• NOTICIAS

      10/04/2017 | MRV Engenharia - Dia da Engenharia

      DIA DA ENGENHARIA – 10 DE ABRIL VALORIZAÇÃO DA CARREIRA NA MRV MOTIVA AS NOVAS GERAÇÕES

      Engenharia está entre as cinco profissões mais desejadas do País.

      Alcançar as metas traçadas para a carreira profissional é o sonho da maioria dos jovens, que mesmo ainda estudando, ingressam no mercado de trabalho. A MRV Engenharia tem muitas dessas histórias de jovens engenheiros, que mesmo nos últimos anos da universidade, já estão nos canteiros de obras como estagiários ou recém-formados. Em comemoração ao Dia da Engenharia – 10 de abril – a MRV homenageia os profissionais que abraçaram essa carreira e mostra a trajetória pessoal de um desses personagens.

      Para se ter uma ideia de como o curso de Engenharia é desejado pelos jovens brasileiros, ele está entre as cinco profissões mais procuradas no País, ocupando a quarta posição. Essas cinco graduações reúnem quase um terço de todas as inscrições. Esses dados são do último Censo da Educação Superior (2014), do Ministério da Educação (MEC), e referem-se ao número de candidatos inscritos nos cursos de graduação presenciais.

      Estagiário, auxiliar de engenharia, coordenador de obras, gestor de obras, superintendente de produção e diretor de produção. São 21 anos de formado no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e 23 anos de MRV, onde ingressou ainda como quartanista de Engenharia na obra Residencial Florence, em Belo Horizonte, no ano de 1994.  O diretor de Produção e responsável pela Regional Campinas e Vale do Paraíba da MRV, Tulio Pereira Barbosa, narra a sua trajetória profissional, a construção de sua carreira, nos mesmos moldes da execução de uma obra. “Um pouco antes de me formar, isso em 1995, fui convidado pelo Homero Paiva (atualmente diretor executivo da MRV) a continuar como auxiliar de engenharia. Foi então que em 1996, já formado, consegui a minha primeira obra como engenheiro, o Residencial Orleans (em BH)”, conta Tulio.

      Desde então as obras se sucederam na carreira do engenheiro Tulio até que no final de 1997, vem o convite para assumir o cargo de coordenador de obras da futura Regional Campinas da MRV. Assume a coordenação em 1998 de obras nas cidades do interior paulista – Americana, Sorocaba e Piracicaba, que seriam ampliadas com Campinas, Paulínia, Limeira, Hortolândia, Araras e Jundiaí, a partir de 1999 com a montagem do escritório da Regional em Campinas. Atualmente na região próxima a Campinas são 18 cidades abrangidas, mas que chegam a 23, com o Vale do Paraíba.

      Se a área geográfica cresceu, as obras se expandiram na mesma velocidade – a Regional Campinas desde o início de suas operações já entregou 192 empreendimentos, totalizando a construção de cerca de 40 mil unidades habitacionais. Para o engenheiro Tulio esses números representam desafios que foram vencidos por todos os colaboradores envolvidos e que novas metas deverão ser colocadas.

      “Sempre encarei todas as tarefas que me foram confiadas com muita responsabilidade e extrema motivação. Gosto do que faço. Cada dia eu imagino como um novo desafio e procuro passar isso para toda a equipe envolvida, seja na administração, seja no canteiro de obra”, explica Tulio.

      Ele afirma que, nesses anos dentro da MRV, tem acompanhado jovens engenheiros em início de carreira, trilhando pelos mesmos caminhos que passou.  Para esses futuros profissionais da Engenharia, Tulio afirma: “Entendo que a carreira de Engenharia tem que ser conciliada entre a técnica e a administração, uma vez que o curso é bastante amplo e prepara para diversas áreas profissionais. Entender isso é o primeiro passo para seguir adiante na carreira. Outro fator fundamental é continuar buscando o aprimoramento intelectual, mesmo depois de formado. Isso vai proporcionar uma atualização constante da capacitação do profissional”. Tulio resume os vários cursos de pós-graduação e MBA que tem realizado, sendo o mais recente, voltado para desenvolvimento de lideranças na Fundação Dom Cabral.


      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •