Unidade Coronariana Semi-Intensiva com 10 leitos para pacientes cardíacos, e 175 leitos de internação, entre apartamento e enfermaria. Conta ainda com 10 salas cirúrgicas para todos os portes e 2 salas cirúrgicas para pequenos procedimentos ambulatoriais.

      Possui um corpo clínico com 715 médicos, dos quais 598 apresentam título de doutorado, mestrado ou especialista e, possui 1.016 colaboradores, 27 alunos ativos da Escola Técnica de Enfermagem e 250 profissionais terceirizados, totalizando aproximadamente 2.008 colaboradores circulando em suas dependências.

      O Centro Médico atua ainda com diversos projetos sociais: desde 1974 oferece o curso gratuito Técnico de Enfermagem, desenvolve e apóia regularmente atividades voluntárias em suas próprias dependências e em outras instituições, e mantém parceria com algumas ONGs, entre elas a Expedicionários da Saúde, a Hospitalhaços, além da presença da Pastoral da Saúde, que auxilia no cuidado espiritual dos pacientes internados e seus familiares.

      Na cidade de Campinas (SP), o Centro Médico é o único hospital privado que possui a Certificação de Acreditação em Excelência Nível III da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

      A Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou em 2016, a lista de hospitais em todo Brasil que atendem critérios de qualidade importantes para aferir o padrão de assistência prestada à população. Os dados mostram o desempenho dos estabelecimentos segundo três indicadores: acreditação, índice de readmissão hospitalar e segurança do paciente. O único hospital privado em Campinas na listagem da ANS que atende aos três critérios é o Centro Médico de Campinas.

      Centro Médico de Campinas
      Endereço: R. Dr. Edilberto Luís Pereira da Silva, 929 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-190
      Telefone: (19) 3789-5300





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •