• NOTICIAS

      10/12/2016 | ABAL - 35 anos promovendo lirismo

      ABAL: 35 anos promovendo lirismo

      “Campinas, berço do compositor de óperas, Antônio Carlos Gomes, precisa assumir, com efetividade, sua vocação para a música lírica”, é no que a ABAL Campinas, entidade fundada há 35 anos por cantores líricos, acredita. Cidade predestinada ao cultivo da música de ópera desde o início do século XIX, com a chegada de Manoel José Gomes, pai de Sant’Anna Gomes e Carlos Gomes, a Vila de São Carlos da época, deles herdou a tradição lírica.

      Uma das principais motivações da ABAL Campinas – segundo seu presidente, o tenor Alcides Acosta – é conservar e zelar por esse aspecto histórico, estabelecido como herança cultural pelos geniais Gomes - Maneco, Antônio Carlos e Sant’Anna Gomes. E enfatiza: “mais que as conquistas econômicas dos Barões do Café, de seus intelectuais, artistas e inventores, como Hercules Florence e Santos Dumont, a música sacra escrita por Maneco Gomes, as páginas operísticas de Carlos Gomes e de Sant’Anna Gomes, foram fatos que tornaram conhecido o nome de Campinas no mundo no século XIX. Tal patrimônio artístico está preservado hoje nos museus, mas continua a ser muito pouco valorizado e restaurado no País”.

      A ABAL Campinas – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos - foi fundada, como entidade jurídica, em 16 de abril de 1982, em assembleia realizada no salão social do Clube Semanal de Cultura Artística. Antes disso, em reunião efetivada em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI), cantores e personalidades que apoiavam a ideia, lançaram o movimento “Para Nossa Voz Queremos Vez”. Não tardou a ser criada uma atividade semanal de recitais com cantores líricos, conjuntos de câmera, corais, poetas e declamadores e recuperar o ambiente lírico, que estava decadente na cidade. Era o surgimento dos Encontros Musicais, agora chegando à marca dos 35 anos de existência e aos 1.169 recitais levados a cabo.

      A partir de sua criação, a ABAL Campinas empenhou-se em estimular, todos os anos, o aprimoramento das Semanas de Carlos Gomes, tornadas na década de 2.000, em Mês de Carlos Gomes, sempre em setembro. Apregoou que fossem montadas as óperas do Maestro e executadas suas modinhas e canções. Por exemplo, as cortinas líricas das óperas “Il Guarany” e “Colombo” foram apresentadas pela ABAL em 1982 e 1983. Em 2010, a ópera “Il Guarany” teve os momentos principais apresentados durante o Mês de Carlos Gomes. Em 2011 foi a vez de “A Noite do Castelo”, primeira ópera de Carlos Gomes, na comemoração de seu sesquicentenário. A obra foi apresentada por solistas líricos, coral Collegium Vocale e a Orquestra Companhia de Ópera, regida pelo maestro Hermes Coelho. O registro desse evento foi feito em DVD.

      PRIMEIROS ANOS

      Em 1981, de modo a poder concretizar a série de recitais “Encontros Musicais”, a ABAL Campinas reivindicou e obteve da Secretaria Municipal de Cultura o uso de um espaço na Galeria do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, desocupado naquele tempo. Em 1982, foi inaugurado o espaço de concertos denominado “SALA CARLOS GOMES”. A série “Encontros Musicais” foi a atividade que tornou a Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos mais conhecida do público de Campinas e região. A ABAL e sua atuação cultural foram reconhecidos por duas vezes com Diplomas de Honra ao Mérito, outorgados pela Câmara Municipal de Campinas. Em janeiro de 2012, recebeu Menção de louvor por iniciativa do Vereador Arly de Lara Romeo, pelos 30 anos de realização de recitais gratuitos para a população. Hoje esses concertos, devido à interdição do Centro de Convivência, onde se localiza a Sala Carlos Gomes, foram transferidos provisoriamente para o auditório Eng.o Marino Ziggiatti, do Centro de Ciências, Letras e Artes.

      PARCERIAS CULTURAIS

      A ABAL Campinas mantém relacionamento e colaboração com escolas particulares de canto e, também, com os Conservatórios Carlos Gomes e Pro Música, com o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), Academia Campinense de Letras, Academia de Ciências, Artes e Letras das Forças Armadas, Academia Campineira de Ciências, Letras e Artes, Centro de Poesia e Artes de Campinas (CPAC), Clube dos Poetas, Clube dos 21 Irmãos Amigos, Rotary Clube de Campinas Carlos Gomes e instituições culturais e cívicas variadas. Desde sua fundação, a ABAL Campinas integrou todas as Comissões Organizadoras das Festividades a Carlos Gomes (Semanas de Carlos Gomes) e o Mês Carlos Gomes.

      Mais de 400 diferentes cantores líricos, brasileiros e internacionais, e cerca de 20 conjuntos corais diversos, se apresentaram até hoje no palco dos “Encontros”. Muitos pianistas correpetidores, como Fausto Massaini, Hely Rodrigues, Joseida Frizarini, Joaquim Paulo do Espírito Santo, Rafael Casalânguida, Alexsander Amaral, Antenor Arruda de Moraes Camargo, Carlos Wiik, Chiquinho Costa, Gabriel Rebolla, Ana Carolina Sacco, Alexsander Magno dos Reis, Katia Cavaggioni, Gabriel Longuinhos, Leandro Gouveia, entre outros, acompanharam centenas de recitais feitos, segundo registros existentes na entidade.

      Um dos maiores compromissos cumpridos pela ABAL, em nível internacional, foi levar o poema vocal “Colombo”, de Carlos Gomes, para ser apresentado por seu elenco de cantores na cidade de Orlando, Flórida, nos Estados Unidos, em 1992, por ocasião dos festejos do Quinto Centenário da Descoberta da América. Essa audição ocorreu no Teatro do Bob Carr Performing Arts Centre, de 2.500 lugares, localizado no centro de Orlando.

      Tendo realizado até agora 1.169 recitais, contendo repertório de canções e árias gomesianas, os cantores da ABAL homenageiam sempre ao seu Patrono, definido nos Estatutos Sociais da entidade, o Maestro Antônio Carlos Gomes.

      VOZES JOVENS

      A ABAL Campinas respeitou sempre seu objetivo original: proporcionar um palco, um público e um pianista para os recitais de vozes de jovens estudantes de canto lírico. “A intenção sempre será, estimular e revelar novos valores, vozes jovens, para a ópera e para as obras de Carlos Gomes”, concordam diretores da entidade.

      Jovens e talentosos tenores, como Christian Dayner, Nunno Dellalio, Cesar Kalau, Tareek Chahin, Antoine Kolokathis, Gustavo Caires, Daniel Duarte, entre outros; barítonos como José Luiz Águedo-Silva, Fabio Bandeira, Marcelo Santos, Rafael Leoni e, no universo feminino, sopranos e mezzos de talento, como Marina Gabetta, Laura Duarte, Nádia Zanotello, Vanessa Spíndola, Tatiana Beffa, Carolina Galdames, Karine Martimbianco, Gilzane Castellan, Melissa Sofner, etc. integram a vasta galeria de artistas líricos que cantaram na ABAL e que, gradativamente, se destacam no Brasil. Ao lado desses jovens valores, cantores, sendo alguns deles fundadores da entidade, constituem o elenco estável, citando-se especialmente Vera Pessagno Bréscia, Regina Márcia Moura Tavares, Vicente Montero, Alcides Acosta, Nelson Nicola Dimarzio, Roberto Tortorelli, Wilson de Martini e Kohdo Tanaka. 

      A diretoria de ABAL Campinas é formada por Alcides Acosta (presidente), Vera Pessagno Bréscia (vice-presidente), Vicente Montero (diretor tesoureiro), Sara Valadares Ribeiro (diretora secretária), Jorziléa N. Esteves (diretora social), José Eduardo G. Florence Teixeira (diretor de Marketing), João Gabriel Bertolini (diretor artístico) e Cida Buccini (assessora da Presidência). A entidade foi declarada Órgão de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Campinas pela Lei n°. 5844, de 16/10/1987.

      Em 2009, a ABAL Campinas festejou o Milésimo recital da série “Encontros Musicais”, dentro da programação oficial do Mês de Carlos Gomes. O público apreciou uma verdadeira maratona lírica, com a participação de cantores de Campinas e da Capital, especialmente convidados e, ainda, o Brasileto Ensemble, de São Carlos, e a Orquestra de Câmera Ars Musicalis, regida pelo Maestro Hermes Coelho. Cabe destacar, na oportunidade, a participação do tenor japonês Kohdo Tanaka, de renome internacional, e cantores de São Paulo, como a maestrina e mezzo-soprano, Vânia Pajares e o tenor João de Braz, falecido em dezembro de 2015.

      Neste 2016, a ABAL Campinas participou em muitos eventos, na extensa programação no Mês de Carlos Gomes, que ajudou a organizar, alusiva aos 120 anos de morte e 180 anos de nascimento do imortal artista campineiro. E para encerrar a temporada artística dos 35 anos de atividades, no dia 16 de dezembro, às 20 horas, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), na rua Bernardino de Campos, 989, Centro, um recital de gala, constante de árias e duetos de ópera, além de canções, reunirá os sopranos Nádia Zanotello, Laura Duarte, Marina Gabetta; os barítonos Nelson Nicola Dimarzio, José Luiz Águedo-Silva e Aluísio Edgar Buratto; e os tenores Vicente Montero, Roberto Tortorelli e João Gabriel Bertolini, com Chiquinho Costa ao piano. Os “Pioneiros da ABAL”, ou seja, aqueles cantores que estiveram atuantes nos primeiros anos da entidade, receberão homenagem: Maestro Fausto Massaini, Hely Rodrigues, Arly Gomes Ribeiro, Gledys Pierri, João de Braz, (in Memoriam), José Soares de Marialva, tenor, Vera Pessagno Bréscia, mezzo-soprano, Aluísio Edgar Buratto, barítono; Marcellino José do Carmo, tenor, Roberto Tortorelli, tenor, Edson Juliano, tenor, Nelson Nicola Dimarzio, barítono, Antônio Stopiglia, tenor, Alcides Ladislau Acosta, tenor, Norma de Lourdes Guimarães Ribeiro, Maria Aparecida (Cidinha) Gadioli, Francisco Antonio de Oliveira, Maurício Martinazzo, pianista, Jorge Mansur, declamador, Elizabeth Rezze Barthelson, pianista, Milton Vida da Silva, baixo, Mauro Antônio de Oliveira, tenor, e Gilberto Fraga Portilho, clarinetista.

      Também, a ABAL apresenta o logotipo comemorativo dos 35 Anos, criado pela desenhista publicitária, Leilani Lente do Lago.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •