• NOTICIAS

      08/02/2017 | Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação

      Prefeito dá posse aos novos membros do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação

      O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 7 de fevereiro, na Sala Azul. O novo presidente do Conselho é André von Zuben, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. O mandato do Conselho tem duração de dois anos.

      Criado em 2013, o Conselho congrega o poder público, as universidades, institutos e centros de pesquisa. Antes de projetar as próximas ações, o prefeito parabenizou a atuação de Samuel Rossilho, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e que presidiu o Conselho nos últimos anos. "O André é uma pessoa muito aberta ao diálogo e que já vinha atuando nestas questões. Vamos juntos dar este segundo passo para aprimorar ainda mais o nosso trabalho. A participação do Conselho foi fundamental para desenvolvermos várias ações e por isso precisamos continuar trabalhando em conjunto. Campinas pode puxar o setor e tem uma obrigação com o país nesta área da Ciência, Tecnologia e Inovação", afirmou o prefeito Jonas Donizette.

      Além de ressaltar que o Conselho prosseguirá com as suas funções, como, por exemplo, atualizar e acompanhar as realizações propostas pelo planejamento estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas, o novo presidente André von Zuben já lançou uma missão para os novos membros. "O nosso primeiro grande desafio será concretizar o Plano Estratégico de Cidade Inteligente ainda este ano. Ele já começou a ser discutido na gestão do Samuel e agora precisamos concluí-lo", antecipou o secretário André von Zuben. "A cidade inteligente é o futuro da gestão dos municípios, para que todo este conhecimento de Ciência e Tecnologia possa, de fato, chegar à população e melhorar a qualidade do serviço público", completou.

      Atual secretário municipal de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Samuel Rossilho participou da cerimônia de posse. "Tivemos um avanço muito significativo. Foi um trabalho que veio coroar o planejamento estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação implantado (em setembro de 2015) com a ajuda de vocês, membros do Conselho. Aquela função que o prefeito nos pediu, que o Conselho se transformasse no guardião do Planejamento, vem ocorrendo. Desejo a todos que tomam posse agora que mantenham esta garra e coerência para que Campinas chegue ao topo da cidade da ciência, do conhecimento e da inovação", disse o ex-presidente do Conselho.

      Os membros do Conselho destacaram que a mudança na presidência não mudará os rumos do planejamento para o setor. "Parabenizo o prefeito Jonas pela decisão. Apesar de ter saído o Samuel, que fez um grande trabalho, chega o André, que já vem atuando com a gente. Não vamos precisar passar uma régua e começar tudo de novo. Temos a oportunidade de fazer um trabalho de continuidade", elogiou José Eduardo Azarite, presidente da Fundação Fórum Campinas (FFC).

      Além dos representantes das entidades do Conselho, estiveram presentes na cerimônia de posse o vereador Vinícius Gratti, representando a Câmara Municipal de Campinas; o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, e o presidente da Ciatec, Sergio Larret Roberto Cavalheiro.

      O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi criado pela lei nº 14.739, de 19 de dezembro de 2013, de autoria do Executivo.
       

      Composição do novo Conselho

      Titulares:

      André von Zuben (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo)

      Celso Barros (Ciatec)

      Rui Henrique de Albuquerque (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM)

      Edvaldo Paro (CPqD)

      Sérgio Augusto Morais Carbonell (Intituto Agrônomico de Campinas - IAC)

      Sérgio Roberto Pereira (PUC-CAMPINAS)

      Silvio Aparecido Spinella (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI)

      Luis Fernando Ceribelli Madi (Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL)

      Edvar Pera Junior (Softex)

      Fernando Antônio Santos Coelho (Unicamp)

      Eduardo Gurgel do Amaral (Ciesp)

      Carlos Alberto dos Santos Passos (Fundação Fórum Campinas Inovadora)

      Austregésilo Eustáquio Gonçalves (Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia)


      Suplentes:

      Guilherme Camargo (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo)

      Rita Sponchiado (Ciatec)

      Márcio Ricardo (IMA)

      Rodrigo Guerra Moura e Silva (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM)

      Alberto Paradisi (CPqD)

      Luiz Maria Capanema Bezerra (Intituto Agrônomico de Campinas - IAC)

      André Luis Peternela (PUC-CAMPINAS)

      Cláudio Romanelli (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI)

      Antonio Álvaro Duarte de Oliveira (Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL)

      Luciano Assis (Softex)

      Milton Mori (Unicamp)

      Márcia Catinelli Molinari (Ciesp)

      Paulo Roberto Santos Ivo (Fundação Fórum Campinas Inovadora)

      José Paulo Porsani (Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia)



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •