• NOTICIAS

      01/10/2017 | Dr. Érico Rolvare - Outubro Rosa

      Outubro Rosa

      Palestra gratuita alerta para fatores externos que provocam câncer de mama

      Especialista destaca causas da doença e defende que prevenção é o melhor caminho

      Chega o Outubro Rosa e com ele a lembrança da conscientização das mulheres sobre os riscos do câncer de mama. Para elucidar e esclarecer dúvidas sobre a doença, Dr. Érico Rolvare, da Clínica de mesmo nome, em Campinas, promove, na noite de 5 de outubro, no Edifício Helbor Offices Norte Sul, palestra gratuita com o tema “A medicina preventiva aliada à saúde e beleza da mulher”.

      O médico, especialista em Medicina Preventiva, observa que, quando o assunto é câncer de mama, vêm à mente diagnóstico e tratamento e, claro, que o problema é somente da mulher. No entanto, ele frisa que a prevenção deve ser levada em conta considerando a evolução da medicina e deve ser lembrada em todos os meses do ano. “Homens também podem apresentar essa patologia porque possuem tecido mamário, local de origem da neoplasia”, destaca.

      Rolvare alerta que a população está cada vez mais exposta a elementos que predispõem à mutação celular. Estresse, poluentes do ar e água, toxinas em alimentos e radiação estão entre eles. Quando existe o fator genético aumenta a predisposição para a doença, porém, de acordo com o médico, cada vez mais influências externas elevam o número de casos.

      Diante disso, o Dr. Rolvare recomenda cultivo de bons hábitos, como controle do estresse, práticas de atividade física, e de uma alimentação saudável, além de cuidados como os agentes externos que desencadeiam atividades das células cancerígenas.

      Ainda segundo o especialista, emoções e pensamentos estão intimamente ligados à aparição e evolução satisfatória do tratamento, fato há muitos séculos preconizado pela medicina oriental.

      Fatores de risco

      O câncer de mama tem estreita relação com os hormônios femininos, principalmente a Estrona – E1, que é um metabolito do Estrogênio – E2, hormônio responsável pelo desenvolvimento das mamas. O E2 é formado pela enzima 17 beta hidroxiesteroide desidrogenasse e secretado em larga escala pelo adipócito, célula de gordura abdominal onde mais aumenta essas células após a menopausa;

      Pessoas que têm a enzima 17 betahidroxiesteroide desidrogenasse muito ativada no organismo devem evitar:

      - anticoncepcionais orais;

      - alto consumo de alimentos ricos em fito estrogênio, como a soja, que possui a isoflavona – estrogênio vegetal;

      - laticínios, que hoje em dia vêm com uma carga elevada de estrogênio;

      - recipientes plásticos,  que possuem o bisfenol A , derivado do petróleo, que quando exposto ao calor e à baixa temperatura liberam essas substancias na água ou alimentos.

      Serviço

      Palestra: A medicina preventiva aliada à saúde e beleza da mulher”

      Palestrante: Dr. Érico Rolvare, da Clínica Érico Rolvare, de Medicina Preventiva

      Data: 5 de outubro, às 18h30

      Local: anfiteatro no térreo do Edifício Helbor Offices Norte Sul

      Endereço: av. José de Souza Campos, 1073 - Campinas

      Inscrições: gratuitas, pelos telefones (19) 3252-7198/ 99968-0030

       

      Você sabia?

      Câncer - palavra latina que significa caranguejo, devido as suas ramificações em formato de patas.

       

      Foto:  Matheus Campos





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •