• NOTICIAS

      22/12/2017 | Dra. Márcia Viana - Fisioterapeuta

      Fisioterapeuta dá dicas para manter a massa magra nas férias

      Trinta minutos de exercícios diários equilibram o peso e inibem travamentos da coluna

      Com as férias batendo à porta, damos uma "laceada" na rotina, comemos mais e não ficamos tão aplicados nos exercícios. E ainda tem aqueles que aguardam para fazer matrícula na academia depois do Carnaval... No entanto, a falta da prática regular do exercício traz problemas para a saúde. Além do ganho de peso, a pessoa perde rapidamente a massa magra que conquistou num período grande de tempo e ainda pode sofrer os terríveis "travamentos" na coluna fazendo as mais corriqueiras atividades do dia a dia.

      A fisioterapeuta Márcia Viana alerta que a manutenção do exercício é mais importante do que se imagina. Ela afirma que 30 minutos diários de alguma prática bastam para dar um “xô na preguiça”, sair ileso dos dias de folga e voltar desenferrujado para iniciar a próxima jornada.

      A caminhada é uma atividade democrática. Pode ser feita até por idosos que apresentam uma saúde regular. “Não precisam ser 30 minutos seguidos. Fracionar em três saídas de 10 minutos já movimenta o corpo o suficiente para não figurar sedentarismo”, observa a especialista, que lembra que passear com o cachorro também vale. O mesmo período diário também pode ser feito na bicicleta ou nadando numa piscina.

      Marcia indica também a substituição dos elevadores pelas escadas durante as férias: “já que não se está com tanta pressa e os sapatos de salto ficam em segundo plano, aproveite para subir e descer degraus, atividade que rende ótimo exercício para os músculos, ossos e respiração”, frisa.

      Estar de férias não é sinônimo de aumentar a quantidade de comida nas refeições. De acordo com Márcia, não deixe de experimentar novos sabores nestes dias especiais, mas contenha-se e não repita o prato se, normalmente, não tem esse hábito. “É muito comum a pessoa perder a referência e se entregar à gula só porque está de férias. Além de sentir-se desconfortável por horas após a refeição, a extravagância pesa na balança no retorno pra casa”, alerta.

      “Entregue-se às saladas e frutas e hidrate-se com muita água. E não se esqueça do protetor solar!”, complementa.

      Sobre Dra. Márcia Viana

             Dra. Márcia Regina Delbel Viana é fisioterapeuta, tem especialização em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP e especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela CECAFI-USP.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •