• NOTICIAS

      10/10/2017 | Encontros Musicais, da ABAL Campinas

      Noite visitando clássicos com sopranos e tenores

      Norma Peyrer, Helen Ribeiro, Edu Ferreira, Beto Sacchi e Carlos Wiik

      A série Encontros Musicais, da ABAL Campinas, apresenta na próxima sexta-feira, dia 13/10, às 20 horas, no auditório Eng. Marino Ziggiatti, do Centro de Ciências, Letras e Artes (rua Bernardino de Campos, 989, Tel. 3241-8913), o recital 1.182 com a participação de dois sopranos e dois tenores: Norma Peyrer e Helen Ribeiro, e Edu Ferreira e Beto Sacchi, respectivamente, com acompanhamento ao piano do prof. Carlos Wiik. No programa peças dos compositores Donizetti, Mozart, Puccini, Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Mignone, Villa Lobos e E. de Curtis, como as árias Voi che sapete, de Le Nozze di Figaro, Una Furtiva Lagrima, de L’Elisir d’amore, Un’ Aura Amorosa – Cosí fan tutte, O Mio Babbino Caro – Gianni Schicchi, e as modinhas e canções Lua Branca, da Opereta “O Forrobodó”, Glorificação da Beleza, Fra Cari Genitor, Suspiro d’alma, Quem Sabe?!, Improviso, Melodia Sentimental, Conselhos, Non ti scordar di me e a ciranda Nesta rua.

      Norma Peyrer Monteiro é soprano, cursou Técnica Vocal e Cênica com os professores Dalva Torres, Regina Silva e Eduardo Ferreira. Diplomou-se em piano pelo Instituto Musical e Cultural Dr. Gomes Cardim, especializando-se nos compositores Zequinha Abreu e Ernesto Nazareth com a professora Nilce Pieroni. Aperfeiçoou sua técnica vocal com os regentes Jairo Perin, Samuel Valli, Regina Silva, Dalva Torres e Akira Kawamoto. Participou como coralista das óperas Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, em 2001, no Teatro Castro Mendes sob a regência do Maestro Carlos Fiorini; Concerto 100 anos de Verdi, Teatro Castro Mendes, regência Maestro Carlos Fiorini; coro da Ópera Lo Schiavo, Carlos Gomes, 2004, no Teatro Castro Mendes, regida por Cláudio Cruz; coro da Cortina Lírica “A Noite do Castelo”, Carlos Gomes, 2011, Teatro do Centro de Convivência, regência do Maestro Hermes Coelho; coro do Oratório “The Messiah” – Händel, 2011, na Catedral Anglicana de São Paulo, regência do Maestro Hermes Coelho; coro da Cortina Lírica “Joanna De Flandres”, de Carlos Gomes, 2013, Teatro Castro Mendes, com regência do Maestro Victor Hugo Toro; coro da Sinfonia nº 9, em ré menor, op.125, de Beethoven, 2013, no Teatro Castro Mendes, regência do Maestro Victor Hugo Toro. Foi coralista no COCA, do Ars Musicalis e de obras junto à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas sob regências dos Maestros Carlos Fiorini, Akira Kawamoto, Hermes Coelho, Cláudio Cruz, Karl Martin e Victor Hugo Toro. Atualmente, participa do Collegium Vocale de Campinas, do regente Akira Kawamoto.

      O tenor Edu Ferreira é preparador cênico e vocal, ator e escritor. Trabalha com oficinas de teatro e canto para jovens, crianças e adultos, na direção de grupos e peças teatrais, atuando ainda como cantor em musicais, conjuntos de música popular e erudita. Como cantor atuou como Tenor no grupo vocal erudito Capella Polyfhonica, em Salvador - BA, e como Ator e Coralista nas óperas "O Franco Atirador”, de Carl Maria Von Weber (Caçador), "Die Fledermaus”, de J. Strauss II (Frosch - O Carcereiro) e "A Flauta Mágica”, de W.A. Mozart" (Sacerdote), todas em Salvador- BA e junto ao Coro Barroco na Bahia. Atualmente ministra a Oficina Roupagem Cênica em um espaço cedido pela Estação Cultura e aprimora sua arte de canto com a cantora e preparadora vocal Regina Silva.

      Humberto Sacchi é Engenheiro de formação. Iniciou-se na música ao acaso, em homenagem prestada aos pais em suas bodas. A partir daí a música entrou em sua vida. Seus primeiros estudos de música começaram com o professor Vivaldo Braga e prosseguem ainda hoje com o professor de canto lírico e pianista Ivo Lopes, que o classificara, à época, como tenor. No decorrer de sua carreira musical teve o privilégio de dividir o palco com os maestros Hermes Coelho e Akira Kawamoto, participando de festivais de música sacra e apresentações como Carmina Burana, no teatro Castro Mendes. Foi aluno do curso de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí, durante dois anos. Atualmente, participa de grupos musicais em Campinas e região, onde se apresenta em eventos cerimoniais.

      Helen Ribeiro, soprano, é formanda no curso de Canto Lírico no Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí. Possui cursos de Musicalização para Educadores, Canto Coral Infantil e Infanto-juvenir, e também, participação e conclusão de master class com grandes nomes nacionais e internacionais na área, além de master para coros adultos com os mais conceituados  doutores da atualidade. Trabalha na preparação vocal de cantores, alunos, corais, grupos musicais e ministra palestras e workshops.

      Carlos Wiik é pianista e educador, formado em piano pela Unicamp na classe do professor Fernando Lopes. É doutor em Educação Musical pela Universidade da Flórida, instituição onde completou seu mestrado na classe do professor Boaz Sharon. Formado pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, teve como professores Antonio Bezzan e Olga Husemann Levermann, entre outros. Na Universidade da Flórida foi professor assistente e coordenador do curso de piano em grupo. Como pianista, tem atuado como camerista, com instrumentistas e com cantores líricos e corais. Seu trabalho como pianista correpetidor é extenso, com recitais solo e na produção do musical “O Homem de La Mancha” e do poema lírico “Colombo”, de Carlos Gomes. Seu trabalho como solista inclui uma apresentação com a orquestra de Americana/SP e recitais em diversas salas no Brasil e nos EUA e em congressos em Paris e em Praga. Tem participações com a Orquestra da Unicamp, sob regência de Simone Meneses, além de recital com o clarinetista Reinaldo dos Anjos. É diretor da Escola de Artes Pró Música, desde 2004, lecionando piano, teoria, estruturação musical e curso de preparação para o vestibular. Tem ajudado a projetar a escola no cenário musical campineiro, com destaque às apresentações semanais de música erudita e popular que promove desde 2007. Participou de mais de uma dezena de bancas de Mestrado e Doutorado, em sua colaboração como o Departamento de Música da UNICAMP. Apoiou  estágios supervisionados no Pró Música para alunos de licenciatura em música da Unicamp, e foram realizados workshops em conjunto.

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •