• NOTICIAS

      22/06/2010 | Clube da Lady Campinas

      CLUBE DA LADY DE CAMPINAS

      No mês de abril de 1959, o saudoso colunista Jamil Abrahão reunia um seleto grupo de ilustres senhoras da sociedade Campineira  a fim de efetivar uma idéia que vinha sendo alimentada por algumas: a fundação  do Clube da Lady de Campinas.
          Fizeram parte desse grupo a primeira dama de Campinas, sra. Maria Batrum Curi, sra. Maria Vilela Gomes Julio, sra.Esmeralda Abrahão Aburd, sra. Olga Maluf, sra. Olga Lauandos Jacob e Matilde Trabulsi. Estudos e planejamentos foram feitos e teve como resultado dessa  reunião  a eleição da sra. Maria Vilela Gomes Julio para presidente da primeira diretoria.
          Passou assim a existir o Clube da Lady de Campinas, como sendo entidade de fato, o que perdurou até 1974, quando lhe foi dada personalidade jurídica. Isto aconteceu em reunião  convocada pela então  presidente, Nilza Vaqueiro Ferreira, com a finalidade de elaboração  e aprovação de seus primeiro estatutos, ficando  instituído sua denominação, fundação , sede, duração e fins sociais.
          Foi grandiosa e bonita  a trajetória do Clube da Lady de Campinas desde sua fundação  até os dias atuais. Cinqüenta e um anos se passaram, e  pela  entidade  muitas dezenas de mãos laboriosas de senhoras afeitas a benemerência e também donas de idéias gigantescas tal como foi em 1976 na presidência de Beth Abrahão  com a criação do Centro Hematológico Dr. Ademar Boldrini. Hoje, em Campinas, no Brasil e no exterior uma grande referência no tratamento de câncer infantil.
          Em 1983, em um terreno doado inicialmente pelo então  prefeito Lauro Péricles Gonçalves, e depois mais uma área adicional doada pelo então  Prefeito  Chico Amaral, e mais tarde, mais uma área adjacente doada pelo saudoso Zuza Mokarzel, quando a Diretoria de então, a sra.  Martha  Florence, resolveu juntamente com sua  diretoria, que  se construísse uma sede e uma creche.
           Fui eu, a pessoa encarregada da coordenação  dessa obra,como Presidente da Comissão de Obra.   Muito  pelo que representava o meu marido Zini que a época era Secretário Municipal de Administração. E por tanto  muito pode  ajudar .
          Foram muitos meses de muito trabalho, muitas pessoas foram envolvidas: Chico Amaral e seus bilhetes verdes,  liberando pessoas e serviços Oriovaldo Passadori, na elaboração da planta do prédio e  jardinagem,  Bangnoli presidente da Sanasa , planta hidráulica elétrica, cronograma físico e financeiro,  assinatura da planta e acompanhamento da obra, pedreiros, eletricistas, ECT. Um  trator foi adquirido pela  presidente.

      Contudo, imediatamente após a inauguração expirava o mandato daquela   diretoria . A sucessora,   diante de dificuldades  consideradas intransponível  optou por cancelar o projeto e ceder a casa ao Centro Boldrini pelo período de 25 anos.
          Mais uma diretoria, e na presidência da sra Ivani Abreu, que o Clube da Lady dá mais um grande passo criando o NAECA (Nucleo Assisstencial. e Educacional . da Criança e Adolescente) hoje com mais de 3  mil crianças atendidas no distrito de Sousas.    Enquanto isso a  casa ficionava  como núcleo que abrigava as mães de crianças em tratamento de cancêr no Boldrini, vindas de outras localidades, até que  o Boldrini veio a ter o seu própio núcleo e veio a ceder  a prédio  a outra entidade congênere, a APACC. perfazendo 23 anos e então nos sendo devolvida..
           Nossa presidente á época, sra Leila Andery,  diante de um sonho que vinha sendo acalentado,  a casa do idoso, reúne a Diretoria e cogita a devolução da casa ao Boldrini. Mas e  quanto o  nosso sonho da casa propria? D. Olga Jacob, nossa dileta  fundadora, então com 93 anos, sonhava ainda com a casa própria do Clube da Lady.
          Quanto a mim, alimentava uma outra idéia,  quando convidada a ser Presidente, em 2005,condicionei a minha aceitação a implantação do referido projeto. As companheiras apoiaram, e hoje promovemos cursos de  capacitação  profissional,de informática, de culinária, de recepcionista, de pintura,violão, dança artesanato e temos a brinquedotéca. E um trabalho gratuito, voltado para pessoas de baixa renda das comunudades do entorno de nossa sede como: Vila Brandina, Novo Flamboiant, São Fernado, Paranapanema. Sta. Eudoxia e muitos outros.
         
       Iniciamos tudo com o  equipamento completoda para casa,  cozinha, mesas, geladeira, microondas, liquidificador, panelas,  talheres, sala de informática com 12 computadores, máquinas,  mesas, carteiras lousas, cadeiras, arquivos, prateleiras, violões, teclado, mobiliário de quarto, mesa de passar, e muitos, outros. 

      A escritora Nilza Azzi estará coordenando a biblioteca e os trabalhos de incentivo à leitura e poesia, pede-se doações de livros de leitura e poesias.

      A professora Domenica Vanessa Cezarino, dará aulas de dança e modelos para passarela.

      A voluntária Cleuza proprietária do instituto de beleza Alegra na rua Frei Manoel da Ressureição, deixa o seu  salão de beleza no guanabara e ensina as técnicas de manicure e depilação.

      Clube da Lady

      Rua Nazaré Paulista, 922 - Jd. Paineiras - fone: 3253-4258

      Adacir de Carvalho Zini

      Presidente

       


      Diretoria:

      Vice Presidente :  Rosa Maria  Mesa Campos 

      Diretoras Sociais   :  M Joceli Zanolini  e Claudia M Soares,

      1ª  Tezoureira Geni F Dagnoni, 2ª Floripes Gagliardi,

      1ª secretária Alzira Teixeira Mendes,

      2 secretária Silvia C Caponi

       

       

      Tel: (19) 3253-4258
      e-mail: clubedalady@gmail.com

      www.clubedaladycampinas.org




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •