• NOTICIAS

      05/04/2017 | Dia Mundial da Saúde 7 de abril

      DIA MUNDIAL DA SAÚDE – 7 DE ABRIL ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ATIVIDADE FÍSICA REGULAR E PENSAMENTO POSITIVO LEVAM A LONGEVIDADE

      Conhecimento em Medicina dobra a cada 16 meses, afirma o médico Ricardo Campos.

      O médico Ricardo Campos, adepto da Medicina Integrativa, na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, sugere que as pessoas direcionem seus hábitos para uma vida saudável, baseada no que ele denomina o tripé para a longevidade com qualidade – alimentação saudável, atividade física regular e pensamento positivo. Campos afirmou que as informações sobre saúde chegam a população cada vez com maior rapidez, impulsionadas “pelo fato apontado em pesquisas, que o conhecimento em Medicina dobra a cada 16 meses”.

      Para o médico, o planejamento para uma vida saudável deve começar mesmo antes do nascimento. Desde o momento em que deseja engravidar, a futura mãe precisa antes procurar um médico e com isso identificar possíveis problemas que já tenha e nem saiba e que possa afetar a vida do futuro bebê. Por exemplo, está provada que a suplementação com ácido fólico pode prevenir algumas más formações no feto. A partir dessa preocupação inicial e com as devidas orientações médicas, aí sim é possível partir para a tentativa de uma gravidez saudável.

      Fases da Vida – O médico orienta que em todas as fases da vida, da preparação da gravidez, passando pela infância, adolescência, idade adulta e maturidade, existem algumas ações que precisam e devem ser comuns a todos – a preocupação em se ter uma alimentação saudável, com “comida de verdade”, buscando alimentos que sejam o menos processado e industrializado possível.

      “O ideal é procurar consumir os alimentos integrais, pois mantém os nutrientes, variar os tipos de saladas, consumir frutas, mas não exagerar, beber muita água para o perfeito funcionamento metabólico do organismo e suprimir os refrigerantes”, afirma Ricardo Campos.

       O médico recomenda atividade física regular, em todas as fases da vida e manter uma boa qualidade de sono. Procurar ter uma postura positiva diante da vida (meditação ou treino para o pensamento positivo) e não descuidar dos exames médicos de rotina, que auxiliam na prevenção de possíveis problemas de saúde, são outras orientações para quem quer envelhecer bem.

      Para os idosos, ele aconselha nesse período da vida, diminuir as atividades aeróbicas e aumentar a musculação, já que é uma atividade física que melhora o ganho de massa muscular, auxilia no caminhar (marcha). “Com isso se diminuem as possíveis quedas, que são responsáveis por um grande número de internações e óbitos nessa fase da vida”, explica o especialista.


      Foto:  Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •