• NOTICIAS

      01/08/2010 | Hercule Florence e mês da fotografia de Campinas

      4º SEMINÁRIO IMAGEM e ATUALIDADE
      O próximo mês é o MES DA FOTOGRAFIA e terá início o 4º Seminário Imagem e Atualidade da PUC-Campinas

      No próximo dia 5 de agosto, às 19h30, ocorre o lançamento oficial do Festival Hercule Florence e do Mês de Fotografia de Campinas. O lançamento contará com a palestra sobre a obra do fotógrafo carioca Walter Firmo, além de uma apresentação musical e da exibição de um curta-metragem produzido em parceria pelos estúdios Ateliê da Imagem e Art Salon. O evento será no CPFL Cultura, na Rua João Figueiredo Correa, 1632, bairro Chácara das Flores, em Campinas.

      Entre as atividades que compõem o Mês da Fotografia de Campinas, está a quarta edição do Seminário Imagem e Atualidade, promovido pela PUC-Campinas, de 17 a 20 de Agosto. A atividade faz parte do Festival Hercule Florence e do Mês de Fotografia, de 2 a 31 de Agosto, que traz entre as atividades palestras, oficinas e exposições espalhadas por diversos pontos de Campinas.

      O objetivo do Seminário é debater o cenário da atividade fotográfica, estimulando a reflexão dos profissionais de fotografia, mas também de estudantes e interessados na área. A programação, completa, do evento será disponibilizada, em breve, no Portal PUC-Campinas.



      Sobre Walter FirmoFotógrafo carioca formado no fotojornalismo, Firmo faz parte da historia da fotografia brasileira. Estreou no jornal "Última Hora" em 1957 e desde então esteve nos mais importantes veículos de imprensa escrita brasileira: "Jornal do Brasil", revistas "Realidade", "Manchete", "Veja" e "Istoé". Em 1986, dirigiu o Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE e desde 1992 distribui seu conhecimento fotográfico em cursos por todo o país.

      Expõe suas fotos nos principais centros culturais do país e do exterior. Recebeu diversos prêmios e homenagens, como o Prêmio Esso de Jornalismo pela reportagem "Cem dias na Amazônia de ninguém", uma série de cinco reportagens (texto e fotos) publicadas no Jornal do Brasil em 1963, o Golfinho de Ouro, concedido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em 1985 e nove vezes o Prêmio Internacional de Fotografia Nikon.

      A qualidade de seu trabalho pode ser notada nos livros: "Walter Firmo. Antologia Fotográfica", "Paris parada sobre imagens" e "Rio de Janeiro cores e sentimentos", além de diversas participações em livros de fotografia e exposições coletivas. Recebe o reconhecimento internacional quando citado no verbete "fotografia" da Enciclopédia Britânica, em 1971.

      Seu acervo cobre fatos relacionados a uma temática social e bem brasileira, registrando nosso folclore, nossa cultura e personagens típicos, de norte a sul do país, além de célebres figuras da cultura brasileira.



      SERVIÇO: Lançamento do Festival Hercule Florence e do Mês de Fotografia de Campinas
      Data: 5 de agosto de 2010
      Horário: 19h30
      Local: CPFL Cultura na Rua João Figueiredo Correa, 1632, bairro Chácara das Flores
      Entrada: gratuita.

      Acompanhe as notícias sobre a PUC-Campinas no site www.puc-campinas.edu.br/imprensa no item Banco de Releases. Siga a PUC-Campinas no Twitter: www.twitter.com/puccampinas


      Postado por Alice Varajão ==> LInk do blog




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •